Brasileiros são o segundo maior público em pernoites em Miami em 2023

David Whitaker, Presidente e CEO do GMCVB        

 

Com 342mil visitantes, número é 20% maior do que o registrado em 2022, segundo o Greater Miami Convention & Visitors Bureau

O Greater Miami Convention & Visitors Bureau (GMCVB) destacou o sucesso da indústria de turismo do condado de Miami-Dade em sua apresentação anual sobre a indústria de viagens e turismo do destino, a State of the Travel Tourism Industry. O evento, que teve como cenário o terminal da Norwegian Cruise Line (NCL) em PortMiami ─ a “Capital Mundial dos Cruzeiros” ─ celebrou as conquistas da indústria em 2023. O Brasil é um dos exemplos desse impulsionamento: em 2023, levou 20% a mais de turistas, o que corresponde a 342 mil visitantes e o segundo maior público do destino, atrás apenas dos colombianos. Para acessar mais informações, confira a apresentação completa aqui.

 

 

A apresentação deste ano coincidiu com a Semana Nacional de Viagens e Turismo (NTTW), enfatizando o papel vital da indústria no crescimento econômico, na criação de emprego e na melhoria da qualidade de vida.

O presidente e CEO do GMCVB, David Whitaker refletiu sobre o sucesso do calendário do ano passado, destacando conquistas chaves da indústria:

A Grande Miami e Miami recebeu mais de 27.2 milhões de visitantes em 2023, mostrando uma trajetória de crescimento estável.

Os visitantes geraram por volta de US$21.1 bilhões em gastos, representando um crescimento de 2% em relação ao ano anterior.

A região viu 17.3 milhões de estadias em hotéis vendidas, mantendo os ganhos do ano anterior, com um leve crescimento de 0,3%.

Whitaker atribui essas conquistas aos programas de marketing disruptivos dos destinos, ofertas excepcionais e a dedicação de parceiros da indústria. “O crescimento perene que observamos em 2023 e o início promissor de 2024 se dão por nossa habilidade de efetivamente mercantilizar o esforço incansável da Grande Miami e Miami Beach em ser um destino imperdível. Nós sabemos que os visitantes podem tomar facilmente a decisão de investir seu dinheiro em qualquer outro lugar. O turismo reflete a vibração de culturas inerente nos nossos diversos bairros e, ao mesmo tempo, apoia programas essenciais que melhoram a vida dos moradores por todo o condado. Nós sabemos que quando o turismo floresce, a comunidade prospera.”

No seu primeiro discurso sobre o Estado das Viagens e do Turismo como Presidente do Conselho de Administração do GMCVB, Julissa Kepner, afirmou o compromisso da organização com a inovação e a colaboração. “Tomei a iniciativa de retirar a palavra ‘complacência’ do meu vocabulário quando penso na forma que vejo o setor do turismo e de hotelaria de Miami-Dade. Este setor é dinâmico e está em constante evolução. A nossa capacidade de crescer e amadurecer como destino se baseia no marketing competitivo, expandindo a nossa programação, defendendo a sustentabilidade, sendo mais inclusivos e procurando tesouros culturais adicionais para apresentar em escala global.”
‏  ‍
Outros destaques da indústria local em 2023:

O turismo gerou quase US$30 bilhões em impacto econômico global e mais de US$19 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB), representando 9% do PIB total do Condado de Miami-Dade.
‏  ‍
Os visitantes contribuíram com US$4,98 biliões em receitas fiscais, poupando ao agregado familiar médio US$2.233 por ano e aos residentes individuais US$786.

O turismo foi responsável por mais de 200.000 postos de trabalho, gerando US$11bilhões em salários em todo o condado.

Campanhas

Campanhas e programas inovadores também contribuíram para o impulso do setor. Lançada em 2023, a “Rainbow Spring” foi concebida para proporcionar aos visitantes LGBTQ+ uma programação e ofertas promocionais únicas, melhorando a experiência na Grande Miami e em Miami Beach durante a primavera. O sucesso da campanha registrou 18.000 reservas e US$11,1 milhões em reservas brutas durante março e abril de 2024, um aumento de 5,5% em relação ao mesmo período de 2023. Campanhas focadas no consumidor e viajantes corporativos, como a “Find Your Miami”, continuam a destacar a riqueza dos bairros do destino e as experiências em todo o condado. A campanha “Find Your Wave” abraçou especificamente Miami Beach para atingir seus moradores e os viajantes mais exigentes.

Para 2024, o GMCVB focará em manter o ritmo do ano passado e em sensibilizar sobre a capacidade do turismo de proporcionar benefícios de qualidade de vida para toda a comunidade. Campanhas como “Brought to You by Tourism” continuarão a trazer a atenção da população local para o impacto que o setor tem em toda a região.
‏  ‍
Conectividade

O Aeroporto Internacional de Miami (MIA) foi um pivô no crescimento dos visitantes, inaugurando outro ano recorde, atendendo a mais de 52.3 milhões de viajantes em 2023, um aumento de 3.2% em relação a 2022. A American Airlines desempenhou um papel significativo, aumentando sua capacidade de assentos ano a ano em 10% durante a agenda de inverno, com 390 voos em dias de pico. O aeroporto deu as boas-vindas a novas transportadoras, como Norse Atlantic Airways, Porter Airlines e Volaris El Salvador. As viagens internacionais continuaram a recuperar com 23,2 milhões de viajantes, um aumento de 8,5% em relação ao ano passado. O primeiro trimestre de 2024 mostra que a dinâmica continua, com um aumento de 11,5% nas chegadas em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionado por viajantes internacionais e domésticos.

