Chá ganha reconhecimento brasileiro e bebida conquista espaço em cafeterias

Broto da Camellia sinensis, planta que dá origem ao chá | Foto: Fran Micheli

 

Rota do Chá em Registro consolida o interesse do público nacional pela bebida e chega à sua 9ª edição com vagas esgotadas.

A produção de chá no Brasil (cultivo da Camellia sinensis), historicamente ofuscada pela tradição cafeeira nacional, vem ganhando cada vez mais destaque e reconhecimento. Com cultivos em expansão e uma crescente valorização da cultura do chá, o país começa a se consolidar também como território fértil para essa bebida milenar, que agora conquista novos espaços — inclusive nas cafeterias, antes dominadas exclusivamente pelo café.

Esse movimento de valorização do chá brasileiro ficou evidente em 2024 com duas iniciativas de grande visibilidade. A primeira foi a exposição “DŌ: O Caminho do Chá”, realizada na Japan House São Paulo, que destacou o universo do chá através de uma imersão cultural e sensorial, mostrando desde a produção nacional até a tradicional cerimônia japonesa. A mostra também lançou luz sobre pequenos produtores brasileiros e sobre a sofisticação que o chá pode oferecer, abrindo espaço para o diálogo entre culturas e práticas.

Já o Sesc Registro e o Sesc São Paulo também contribuíram para esse reconhecimento com a “Caixa de Chá”, uma ação educativa e de valorização dos produtores do Vale do Ribeira. A caixa continha amostras de chás cultivados por famílias da região, informações sobre a origem, cultivo e preparo. Além disso, em 2025, o estado de São Paulo também promove cursos gratuitos de capacitação de profissionais do chá com a Escola de Chá Embahú, através do programa CultSP Pro.

 

Cafeterias se rendem ao chá

Ao contrário do que se pensa, o chá possui tanta ou mais complexidade sensorial do que o café, sendo uma bebida atraente para quem gosta de provar novos sabores e experienciar as diversas nuances da gastronomia. Esse perfil “gourmet” tem aberto espaço em espaços onde o café era, até então, protagonista.

Claudia Sant’Anna, proprietária da Espírito do Chá – que fornece o produto para varejo – explica que o crescimento da procura está focado nos pequenos negócios. E um chá específico tem capitaneado essa revolução no consumo. “O matcha vem atraindo bastante esse público de cafeterias e abrindo um espaço surpreendente para todos os tipos de chá de um modo geral”.

 

Rota do Chá 2024 | Foto: divulgação

 

Segundo ela, a necessidade de diminuir a dose diária de cafeína também é um fator relevante na busca do chá como alternativa ao café, assim como o surgimento de novos players no mercado.

“O conhecimento sobre chá também aumentou e percebemos isso pelas perguntas estruturadas que os donos nos fazem acerca da qualidade, produção, preparo ideal e aplicações culinárias e mixológicas”, afirma.

 

Rota do Chá 2025 acontece em novembro

A Rota do Chá, tradicional evento que chega à sua 9ª edição este ano, já está com as vagas esgotadas e acontece entre 6 e 9 de novembro.

Os participantes poderão visitar os chazais no Vale do Ribeira, no sul de São Paulo, participar da colheita e do beneficiamento das folhas, além de degustações e outras experiências sensoriais durante 4 dias. As grandes estrelas são as anfitriãs, as três famílias produtoras Amaya, Shimada e Yamamaru, que recebem os visitantes em suas propriedades.

“Esta é uma oportunidade não somente para os entusiastas da cultura do chá ampliarem seu conhecimento sobre a bebida, como também uma ferramenta de fortalecimento do nosso mercado. Há nove anos, a Rota valoriza quem produz e fortalece as conexões através da educação de um novo público consumidor”, diz Yuri Hayashi, organizadora do evento e fundadora da Escola de Chá Embahú.

 

Sobre a Rota do Chá

A Rota do Chá é um evento que completa 10 anos em 2025, pensado e organizado para compartilhar todo o valor do chá brasileiro. A iniciativa reacendeu o interesse pela cultura do chá na população local e nacional, impulsionando o turismo de experiência na região e valorizando o trabalho das famílias produtoras.

As visitas são guiadas pelas criadoras do evento e especialistas em chá Yuri Hayashi e Renata Acácia e equipe, e levam os participantes aos principais pontos de interesse no assunto, os produtores Amaya Chás – a última e única fábrica de grande porte da região, Sítio Shimada – chás orgânicos e artesanais, Sítio Yamamaru – chás cultivados sob o método agroflorestal.

De 6 a 9 de novembro, os participantes irão vivenciar o chá como um todo: cultivo, colheita, processamento, degustação e workshops educativos, partilhando de um ambiente criado para contar a história do chá em nosso país.

“É uma experiência sensorial indescritível. Além de conhecer de perto a planta que dá origem à bebida mais consumida do mundo, você tem a oportunidade de se emocionar com um pedaço da história do Brasil, que se mistura com o Japão, construída por mãos e coragem de pessoas dedicadas a transformar um sonho em realidade”, diz Helena Reigue, que participou da primeira edição.

A Rota do Chá é um evento pioneiro, considerado uma grande confraternização da comunidade de chá e de outras bebidas especiais.

 

SERVIÇO:
9ª Rota do Chá
de 06 a 09 de novembro de 2025
Para saber mais: Link
Contato Whatsapp: (48) 98826.0110

Divulgação: escconteudo.com