O HotéisRIO realizou, nesta terça-feira, dia 27, a segunda edição do seu Fórum Comercial em 2024. O evento, realizado no Hotel Hilton Rio de Janeiro Copacabana, abordou temas como atrativos turísticos na cidade do Rio de Janeiro, como a nova casa de espetáculos Roxy Dinner Show e o Forte de Copacabana, e a formulação de estratégias comerciais.
O presidente do fórum, José Domingo Bouzon, ressaltou o bom desempenho das estratégias montadas em parceria com o poder público. “Estamos na liderança das principais cidades que recuperaram o valor da diária média. Isso foi resultado de nossas conversas com o governo estadual, que estimulou o turismo no interior do estado, com bons reflexos na capital. Também trabalhamos em parceria com a prefeitura da cidade”.
O lançamento, ainda em 2024, da Roxy Dinner Show, a mais nova casa de espetáculos da cidade, será mais um motivo para os turistas visitarem a cidade. De acordo com o empresário Alexandre Accioly, criador da atração, a ideia surgiu da ausência de opções que combinassem show e gastronomia, como o Moulin Rouge, em Paris, e o Senor Tango, em Buenos Aires. “Hoje o Rio carece de boas opções noturnas. Queremos oferecer uma experiência completa – nosso visitante verá apresentações de toda a diversidade cultural brasileira. Serão 700 pessoas por noite, que farão uma imersão no que temos de melhor”. Accioly lembrou ainda que está cuidando da revitalização do Jardim de Alah. “O segredo do sucesso é oferecer diversos equipamentos turísticos, com programação para todas as faixas etárias e interesses”.
Atrativos turísticos tradicionais também demonstram bom desempenho. O complexo formado pelo Forte de Copacabana, que inclui o Museu Histórico do Exército, a confeitaria Colombo e o Café 18 do Forte apresentou bons números de visitantes. “Crescemos 23,60% de 2022, quando recebemos 515 mil pessoas, para 2023, quando foram 636 mil. Só em julho, quando estávamos com a exposição da artista Frida Kahlo, foram 107 mil visitantes”, comemorou o Tenente-Coronel Ricardo Raldi, assessor de Comunicação Social do forte. “Este ano pretendemos montar uma mostra sobre o pintor van Gogh. Se somarmos a essas atrações a linda vista que temos de Copacabana, de um ponto distante da praia, verificamos que quem nos visita tem um programa completo”.
Já Paula Bottino Mendonça, market manager da Decolar, apresentou as expectativas da empresa para 2024 e as oportunidades de negócios para o turismo carioca. “A região sudeste vem apresentando bons resultados – entre 2019 e 2023, verificamos um crescimento de 17% nas buscas por hospedagens na região. O Rio é um dos destaques, pois nesse período houve um aumento de 33% nas buscas pelo destino no Google. Temos pacotes vendidos para cá até junho de 2025”. Ela ressaltou que um dos objetivos da Decolar hoje é oferecer ao cliente uma experiência completa, que inclua muito mais do que passagens aéreas. “Queremos oferecer hospedagem e outros serviços. Por isso contamos com vocês como nossos parceiros e estamos à disposição para formular estratégias comerciais”.