COMIDA DI BUTECO 2024 – São Paulo realiza 12ª edição do concurso e bate recorde com 150 bares

Crédito/Foto: Divulgação

 

São Paulo realiza 12ª edição do concurso e bate recorde com 150 bares

Buteco é um lugar de comunhão de ideias e pessoas: é o lugar mais democrático do mundo, onde não existem muitos códigos de etiqueta e vestimenta e as únicas regras são se divertir, respeitar o próximo e aproveitar a boa atmosfera. Para celebrar essa cultura botequeira, o Comida di Buteco, o primeiro e maior concurso de botecos do Brasil, convoca o grande público e, principalmente, os amantes da vida boêmia, a eleger o melhor buteco de São Paulo. O lema do ano é ‘’Somos Todos Buteco’’ e o concurso ocorre entre os dias 05 de abril e 05 de maio. Ao todo, serão 78 bares estreantes.

Com esse slogan de campanha, o concurso, que comemora 24 anos de existência, sendo a 12ª edição em São Paulo, reitera o buteco como um protagonista da sociabilidade brasileira e um grande símbolo nacional. De norte a sul do país, em todas as regiões, o público é convidado a se engajar nesta eleição, que envolve mais de 1.100 botecos em 40 municípios diferentes.

 

Dinâmica do concurso

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, na extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar botecos familiares e a cozinha raiz. Com voto popular e de jurados, é eleito o melhor boteco da cidade e, depois, o melhor do país. Público e jurados visitam os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias levam 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total, assim como o voto dos jurados. A cada edição, 20% da base de participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada.

Desde 2016, o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional, onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o ‘’Melhor Buteco do Brasil’’. E em julho, em uma festa realizada em São Paulo, é revelado o ‘’Campeão Nacional, O Melhor Buteco do Brasil’’.

Bienalmente, o concurso lança um tema para a criação dos petiscos. Em 2024 o tema é livre. Criatividade, resgate, inovação, pesquisa e motivação foram os temperos para os participantes que criaram cada um dos petiscos da edição 2024 do Comida di Buteco.

 

O concurso como a oportunidade de transformação socioeconômica

O Comida di Buteco tem a missão de “transformar vidas através da cozinha de raiz – buteco é extensão de sua casa”. Um dos principais denominadores comuns dos participantes é a presença do dono no local. São comerciantes que, junto às suas famílias, vivem do negócio e não pertencem a redes ou franquias.

 

Em 2023, o concurso bateu diversos recordes:

  • O marco histórico de um milhão de votos;
  • + de 10 milhões pessoas impactadas diretamente nos botecos;
  • + R$ 300 milhões de reais de impacto na cadeia produtiva do ecossistema CDB;
  • Quase 1 milhão de fãs e 160 milhões de impressões nas redes sociais do concurso;
  • Cerca de 10 milhões de pageviews no site;
  • 150 mil turistas presentes nos circuitos;
  • + de 10 mil empregos gerados.

 

Grandes marcas viabilizam a realização e validam a relevância do concurso

O Comida di Buteco é viabilizado através do patrocínio de empresas que apostam na tríplice entrega do concurso. São eles: resultados, conexão das marcas com os consumidores e transformação de vidas dos pequenos negócios familiares. Este ano, as marcas parceiras são:

Seara (apresentação), Eisenbahn (cerveja oficial), Santander/Getnet, Coca Cola, Mc Cain, Zero Cal, Chandon, Liquigás, Delta Cafés, Piraquê, Simples Reserva, Prefeitura de São Paulo/Secretaria de Turismo, Abrasel, NEOOH, Sympla, Boxnet, SPTuris, Bares SP e Novotel Jaraguá.

 

EISENBAHN

Eisenbahn, uma das pioneiras cervejarias artesanais do Brasil, firma mais uma vez sua parceria com o Comida di Buteco, um verdadeiro tributo à culinária raiz e à autenticidade dos botecos brasileiros. Em consonância com o tema “SOMOS TODOS BUTECO”, Eisenbahn se destaca como a escolha ideal para acompanhar a comida de qualidade que esse evento representa. Com a filosofia de que “Comida de qualidade merece uma cerveja de qualidade”, Eisenbahn, premiada com mais de 100 prêmios internacionais, reafirma seu compromisso em proporcionar uma experiência artesanal única. Desde 2002, a marca se dedica a utilizar os melhores ingredientes, cuidando minuciosamente de cada detalhe na produção, visando democratizar o acesso à cerveja de qualidade no Brasil. Que Eisenbahn, com sua qualidade reconhecida, seja a escolha preferida para todos os apreciadores durante o Comida di Buteco 2024, elevando a experiência gastronômica a um patamar excepcional.

 

SIMPLES RESERVA

A parceria com o Comida Di Buteco chega para representar todos os botecos espalhados pelo Brasil. Para nós, é uma honra fazer o primeiro licenciamento em moda do concurso mais querido do país com mais de 24 anos de história. O orgulho vem estampado em quatro modelos de camisetas 100% algodão, carro-chefe da Simples Reserva. Todas fazem referência ao cotidiano do brasileiro de frequentar aquele buteco da esquina em qualquer dia da semana. Para nós, o importante é fazer bem o básico. Seja ele na moda ou na gastronomia!

