Fairmont Rio de Janeiro Copacabana será sede de ações do Clean Up The World e reforça compromisso com a sustentabilidade


Hotel se torna apoiador oficial da organização global e acolherá parte da programação no Rio de Janeiro. Iniciativa reforça sua atuação contínua em prol do meio ambiente e da comunidade local

O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, primeiro hotel da marca Fairmont na América do Sul, anuncia com orgulho seu apoio à organização global Clean Up The World, tornando-se sede oficial de parte da agenda do movimento no Rio de Janeiro. Reconhecido por sua localização privilegiada e hospitalidade de excelência, o hotel reforça também seu papel como agente transformador em práticas ambientais e sociais.

Com a sustentabilidade como um de seus principais pilares desde a inauguração, o Fairmont Rio sediará, no dia 4 de setembro, a coletiva de imprensa oficial da organização, marcando o início das ações da campanha deste ano no Brasil.

“No Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, acreditamos que a hospitalidade de excelência deve caminhar lado a lado com a responsabilidade socioambiental. Nosso compromisso com a sustentabilidade vai muito além de práticas internas; buscamos ser agentes de transformação, promovendo ações que impactem positivamente a comunidade local e o meio ambiente. Por meio de iniciativas como a da Clean Up The World, mesmo que sediando um dos eventos, reforçamos nosso propósito de educar, mobilizar e engajar hóspedes, colaboradores e parceiros para a preservação da biodiversidade marinha e para um futuro mais sustentável. Estamos dedicados a deixar um legado que inspire as próximas gerações a cuidar do planeta com respeito, consciência e solidariedade”. destaca Netto Moreira, diretor geral do cluster luxo do Grupo Accor no Rio de Janeiro.

O apoio ao Clean Up The World se soma a uma série de iniciativas socioambientais desenvolvidas pelo Fairmont Rio, como o apoio à tradicional Colônia de Pescadores do Posto 6, fornecendo alimentos e treinamentos para manter viva a prática da pesca artesanal e sustentável. Além disso, os peixes frescos capturados localmente abastecem a gastronomia do restaurante Marine, promovendo uma cadeia de valor integrada e consciente.

Antes mesmo de sua inauguração, o hotel já carregava o selo da sustentabilidade: mais de 90% dos resíduos gerados durante sua construção foram reciclados ou reaproveitados, o que rendeu ao empreendimento a certificação internacional ACQUA-HQE, de construção sustentável.

Entre as diversas ações operacionais estão:

  • uso racional de água e energia,
  • escolha de vegetação com baixa demanda hídrica para o paisagismo,
  • redução de resíduos e desperdício alimentar,
  • e o uso de materiais recicláveis no dia a dia.

O hotel também integra programas de impacto social como o Comida Invisível, certificado pela FAO/ONU com o selo Save Food, que promove o reaproveitamento de alimentos e a destinação correta de sobras. Adicionalmente, o Fairmont participa do programa global FOOD Waste, do Grupo Accor, com a meta de reduzir em até 60% o desperdício de alimentos até 2030 — superando os objetivos da própria ONU.

Em 2024, o Fairmont Rio foi reconhecido com o prestigioso selo internacional Green Key, tornando-se o primeiro hotel do Rio de Janeiro a receber a certificação, e entrando para um seleto grupo de apenas 10 hotéis no Brasil com essa chancela.

Paulo Protasio

Evento que envolve a limpeza do planeta celebra 23 anos consecutivos no Brasil. Já são mais de 700 localidades contempladas nacionalmente, e duas internacionais.

Mais um recorde de localidades e voluntários estão confirmados para a participação do maior mutirão global de limpeza de praias, rios, lagos e lagoas; comemorado no terceiro final de semana de setembro, reunindo 35 milhões de pessoas em mais de 125 países.

Neste ano, estaremos realizando o evento no sábado (20) em várias praias e lagoas no Rio de Janeiro.

O principal foco do Clean Up The World é disseminar o conceito do sustentável, e como as pessoas devem agir através de atitudes simples e diárias.

Sustentabilidade é o mecanismo de atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, buscando o equilíbrio entre os pilares ambiental, social e econômico (Tripple Bottom Line). Isso envolve a integração de práticas que conservam recursos naturais, promovem o bem-estar social e garantem um crescimento econômico justo, inclusivo e ético.

O destaque ao mutirão de limpeza cresce a cada ano, com várias organizações não governamentais, mais grupos de voluntários, e diversos resíduos são reciclados aumentando a renda de muitas famílias de pescadores artesanais, comunidades ribeirinhas, catadores, recicladores, dentre outros, incentivando a economia circular global.

Portanto, o tema: Década de Preservação dos Oceanos é eleito também como o tema anual (2025) da ONU / UNEP / Clean Up The World – desde 2020 até 2030. Há mais 5 anos para os registros das mudanças e soluções relativas à década do oceano.Serão distribuídas sacolas plásticas recicladas e luvas aos participantes, em todos os pontos de encontro contemplados simultaneamente.

Os resíduos recolhidos serão destinados para instituições de reciclagem.

– Pontos de Encontro dos Voluntários:

Rio de Janeiro (RJ) – 20 de setembro: A (com início às 10h; e término às 13h):

– Copacabana: (em frente ao Hotel Hilton – na rua Princesa

Isabel), e Posto Seis (em frente ao Fairmont Hotel);

– Ipanema: (Barraca do Pelé, em frente à Garcia D´Avila);

– Barra da Tijuca: em frente à Barraca do Pepê;

– Recreio dos Bandeirantes: – Encontro na Praça Tim Maia.

Todos podem participar! Tragam os seus amigos, parentes, e “mãos à obra”!

Este Evento está sendo divulgado nas redes sociais, tais como: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Threads, GETTR.

Apoio: HILTON COPACABANA HOTEL, RIOTUR, IBEU (INSTITUTO BRASIL-ESTADOS UNIDOS), SEAC-RJ, V4COMPANY, INSTITUTO COALIZÃO, FAIRMONT HOTEL, NOVA RIO, DOVER-ROLL, ECP, REDE UTV, REDE WINDSOR, MAXX LATINA, ESPM SOCIAL, PACTO DE RESGATE AMBIENTAL / LAGOA VIVA, RICO SURF, RIO OLYMPIC GOLF COURSE, PLASTIC OCEANS INTERNATIONAL / BLUE COMMUNITIES, NHJ DO BRASIL, ECP, PROGRAMA NA PRAIA, ANI (ASSOCIAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL DE IMPRENSA), ALLMA – BEM DE VERDADE, HELENO’S BEAUTY STYLE, VISIT RIO, VILLA RASA, HOTEL ARETÊ, PLASTICENTER, BARRA WORLD, SQZ / PENSE ECCO, PAULA IESPA, CLIMATE REALITY PROJECT.

Divulgação: Approach / Amigança