
A empresária carioca Alzira Ramos em uma de suas 300 lojas (Divulgação)
Saiba como surgiu o império construído pela carioca Alzira Ramos, que hoje conta com 300 lojas espalhadas pelo Brasil e produz mais de 600 mil bolos por mês
Para ajudar a melhorar a renda da família, a carioca Alzira Ramos decidiu, por incentivo do marido, fazer um bolo de iogurte e colocá-lo à venda na mercearia de um amigo do casal, no centro do Rio de Janeiro. O sucesso foi tão grande que três meses depois, ela já fazia mais de 80 bolos por dia.
Em menos de ano, a cozinha do apartamento da família deu lugar à primeira loja da marca. Mas a procura pelos bolos seguia crescendo exponencialmente e não demorou muito para que uma segunda loja fosse inaugurada.
A marca que nasceu em 2007, com apenas uma receita, cresceu de forma tão rápida e surpreendente que em 2013, Alzira pediu ao filho Alexandre para ajudá-la na expansão do negócio e foi dele a ideia de expandir a marca por meio de franquias.
Mesmo com todo crescimento, Alzira sempre esteve envolvida com o negócio e segue assim até hoje. Para ela, um dos segredos do sucesso é o cuidado com os ingredientes. “Eu sempre tive a preocupação de usar a mesma quantidade de ingredientes, a mesma farinha, tudo igual e acho que foi isso que faz o bolo até hoje ser o procurado”, explica Alzira Ramos, hoje com 77 anos.
Em 2015, a marca inaugurou sua primeira franquia fora do Rio de Janeiro. A cidade escolhida foi Florianópolis, em Santa Catarina. Já o ano de 2018 foi marcado pela chegada da Auster Capital e pela inauguração da primeira loja da rede em São Paulo.
Para garantir o crescimento da marca e o padrão defendido pela Dona Alzira, a marca criou uma fórmula base para todos os bolos e passou a produzir seus próprios insumos em uma fábrica no Espírito Santo, onde são produzidas 200 toneladas de insumos mensalmente.
Na contramão da maioria dos negócios, a marca experimentou um crescimento significativo durante a pandemia, quando atingiu o número 260 lojas.
Atualmente são mais de 300 lojas espalhadas pelo Brasil, que juntas produzem cerca de 600 mil bolos por mês e geram mais de 1.200 mil empregos diretos, em mais de 70 cidades.
Até o final deste ano serão abertas 80 novas lojas, sendo 75% previstas para serem abertas no estado de São Paulo.
A marca conta atualmente com 80 bolos em seu portfólio, divididos em 3 categorias: simples c/ou p/ calda, recheados e festa. Além de Bolos de Pote, Mini Cakes, salgadinhos, tortas salgadas e quiches.
A Fábrica de Bolo Vó Alzira relança o clássico Bolo Vulcão, sucesso de vendas no ano passado. A novidade é que este ano, o bolo queridinho da Páscoa, terá duas versões: chocolate com calda de chocolate e cenoura com calda de chocolate.
“O bolo vulcão foi um grande sucesso no ano passado. E os próprios consumidores pediram o bolo de cenoura nesta versão. Resolvemos acolher e acreditamos que será muito bem recebido pelo nosso público”, afirma Tatiana Lanna, CEO da Fábrica de Bolo Dona Alzira.
Feitos com uma camada generosa de mousse de chocolate, cobertura cremosa, raspas de chocolate meio amargo e mini ovinhos de chocolate na finalização. Produto disponível nos tamanhos P (830g) e G (1550g). Os sabores estarão disponíveis nas 300 lojas da marca espalhadas pelo Brasil a partir do dia 25 de março.
Com mais de 10 anos de história e em plena expansão, a Fábrica de Bolo Vó Alzira se destaca pela qualidade de seus produtos e pela conexão emocional com seus clientes.
Mais informações sobre produtos, franquias e história da marca, podem ser acessadas no site https://voalzira.com/