Fispal Food Service 2025 – Maior edição da feira teve início no Distrito Anhembi na terça feira

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Expectativa é receber mais de 60 mil visitantes de toda a América do Sul; evento conta com mais de 2.200 marcas expositoras

A maior feira da América Latina do segmento de food service iniciou a maior edição de sua história na terça-feira (27), no Distrito Anhembi. Para este ano, estão confirmadas mais de 2.200 marcas expositoras nacionais e internacionais, em 45 mil metros quadrados de área de exposição, e mais de 125 horas de conteúdo, distribuídas em dez atrações e experiências. A expectativa é receber mais de 60 mil visitantes de toda a América do Sul.

“Estamos muito felizes com esta edição da Fispal, que é a maior da história. Este ano, estamos contribuindo para o fortalecimento do mercado de alimentação fora do lar, trabalhando continuamente para o desenvolvimento do setor, oferecendo conteúdo, inovação e tecnologia que fazem sentido para o food service. A presença da tecnologia é uma tendência obrigatória — e por isso temos um pavilhão dedicado exclusivamente a ela. Entregamos esta edição com muito orgulho, certos de que estamos ajudando o mercado a crescer”, destaca Clélia Iwaki, diretora de negócios da Informa Markets.

O setor de alimentação fora do lar no Brasil, um dos maiores mercados do mundo com faturamento anual superior a R$ 210 bilhões, segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB), demonstra forte crescimento, com a abertura de 148.232 novas empresas entre novembro de 2023 e novembro de 2024 (exceto MEI), de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A tecnologia e a inovação são apontadas como as principais locomotivas dessa ascensão, tornando a digitalização essencial para otimizar processos, reduzir custos, melhorar a experiência do cliente e aumentar a produtividade. O avanço tecnológico é acelerado e irreversível, com um aumento exponencial de fornecedores e soluções no Brasil.

“Há 41 anos, essa feira nasceu com uma missão: conectar, impulsionar e transformar o setor. Hoje, ela chega à maior edição da sua história. Mesmo diante dos desafios, como a pandemia que paralisou o mundo, voltamos mais fortes. Esta edição é mais do que uma feira — é um símbolo de resiliência, inovação e futuro!”, ressalta o presidente da Informa Markets, Marco Basso.

venda de ingressos continua disponível para profissionais do setor.

 

IA e automação redefinem o Food Service

A inteligência artificial, a automação e a digitalização estão redesenhando os processos no setor de alimentação fora do lar, com soluções que vão do atendimento automatizado à produção industrial altamente eficiente. Na edição de 2025 da Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes, essas tecnologias ganham destaque com inovações que promovem mais agilidade, precisão, personalização da experiência do cliente e redução de perdas operacionais – o que reflete em um movimento cada vez mais estratégico em busca de eficiência e escalabilidade.

A Natural Bot, startup brasileira especializada em IA para o food service, lança na feira o CoPiloto, um assistente de vendas baseado em IA Generativa que funciona diretamente no WhatsApp. A solução utiliza processamento de linguagem natural (PLN), compreensão de áudio e automação de pagamentos para criar um novo modelo de atendimento automatizado — com uma taxa de conversão até 76% superior à de chatbots tradicionais.

O diferencial está na interpretação de mensagens em linguagem informal, áudios e regionalismos, permitindo interações fluidas e personalizadas. “A grande vantagem está na camada de inteligência que aplicamos sobre o WhatsApp, um dos canais mais utilizados pelos deliveries brasileiros,” afirma Rafael Coffani, fundador da Natural Bot.

Já a Toledo do Brasil, referência nacional em tecnologia de pesagem na América Latina, apresenta a nova balança Prix 7T, que usa câmeras e inteligência artificial para identificar produtos automaticamente, agilizando a operação e reduzindo erros humanos.

Outro destaque da marca é o sistema MGV Cloud, que permite o gerenciamento remoto das balanças, incluindo edição de etiquetas personalizadas e funcionalidades de manutenção preditiva — identificando antecipadamente possíveis falhas nos equipamentos e evitando paradas inesperadas.

“A Toledo tem investido diariamente em tecnologia, especialmente em inteligência artificial. Um exemplo disso é o MGV Cloud, que possibilita prever a vida útil de componentes e manter a operação fluindo com mais segurança e eficiência”, explica Gustavo Cruz, gestor de produtos da Toledo.

Com um estande voltado ao mercado de sorvetes, a Tetra Pak aposta em automação e inovação para melhorar a eficiência produtiva da indústria. Entre os destaques está o Tetra Pak Robot Filler, robô colaborativo com capacidade de envasar até 2 mil litros de sorvete por hora, padronizando o processo e reduzindo perdas. O equipamento ainda permite decorar o produto automaticamente.