Hospitalidade

O aumento contínuo das chegadas aos aeroportos reflete os aumentos também observados na procura de hotéis. No primeiro trimestre de 2024, Grande Miami e Miami Beach foram classificadas como o destino número um do país em termos de ocupação de hotéis – superando outros principais destinos- com um aumento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Notavelmente, no mês de março, quando Miami Beach introduziu diretrizes aprimoradas para as férias de primavera, a ocupação aumentou 2,3% em comparado a março de 2023. Além disso, Miami-Dade ficou no topo do país em receita por quarto disponível (RevPAR) para março, registrando um aumento de 1,6% em relação ao ano passado.

Cruzeiros

O impressionante desempenho do Porto de Miami em 2023 foi destacado pela introdução de novos terminais de cruzeiros e pela linha expandida de oito novos navios de cruzeiro para a temporada 2023-2024. Estes desenvolvimentos sublinham a posição do porto como líder na indústria global de cruzeiros, trazendo benefícios econômicos substanciais para os residentes e melhorando as experiências de viagem para milhões de visitantes. Marcando 2023 como o ano de cruzeiros mais movimentado da história, o porto recebeu 7,49 milhões de hóspedes de cruzeiros, representando um aumento de 11% em relação ao seu recorde anterior de 2019.

Eventos

O setor de eventos e convenções continuou a prosperar, com a equipe de vendas de convenções do GMCVB assegurando 13 novas reservas de convenções importantes no Centro de Convenções de Miami Beach até ao final de maio de 2024. Isso representa um total de mais de 91.000 noites de alojamento nas comunidades de Miami-Dade e gera mais de US$195 milhões em impacto econômico.

Já a realização de grandes eventos faz parte do esforço unificado do GMCVB para manter a visibilidade da Grande Miami e de Miami Beach no cenário global. Eventos esportivos de grande visibilidade como o Grande Prêmio de Miami de Fórmula 1, a Copa América CONMEBOL 2024 e a Copa do Mundo de Futebol da FIFA 2026™ criam mais canais para que os holofotes atinjam a cultura vibrante e o dinamismo do destino. O crescimento de estabelecimentos adicionais no Guia Michelin destaca ainda mais o renomado cenário culinário de Miami-Dade, reconhecendo seus restaurantes de classe mundial e diversas ofertas culinárias. Esses esforços, combinados com o regresso dos Grammys Latinos em novembro de 2024, continuam a reforçar o calendário de eventos.

Inclusão

Expandir as ofertas de inclusão em todo o destino é fundamental para o GMCVB. No início deste ano, o GMCVB tornou-se um Certified Autism Center™, um passo inicial para transformar a Grande Miami e Miami Beach em um Certified Autism Destination (CAD). Além disso, o GMCVB está focado em expandir seu canal de talentos e apoiar o desenvolvimento de carreira por meio da Black Hospitality Initiative. Esta iniciativa garantiu recentemente US$230,000 para apoiar bolsas de estudo no 31º Torneio Aberto de Hospitalidade (H.O.T) anual e introduziu novas carreiras na aviação e na gestão esportiva.

Além disso, o GMCVB destacou várias novas iniciativas, incluindo a expansão do turismo multicultural e os esforços de desenvolvimento centrados no 10º aniversário da Art of Black Miami (AOBM). Esta plataforma de marketing premiada elevou os artistas negros e o seu impacto no rico tecido cultural do condado. Durante a última década, a AOBM destacou tanto os talentos emergentes como as figuras estabelecidas na comunidade artística negra, promovendo o intercâmbio cultural e a apreciação entre visitantes e residentes. Um programa que decorre durante todo o ano, o AOBM brilha durante a época de inverno, juntando-se a uma série de eventos locais e internacionais para a Art Basel Miami Beach. O GMCVB continua a defender o crescimento das pequenas empresas com o seu programa Tourism Business Enhancement (TBE), apoiando mais de 170 pequenas empresas por meio da Miami Bayside Partnership e workshops de planejamento.

A Grande Miami e Miami Beach também obtiveram reconhecimentos significativos do setor em 2023:

O World Travel Awards nomeou Miami Beach como o principal destino de estilo de vida do mundo em 2023.
O Travvy Awards 2023 concedeu prêmios de ouro para Melhor Destino de Cidade – Doméstico e Melhor Conselho de Turismo – EUA, e um prêmio de prata para Melhor Destino Culinário – EUA.

Miami recebeu o Prémio de Excelência em Viagens de Incentivo Empresarial.

Divulgação: jeffreygroup.com