Brasil tem crescimento de 18% do turismo corporativo

Crédito/Foto: Divulgação

 

Setor de B2B está em ascensão gerando crescimento de receitas e evento em hotéis, destinos e inclusive proporcionando a chegada de startups

Os últimos dados divulgados pelo Ministério do Turismo brasileiro confirmam uma tendência em ascensão no setor de turismo corporativo. O faturamento de R$13,505 bilhões registrado em 2023 representa um aumento de 18,5% em relação ao período pré-pandemia, destacando a resiliência e a adaptação do mercado às novas demandas e expectativas dos viajantes corporativos.

Nesse cenário em constante evolução, os hotéis se tornaram destinos que têm cada vez mais recebido eventos corporativos. O Enjoy Punta del Este Casino & Resort, localizado no Uruguai, por exemplo, tem recebido diversas organizações brasileiras e internacionais em seus espaços. Um dos mais recentes acontecimentos foi a primeira Cúpula de Enoturismo Responsável, promovido pela OMET e o “Summit: Líderes de Famílias Empresariais”, organizado pela brasileira Atlas.

“Por termos uma grande infraestrutura com mais de 292 quartos, 18 salas de conferências, uma diversidade de restaurantes – sete no total, concierge e toda uma possibilidade de desenvolver roteiros para esses eventos que não incluem apenas as palestras, somos muito procurados. Ao longo de um ano, recebemos em torno de 110 eventos corporativos e isso tem se intensificado cada vez mais”, diz Javier Azcurra, Diretor de Relações Institucionais e Vendas do Resort.

Startups no turismo corporativo

Outra tendência que acompanha o crescimento do turismo corporativo é a entrada de startups no setor. Fundada por Renata Franco, fundadora da Pinguim com mais de 25 anos de turismo e conselheira do turismo da França no Brasil, com Grace Cauzo, co-fundadora e sócia desse novo projeto e também co-fundadora do Hub ESG da Alagev e com mais de 22 anos de atuação no segmento, a nova companhia Pinguim Travel & Tech trabalha com viagens de incentivo, atendendo clientes de setores diversos como financeiro, alimentício, seguradoras e de transporte, proporcionando experiências exclusivas em destinos como a Áustria, Itália, Bonito, Trancoso e Espanha, promovendo viagens voltadas para distribuidores e também com eventos desenvolvidos especialmente para o grupo durante a viagem.

A empresa conta com uma plataforma inovadora em que cada cliente tem um acesso exclusivo no qual, a partir de um perfil respondido pelo cliente, a viagem ideal e personalizada é proposta. Com isso, a startup tem expectativa de aumento do faturamento já neste ano na ordem de 100%.

“Nosso objetivo é trazer mais tecnologia para um mercado que está em franco crescimento no Brasil, que é o de turismo corporativo e de viagens de incentivo. E com isso, vimos uma grande oportunidade de expansão, com a criação do grupo Pinguim”, explica Renata Franco, fundadora e CEO da Pinguim Incentive Travel & Tech.

Turismo corporativo nas grandes capitais

Os grandes pólos regionais, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, são conhecidos por atraírem muitos eventos corporativos e, consequentemente, turistas de todo o Brasil e até do exterior.

Para se ter uma ideia, o calendário agitado de eventos empresariais movimentou o setor de hotelaria fluminense em 2023, especialmente no final do ano, com destaque para a ocupação de quase 75% dos hotéis da região em outubro do ano passado, segundo associação Hotéis Rio, que reúne a rede hoteleira da cidade.

Para Andre Oliveira, gerente geral do Laghetto Stilo Barra, que fica localizado à beira-mar na Praia da Barra da Tijuca, a possibilidade de realizar um evento corporativo em um destino turístico é ainda mais interessante.

“Muitas pessoas sonham em ir ao Rio de Janeiro justamente porque querem desfrutar das praias, passeios e belas paisagens da cidade. Hoje em dia, temos uma enorme variedade de eventos corporativos acontecendo por aqui todos os anos e, como nossa localização é na famosa praia da Barra com vista para o mar e para a Pedra da Gávea, estamos sempre prontos para receber quem viaja a trabalho e quer aproveitar o tempo livre para relaxar”.

Andre também ressalta a disponibilidade do hotel para sediar confraternizações, workshops e afins no centro de eventos do Laghetto Stilo Barra, que conta com salas de reunião e auditório com capacidade para até 147 pessoas.

Já a capital paulista, que é palco de mais de 8 mil eventos e mais de 750 grandes congressos e feiras todos os anos, segundo dados da Secretaria de Viagens e Turismo de São Paulo (Setur-SP), deve sentir ainda mais o impacto positivo dessa movimentação no futuro: a previsão da Setur-SP é que os eventos causem um impacto de R$ 52 Bi por ano na economia local. Atualmente, ainda de acordo com informações da Setur-SP, o setor de turismo já representa 10% do PIB local.

Como opção para sediar eventos corporativos na cidade, o Laghetto Stilo São Paulo, localizado no coração da cidade, no bairro Paraíso e próximo ao metrô, conta com cinco salas de eventos localizadas em seu subsolo, com diferentes metragens e capacidades, acolhendo até 300 pessoas.

“Temos espaços versáteis com salas modulares que podem atender diversos tipos de público e ocasiões. Queremos nos tornar referência no setor de eventos corporativos na cidade em um futuro próximo. Estamos batalhando para isso”, afirma Antônio Britto, gerente geral do hotel. “A expectativa para o ano de 2024 é atrair o público corporativo e social apresentando nosso espaço de eventos totalmente revitalizado, focando principalmente em demonstrar por meio de nossos serviços a excelência da paixão em servir”, completa.

Divulgação: hochmuller.com.br