Outras soluções incluem a Produtora Contínua, que inicia a extrusão do sorvete somente quando atinge a temperatura e viscosidade ideais, o Spray Ball Rotativo para limpeza otimizada de tanques e o Luxilac, um ingrediente que substitui o leite em pó, proporcionando textura aveludada e menor tempo de descongelamento.

“Nesta edição da Fispal, trouxemos soluções que reforçam nosso papel como parceira de ponta a ponta da indústria sorveteira. Do robô à inovação em ingredientes, buscamos eficiência e qualidade em toda a cadeia”, destaca Ana Paula Forti, diretora da área de processamento da Tetra Pak Brasil.

 

Conexões FoodTechs promove debates sobre o futuro do setor

Além das inovações apresentadas no pavilhão, a Fispal Food Service 2025 recebe, entre os dias 27 e 30 de maio, o Conexões FoodTechs, iniciativa com curadoria da Associação Nacional de Restaurantes (ANR). Em sua terceira edição, a Arena FoodTech reúne especialistas, executivos e empreendedores em debates sobre transformação digital, sustentabilidade e o futuro do food service. Entre os patrocinadores do projeto estão: Repediu (CRM para delivery e restaurante), Voxel Gestão (gestão financeira), Falaê! (pesquisa de satisfação), Tino (meio de pagamento) e GreenPlat (gestão ambiental).

 

Creme de açaí lidera a preferência dos brasileiros em sobremesas geladas, enquanto mulheres preferem sorvetes veganos

Uma das atrações da Fispal Sorvetes, aberta nesta terça-feira (27), é a Arena Gelado Experience, um local de aprendizado que integra a programação dos quatro dias de evento. Com curadoria da Duas Rodas, o espaço oferecerá 11 aulas e palestras. As atividades ocorrem diariamente a partir das 14h e abordam temas como gelatos, picolés, açaí, sorvetes proteicos e produtos voltados para o público pet. Confira a programação completa no site do evento.

No primeiro dia, Raquel Logato, gerente sênior de sucesso do cliente da Mintel, abordou as tendências do mercado de sorvetes no Brasil em pesquisa inédita feita em janeiro deste ano.

Dentre as tendências apresentadas por ela, destaque para a preferência dos brasileiros pelo creme de açaí como sobremesa congelada (45%), seguido por sobremesas de sabor chocolate (43%) e com sabor de frutas (42%).

“O consumidor é eclético, ele está aberto a provar, experimentar. O brasileiro não tem medo de descobrir se o novo é bom. Isso abre um cenário para que as empresas inovem e ousem na fabricação e criação de sorvetes, uma vez que o brasileiro terá interesse em, ao menos, degustar”, ressalta Logato.

“Quando falamos em tendências, podemos dividir em duas vertentes: a da indulgência e a do bem-estar. Na indulgência, destacam-se sorvetes, açaís e outros gelados comestíveis que incorporam ingredientes marcantes — sejam inclusões maiores, como pedaços de frutas ou chocolates, ou ingredientes inusitados, que despertam curiosidade no consumidor. Já na linha do bem-estar, cresce a presença de produtos com apelo saudável, como os que utilizam whey protein. Esse tipo de inovação tem ganhado cada vez mais espaço no mercado”, completa Marco Henriques, gerente de Marketing da Duas Rodas.

 

Plant-based e vegano

Os sorvetes plant-based e veganos têm crescido na preferência das mulheres entre 25 e 34 anos. Cerca de 10% afirmaram que consomem produtos deste gênero. Entre os homens da mesma faixa etária, o número é só de 6%.

No entanto, independente do gênero do alimento, o que realmente faz com que o brasileiro compre um sorvete é o sabor. Ao todo, 71% dos entrevistados afirmaram que o principal aspecto para tomar um sorvete é o sabor, seguido pelo preço baixo (51%), promoção (39%) e conhecimento da marca (33%).

“O setor de sorvetes continua aquecido, impulsionado pelas altas temperaturas causadas pelas mudanças climáticas globais. Mesmo com um cenário econômico mais desafiador em 2025, o consumo de sorvetes segue forte. E, nesse contexto, o sabor ainda é o principal critério de escolha para o consumidor brasileiro. É o sabor que atrai e fideliza, e ele será determinante na busca por inovações e lançamentos durante a feira”, afirma Henriques.

