COMIDA DI BUTECO 2024: São Paulo elege melhor boteco da cidade

O campeão do concurso na capital paulista foi o “Deck Snooker Bar”

Bastante aguardada pelo público e, claro, pelos participantes, a premiação do Comida di Buteco é sempre motivo de alegria, afinal, é dela que sai o grande vencedor. Em São Paulo, esta é a 12ª edição do concurso e os vencedores foram anunciados do primeiro ao quinto lugar nesta terça-feira. Em uma noite de muita expectativa, o boteco Deck Snooker Bar consagrou o título de “Melhor Buteco de São Paulo”; o Buteco da Vila ficou em segundo lugar, seguido pelo Gibas Baixaria em terceiro, Bar Bambu em quarto e Bar e Mercearia Carauari em quinto.

Confira a lista com todos os premiados da noite:

São Paulo:

  • Campeão – Deck Snooker Bar
  • Segundo lugar – Buteco da Vila
  • Terceiro lugar – Gibas Baixaria
  • Quarto lugar – Bar Bambu
  • Quinto lugar – Bar e Mercearia Carauari

O Comida di Buteco 2024 aconteceu entre os dias 05 de abril e 05 de maio com 139 bares participantes — o recorde de São Paulo —, sendo 78 novatos. O valor do petisco foi nivelado em R$ 35,00 em todo o país e os critérios avaliados foram os mesmos em todos os bares: a higiene do bar, a temperatura da bebida, a qualidade do petisco e o serviço.
O slogan “Somos Todos Buteco”, que marca o ano de comemoração dos 24 anos de existência do concurso no Brasil, reitera o boteco como um protagonista da sociabilidade brasileira e um grande símbolo nacional. Do norte ao sul do país, em todas as regiões, o público é convidado a se engajar nesta eleição, que envolve mais de 1.100 butecos em 40 municípios diferentes.

Dinâmica do concurso

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, na extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar botecos familiares e a cozinha raiz. Com voto popular e de jurados, é eleito o melhor boteco de cada circuito e, depois, o melhor do país. Público e jurados visitam os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias levam 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total, assim como o voto dos jurados. A cada edição, 20% da base de participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada.
Desde 2016, o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional, onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o ‘’Melhor Buteco do Brasil’’. E em julho, em uma festa realizada em São Paulo, é revelado o ‘’Campeão Nacional. O Melhor Buteco do Brasil’’.

Bienalmente, o concurso lança um tema para a criação dos petiscos. Em 2024 o tema é livre. Criatividade, resgate, inovação, pesquisa e motivação foram os temperos para os participantes que criaram cada um dos petiscos da edição 2024 do Comida di Buteco.

O concurso como a oportunidade de transformação socioeconômica

O Comida di Buteco tem a missão de “transformar vidas através da cozinha de raiz – buteco é extensão de sua casa”. Um dos principais denominadores comuns dos participantes é a presença do dono no local. São comerciantes que, junto às suas famílias, vivem do negócio e não pertencem a redes ou franquias.

Em 2023, o concurso bateu diversos recordes:

  • O marco histórico de um milhão de votos;
  • + de 10 milhões pessoas impactadas diretamente nos butecos;
  • + 300 milhões de reais de impacto na cadeia produtiva do ecossistema CDB;
  • Quase 1 milhão de fãs e 160 milhões de impressões nas redes sociais do concurso;
  • Cerca de 10 milhões de pageviews no site;
  • 150 mil turistas presentes nos circuitos;
  • + de 10 mil empregos gerados.

Grandes marcas viabilizam a realização e validam a relevância do Concurso

O Comida di Buteco é viabilizado através do patrocínio de empresas que apostam na tríplice entrega do concurso. São eles: resultados, conexão das marcas com os consumidores e transformação de vidas dos pequenos negócios familiares. Este ano, as marcas parceiras são:

CERVEJA OFICIAL: Eisenbahn
APRESENTAÇÃO: Seara
PROMOÇÃO: Globo
PATROCÍNIO: Santander/Getnet, Coca-Cola
APOIO: Mccain, Zero Cal, Copa Energia/Liquigás, Delta, 51, Piraquê, Chandon, Stanley, Metrô
APOIO INSTITUCIONAL: Abrasel, Novotel Jaraguá Conventions, Bares SP, Prefeitura/Secretaria de Turismo, SPtures, NEOOH, Boxnet, Sympla, Zoom.

Divulgação: Estar Comunicação