Dia Mundial do Meio Ambiente: Jardim Atlântico Beach Resort reforça compromisso com meio ambiente e comunidade

Crédito/Foto: Divulgação

 

As iniciativas iniciaram há mais de 10 anos e evoluíram para um conjunto de boas práticas na gestão dos diversos recursos

Gigante na oferta de lazer e no investimento em sustentabilidade. Assim é o Jardim Atlântico Beach Resort, empreendimento que reúne, em um mesmo endereço, em Ilhéus (BA), os conceitos pé na areia e urbano.

Sob o comando dos empresários Nea e Raimundo Machado, nesta semana e em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), o resort apresenta a edição 2023 do Relatório ESG, reafirmando seu compromisso com o meio ambiente e com a comunidade que vive em seu entorno, além de parceiros, colaboradores e hóspedes.

“Já faz mais de 10 anos que o Jardim Atlântico Beach Resort investe em ações que vão além da oferta de experiências memoráveis aos hóspedes”, diz Leila Borges, gerente-geral do resort, ao explicar que foi em 2013 que o empreendimento passou a aliar a estrutura e os serviços de excelência com iniciativas de preservação do ambiente paradisíaco onde está inserido e da vibrante cultura que o torna único.

Pioneiro em ações de sustentabilidade na cidade, o Jardim Atlântico se orgulha de seus feitos que vêm crescendo e se consolidando, beneficiando mais pessoas a cada ano. “Aqui não se falava muito em sustentabilidade. Então eu posso dizer, sem nenhum exagero, que estamos sempre um passo à frente”, comemora a executiva, que vivenciou o ciclo completo de mudanças desde sua entrada no resort, em 2009.

O que começou em 2012 com a doação de resíduos à Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis Consciência Limpa (Coolimpa), cooperativa de reciclagem que estava nascendo por meio da força de trabalho de 50 famílias, apoiadas pelo poder público municipal, progrediu para a doação de enxovais do hotel para a venda em bazares e reuso nas comunidades do entorno, evoluiu para um conjuntos de boas práticas na gestão dos diversos recursos, programas de treinamentos técnicos para a comunidade e culminou, em 2024, na construção de uma usina de geração de energia solar e de um parque de compostagem que devem ser inaugurados até o final deste ano.

As instituições beneficiadas no início eram duas e hoje são quase 20, e a Cooperativa considera o Hotel seu mais antigo e maior aliado.

Há três anos, as ações ganharam escala e visibilidade quando uma consultoria especializada em ESG e sustentabilidade na hotelaria liderou uma ampla capacitação para analisar as iniciativas que estavam em andamento, apoiar o desenvolvimento de novas frentes e compartilhar estratégias de mensuração de resultados. “Foi assim que criamos, em 2022, o primeiro relatório ESG”, explica Leila.

 

Segunda edição do Relatório ESG

Entre os indicadores do Relatório ESG, no aspecto ambiental, as iniciativas são muitas. A começar pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que destina 100% dos materiais recicláveis à Coolimpa e 1.620 litros de óleos e gorduras vegetais a uma empresa que os transforma em produtos de limpeza doados a parceiros.

Em 2023, o resort também desviou 1.365 peças têxteis dos aterros, encaminhando-as para instituições carentes que atuam no entorno.

O Jardim Atlântico Beach Resort segue uma rígida Política de Compras e Qualificação de Fornecedores que busca garantir produtos e serviços de qualidade, seguindo critérios de sustentabilidade e conformidade legal. “Hoje, 64% dos nossos fornecedores são do estado da Bahia e, destes, 61% atuam em Ilhéus”, informa Leila.

Além disso, o resort se orgulha por empregar 100% de mão de obra local, oriunda das comunidades próximas, e por ter 75% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. A diversidade é uma realidade no quadro funcional, com 85% dos colaboradores pardos e pretos e 3,5% indígena. “É natural, pois reflete a formação da população do nosso destino”, reforça Leila.

Os funcionários se beneficiam com projetos de educação continuada, treinamentos técnicos e comportamentais oferecidos pelo resort por meio de parcerias e convênios com instituições de ensino. Entre 2022 e 2023, se registrou aumento de 158% no investimento em capacitação e treinamentos. “Iniciamos no ano passado a oferta de vagas para a comunidade em cursos para formação de camareiras, garçons, mensageiros, recepcionistas e assistentes de reservas”, conta Leila. “Em um destino que tem o turismo como uma das principais atividades econômicas. Exatamente por isso, capacitar os jovens para o mercado de trabalho é mais uma forma de prestarmos um serviço à nossa comunidade”, finaliza a executiva.

 

Sobre o Jardim Atlântico Beach Resort

Construído em 1986, o Jardim Atlântico Beach Resort está sob o comando da família Machado desde 2006, quando foi ampliado e passou por um amplo processo de modernização.

Urbano e pé na areia ao mesmo tempo, o resort está localizado a apenas dois quilômetros do aeroporto Jorge Amado e seis quilômetros do centro de Ilhéus. O Jardim Atlântico Beach Resort está implantado em uma área de 34 mil metros quadrados e soma 129 apartamentos. Sua infraestrutura conta com dois restaurantes; piscina adulto e infantil, mais um conjunto de piscinas circulares com sistema de hidromassagem aquecida; sauna a vapor; sala fitness, quadras de tênis, vôlei de praia e beach tênis; campo de futebol; kids club; salão de jogos; sala de massagem; salão de beleza; loja de artesanato e utilidades, além de ampla área verde. Informações e reservas pelo site.

Divulgação: Comunica Hub