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Especialista mostra no Encatho & Exprotel 2025 como os produtos com Indicação Geográfica – IG transformam a experiência do hóspede e fortalecem destinos turísticos.
Cada lugar tem em sua cultura e memória histórica uma identidade, um saber fazer, um sabor e uma tradição únicos. A partir dessa vivência, os produtos com Indicação Geográfica ganham destaque como ferramentas estratégicas para o turismo e a hospitalidade. Mais do que selos de origem, eles representam autenticidade, qualidade reconhecida, cultura viva e pertencimento local.
“A Indicação Geográfica é mais do que um selo, é uma forma de contar histórias, valorizar saberes e criar experiências que realmente conectam o visitante com o território”. A afirmação é de Eliane Cristina Müller, especialista em IG e palestrante confirmada do 36º Encatho & Exprotel. A palestra “Indicação Geográfica na Hospitalidade – Experiências que marcam” será realizada no dia 30 de julho, das 09h às 09h40, na sala Joaquina, no CentroSul, em Florianópolis, integrando a ampla programação do evento.
Durante o encontro, Eliane vai apresentar como os produtos com IG vêm se tornando diferenciais competitivos na hospitalidade, no Brasil e no mundo, transformando uma simples estadia em uma vivência sensorial e cultural. “Quando o hóspede consome um produto com IG, ele não está apenas comendo ou bebendo algo. Ele está experimentando uma identidade de um território e um modo de vida”, afirma.
IG no turismo: uma estratégia que conecta e transforma
A IG é um instrumento legal de valorização do território, concedido a produtos que possuem características únicas devido ao seu local de origem, clima, solo, tradição ou modo de produção. Em Santa Catarina, diversos itens já receberam esse reconhecimento, como a Banana da Região de Corupá, Vinhos de Altitude de SC, Queijo Artesanal Serrano, Erva-mate do Planalto Norte Catarinense, a Maçã Fuji da Região de São Joaquim, Ostras de Floripa, entre outros. “Esses produtos representam o melhor do nosso território. Quando valorizamos isso na hospitalidade, criamos uma experiência que é autêntica e inesquecível”, destaca Eliane.
Como os produtos de Indicação Geográfica enriquecem a experiência do visitante?
Ao incluir produtos com IG no café da manhã de uma pousada, em visitas a propriedades locais, em oficinas culturais ou como souvenires personalizados, a experiência turística se torna mais completa, afetiva e transformadora. Porque tem em sua essência a autenticidade, onde o hóspede prova ou vivencia algo que só existe ali, naquele local, com aquelas condições específicas. O turista está levando para casa não apenas lembranças, mas significados.
Outro ponto forte é a identidade regional, porque fortalece o orgulho local e a imagem do destino e a valorização cultural e econômica, conectando produtores locais ao turismo, gerando renda, sustentabilidade e preservação de saberes tradicionais.
Além da experiência sensorial e da valorização da cultura local, a IG é um caminho para a geração de renda, fortalecimento da agricultura familiar e preservação de saberes tradicionais. “É um ciclo virtuoso onde todos ganham: quem produz, quem recebe e quem visita”, reforça a palestrante.
Mais que um selo: política pública e desenvolvimento sustentável de destinos
A Indicação Geográfica é reconhecida por órgãos como o Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI e integra políticas públicas de desenvolvimento territorial. Para o setor turístico, é um diferencial competitivo que agrega valor à oferta, amplia narrativas e conecta o visitante com o território de forma afetiva e econômica.
Sobre a palestrante
Filha de agricultores, Eliane Cristina Müller é Gestora da IG/DO Banana da Região de Corupá e coordenadora do Fórum Catarinense de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas (FCIGMC). Atua como articuladora de políticas de valorização do produto local e da identidade regional, conectando agricultura familiar, turismo, cultura e desenvolvimento territorial.
“O Encatho é muito mais do que um evento técnico, é um espaço de inspiração, troca de experiências e construção de um turismo cada vez mais inovador, autêntico e conectado com a identidade dos nossos destinos. Palestras assim nos mostram o quanto podemos transformar a forma de receber, entregando mais autenticidade desde o café da manhã, até na lembrança levada para casa ou na história contada por quem produz”, afirma Margot Rosenbrock, diretora-presidente da ABIH-SC.
Programação intensa: mais de 50 atividades movimentam o 36º Encatho & Exprote.
Além da palestra sobre as IGs, entre os dias 29 e 31 de julho, o CentroSul, em Florianópolis, será palco de um dos maiores encontros do trade turístico no sul do Brasil. A programação contará com mais de 50 atividades, reunindo profissionais do turismo, hotelaria, gastronomia, governança, além de fornecedores do setor, em uma intensa agenda de conteúdo e oportunidades de negócios.
O evento oferece dezenas de palestras com especialistas nacionais, além de painéis e reuniões de entidades do trade. A programação engloba temas estratégicos para qualquer tipo de empreendimento como marketing, sustentabilidade, inteligência artificial, neuroarquitetura, inovação e gestão.
A participação e acesso é totalmente gratuito e as inscrições já podem ser feitas pelo site www.encatho.com.br
SERVIÇO:
O que: ENCATHO & EXPROTEL
Quando: 29 a 31 de julho
Onde: CentroSul – Florianópolis
Quanto: Entrada Gratuita
Informações: www.encatho.com.br
Realização: ABIH-SC