 

PIRAQUÊ

“Focada no segmento de biscoitos e snacks premium, Piraquê valoriza receitas autênticas. Desde 2021, a marca é parceira do Comida di Buteco. A intenção é convidar o público para experimentar o original a partir de um portfólio com criações pensadas para o evento. Em 2021, a parceria trouxe para as gôndolas snacks com base de biscoito nos sabores Pão de Alho, Pimenta e Calabresa. Já em 2023, Piraquê apresentou os sabores Filé Aperitivo, Pepperoni e Anéis de Cebola, integrando o segmento de salgadinhos à base de trigo.”

 

SANTANDER

“O Comida di Buteco é uma celebração única da nossa cultura gastronômica e da força empreendedora do setor. É motivo de orgulho para o Santander chegar ao sexto ano desta parceria de sucesso, que democratiza o acesso a experiências inesquecíveis em todo o país.”, diz Bibiana Berg, head de Experiências & Cultura do Santander Brasil.

Santander: Empreendedorismo e Gastronomia

Apoiar o empreendedorismo é parte fundamental do papel do Santander em ajudar pessoas e negócios a prosperarem. É por isto que o Banco apoia a gastronomia: porque sabe que ela vai muito além do fogão. Todo prato que o restaurante prepara traz na receita um toque de prosperidade. Não só para quem cozinha, mas para quem planta, transporta, vende. A gastronomia é uma cadeia de oportunidades, que o Santander apoia do início ao fim: não só patrocinando grandes eventos e programas de setor, mas também investindo em soluções para apoiar quem empreende, da lavoura até o prato na sua mesa. Por isso, o Santander patrocina o maior concurso gastronômico nacional: o Comida di Buteco, que transforma pequenos negócios em todo o País.

Na edição de 2024 do Comida di Buteco, haverá 10% de desconto na compra do petisco pagando com cartão Santander.

 

COCA COLA

“Como uma marca que há décadas está presente nas mais diversas experiências gastronômicas brasileiras, estamos animados em nos associar a um evento que celebra a essência dos butecos, lugares onde os sabores autênticos e as conexões genuínas se criam. Uma Coca-Cola bem gelada tem uma longa história de complementar a deliciosa comida de buteco, tornando cada momento compartilhado ainda mais especial”, completa Ted Ketterer, Head De Marketing Da Coca-Cola Brasil.

 

MC CAIN

McCain é patrocinadora do Comida di Buteco pelo oitavo ano consecutivo, apoiando esta iniciativa que valoriza e impulsiona o segmento de bares e botecos brasileiros, de grande importância para o mercado de batatas congeladas e aperitivos.

 

ZERO CAL

Zero-Cal é a marca líder no mercado de adoçantes e há 20 anos a mais lembrada pelos consumidores. A parceria entre Zero-Cal e o Comida Di Buteco nasceu em 2017, com o intuito de reforçar que seu drink do happy hour pode ser mais doce, e claro, zero açúcar. Zero-Cal acredita que é possível levar uma vida bem-humorada, leve e otimista e oferece produtos especialmente desenvolvidos para pessoas que desejam aproveitar as delícias do dia a dia, com um portfólio completo, do tradicional ao natural, para todo o tipo de paladar.

 

COPA ENERGIA – LIQUIGÁS

A Copa Energia é a maior empresa da América Latina em engarrafamento, comercialização e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha. É detentora das tradicionais marcas Copagaz e Liquigás que, juntas, atendem 10,5 milhões de residências por mês. A Copa Energia, que nasceu com o propósito de energizar vidas e negócios de forma sustentável, é líder no mercado brasileiro, com 24,6% de market share, mais de 4,4 mil revendas e operações em 24 estados e no Distrito Federal. Conta com mais de quatro mil colaboradores.

 

SYMPLA

Este é mais um ano de parceria com Comida di Buteco e, dessa vez, com novidades. A Sympla traz, para esta edição, uma série de novos conteúdos para o público. A ideia é fornecer as principais informações sobre os participantes, localização dos bares e até mesmo algumas receitas de petiscos que já foram premiados. Com isso, esperamos ajudar as pessoas a viverem a melhor experiência possível no circuito de butecos.

 

DELTA

Desde seu lançamento em 2007, em Portugal, Delta Q tem revolucionado o mercado de cafés, combinando a tradição e inovação que caracterizam a Delta Cafés. Presente no Brasil desde 2013, a marca é reconhecida por oferecer uma experiência de café única, graças a uma seleção meticulosa de grãos de diversas origens e um sistema de cápsulas e máquinas de café de última geração. Essa combinação assegura a preservação integral do sabor e aroma do café, servido com elegância e sofisticação.

 

Inovação no Comida di Buteco

Aproveitando o prestigiado evento Comida di Buteco, onde Delta Q participa pelo segundo ano consecutivo, a marca fará uma abordagem que tem como objetivo introduzir o consumo de café expresso na cultura de botequim, representando o “grand finale” desta experiência gastronômica, mas com um produto sem cafeína. Segundo Carlos Castro, Country Manager da Delta Cafés no Brasil, “Esta iniciativa não só eleva o padrão de qualidade do café nos bares, como atende o receio dos clientes em consumir café à noite. O nosso descafeinado traz o melhor sabor de café, com todas as suas características, mas sem interferir no sono das pessoas”.

 

Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA
contato@comidadibuteco܂com܂br
Facebook: /comidadibuteco
Instagram: _comidadibuteco
X: @_comidadibuteco
Linkedin: comidadibuteco
TikTok: @Comidadibuteco
Website: comidadibuteco.com.br

Divulgação: Estar Comunicação