
Crédito/Foto: Freepik
Nutricionista da Água Doce Sabores do Brasil dá dicas de como garantir equilíbrio, cor e sabor no prato
Seja em reuniões, happy hours, brunches e até mesmo no churrasco, a tábua de frios é uma opção prática para ocasiões descontraídas ou mais formais. Pensando na versatilidade que a opção oferece, Cláudia Mulero, nutricionista da Água Doce Sabores do Brasil, dá dicas de como montar uma opção que traga equilíbrio e sabor.
Estipule a quantidade de frios
Antes de montar a tábua, é necessário descobrir quantas pessoas serão servidas, para evitar a falta ou o desperdício dos ingredientes. O recomendado é que o prato seja servido somente como entrada e que conte com 150 gramas a 200 gramas entre frios, pães e petiscos por pessoa. Já se ela for a refeição principal do evento, o indicado são 200 gramas a 300 gramas por convidado. Com essa estimativa, é possível dar continuidade na montagem do prato.
Comece com a base
Essenciais para qualquer tábua de frios, os queijos e embutidos formam a base da montagem e harmonizam bem com as bebidas que são servidas nas festas e encontros. Como ocupam um espaço maior, devem ser incluídos primeiro. Para isso, o indicado é montar uma variedade equilibrada entre as texturas e os sabores, variando dos mais suaves aos mais intensos. Para os embutidos, uma dica é investir nos clássicos, como presunto cru, salame, peito de peru defumado e, como diferencial, pastrame e lombo canadense.
Já os queijos podem variar entre os suaves como muçarela, brie, gouda e queijo minas, os médios, como o provolone, e os fortes, como gorgonzola e parmesão. Outra dica é cortar os frios em diferentes formatos, para dar um movimento visual e deixar a tábua mais atrativa.
Equilíbrio entre doce e salgado
Para variar nos sabores e nas texturas, algumas frutas tropicais podem incrementar a tábua de frios, pois elas combinam com bebidas e outros ingredientes, além de deixar a apresentação mais colorida. As frutas podem ser frescas, como uva sem caroço, morango, figo, maçã, pera, kiwi ou frutas secas, como damasco, tâmara e uva-passa. Além de enriquecer o visual do prato, agregam novas camadas de sabor.
Finalize com mais acompanhamentos
Para realçar ainda mais os sabores dos frios e das frutas, alguns acompanhamentos podem ser inseridos na tábua: castanha, nozes, amêndoas, pistache, além de azeitonas sem caroço, picles, tomate cereja, mini pepinos, palmito e itens crocantes, como torradas, pães rústicos cortados em fatias pequenas e biscoitos salgados. Para finalizar, você pode acrescentar geleia de pimenta, mel, pasta de alho ou homus em potinhos pequenos, com colheres de apoio.
Outra dica importante é verificar se algum convidado possui restrição alimentar. Dessa forma, é possível incluir alguma opção sem lactose, vegana ou sem glúten, para atender as necessidades de todos.
Apresentação e conservação
Para apresentar os ingredientes, utilize uma tábua de madeira, ardósia ou bambu, e comece com os queijos maiores, depois distribua os outros frios e acrescente os acompanhamentos coloridos, sempre deixando espaço entre os ingredientes e mesclando as cores fortes com as neutras. A tábua deve ser montada pouco antes de ser servida, para manter a temperatura ideal dos queijos e embutidos. Caso precise ser montada com antecedência, mantenha-a na geladeira com um plástico filme e só retire 15 minutos antes de servir.