 

Mercado vegano ganha força e já impacta decisões em restaurantes e hotéis

O aumento do consumo de alimentos à base de plantas já não pode mais ser ignorado pelo setor de alimentação fora do lar. Durante uma palestra realizada no primeiro dia da Fispal Food Service na Arena do Saber, a gerente de campanha e políticas alimentares da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), Michelle Letran, destacou a transformação silenciosa que está movimentando cozinhas profissionais em todo o país: a demanda crescente por refeições veganas e plant-based.

Segundo dados da Euromonitor International, a principal força por trás dessa mudança é o público flexitariano — pessoas que, embora não se declarem vegetarianas ou veganas, reduzem o consumo de alimentos de origem animal e incluem mais vegetais na alimentação. Estima-se que 42% do consumo de produtos plant-based venha desse grupo, que busca alternativas mais saudáveis, sustentáveis e alinhadas a um novo estilo de vida.

Durante a palestra “Restaurantes, Lanchonetes e Hotéis: Não Ter Opções Veganas Já Não é Mais Uma Opção”, Michelle Letran reforçou a importância de se compreender a diversidade de perfis alimentares que compõem esse mercado — como ovolactovegetarianos, lactovegetarianos, vegetarianos estritos, plant-based e veganos — e a necessidade de adaptação por parte dos estabelecimentos.

“É um equívoco pensar que oferecer uma opção vegana atende apenas a veganos. Hoje, os flexitarianos impulsionam o mercado e esperam encontrar essas alternativas em qualquer tipo de estabelecimento — da padaria ao restaurante de hotel,” afirmou Michelle.

Além das escolhas pessoais e éticas, fatores como saúde, impacto ambiental e inovação gastronômica vêm colaborando para consolidar o movimento. “A tendência não é passageira, é estrutural. Quem não se adapta agora corre o risco de perder relevância num mercado cada vez mais consciente e exigente,” completou Michelle.

A Fispal Food Service acontece simultaneamente à Fispal Sorvetes até o dia 30, sexta-feira. Os ingressos estão disponíveis aqui.

 

Tecnologia a serviço da produtividade nas cozinhas industriais

Quem circula pelos movimentados corredores da Fispal Food Service não tem dúvida de que o futuro das cozinhas industriais já faz parte do dia a dia de muitos estabelecimentos. Equipamentos que unem tecnologia, eficiência e praticidade ganham espaço e se consolidam como aliados dos profissionais que atuam em operações de grande porte.

Entre as novidades, destaque para a Formadora RB01, da MCI Metalúrgica. Reconhecida pela eficiência na produção de salgados, a máquina traz ao mercado brasileiro a exclusiva proteção IP65, que garante vedação completa contra água e poeira. O recurso facilita a higienização, prolonga a vida útil do equipamento e eleva a segurança no ambiente produtivo.

Também chama atenção o iVario Pro, da Rational. Compacto e multifuncional, o sistema realiza refogados, frituras e cozimentos sob pressão com rapidez e precisão. Em apenas 2 metros quadrados, o equipamento produz cerca de mil refeições por dia, otimizando o espaço e reduzindo o tempo de preparo, sem comprometer a qualidade.

As demonstrações ao vivo evidenciam a eficiência do iVario Pro em operações de alto rendimento, confirmando a tendência do setor de adotar máquinas que simplificam processos, aumentam a produtividade e permitem que os profissionais concentrem-se na qualidade dos alimentos.

Prática apresenta o forno combinado C-MAX Evo, desenvolvido para aprimorar a produtividade, a sustentabilidade e reduzir custos operacionais. O equipamento traz painel LED de alta visibilidade, controle de textura (úmido, crocante ou intermediário), programação visual por imagens, extração automática de relatórios HACCP e interface amigável.

O C-MAX Evo proporciona economia significativa de água, óleo e energia, já que é possível preparar 50 kg de arroz em 50 minutos com zero desperdício, e usando apenas 3 a 4 litros de água por hora. No estande de 225 m², os visitantes conferem demonstrações, degustações e conhecem outras soluções, como Speed Ovens, ultracongeladores e fornos para pizza. Uma área temática dedicada ao C-MAX Evo conta com chefs explicando seus recursos.

 

Sobre a Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes

A Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes são os maiores e mais importantes eventos para o setor de alimentação fora do lar da América do Sul. Ao longo de quatro décadas, tornaram-se referência em inovação, conhecimento e transformação do mercado, reunindo profissionais de toda a cadeia produtiva. As feiras se consolidaram como uma plataforma estratégica para o lançamento de produtos, apresentação de novas tecnologias e promoção do desenvolvimento sustentável do setor.

 

SERVIÇO:
Data: 27 a 30 de maio de 2025.
Local: Distrito Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP.
Horários: Terça a quinta-feira: 13h às 20h | Sexta-feira: 13 às 19h.

Divulgação: 2pro.com.br