FTurismo catarinense em alta impulsiona geração de empregos

Crédito/Foto: Divulgação

 

Fazzenda Park Resort investe em capacitação para atender a demanda crescente do turismo e driblar a rotatividade do setor hoteleiro.

O turismo catarinense ganhou papel de destaque em 2024. De acordo com pesquisa da Almanach, painel de dados que concentra informações do turismo catarinense, o setor gerou até o momento 184 mil vagas de emprego e a abertura de 18 mil empresas. O Fazzenda Park Resort, empreendimento localizado em Gaspar, no Vale do Itajaí, corrobora com esses dados. Este ano, o resort abriu 60 novas vagas de emprego para as mais diversas áreas.

Essa alta na empregabilidade se deve à expansão pela qual o Fazzenda vem realizando desde 2021. “Estamos passando por uma série de boas transformações, desde a parte estrutural com a entrega de novas áreas e novos apartamentos, atuando, hoje, com 355 apartamentos. Consequentemente precisamos de mais gente para o melhor atendimento e conforto dos hóspedes”, explica Cássia Treuk, gerente geral do Fazzenda.

Mas junto com o a empregabilidade, vem um grande desafio: a rotatividade do setor hoteleiro. De acordo com pesquisa da Robert Half, baseada nos dados do CAGED, a rotatividade de funcionários no Brasil aumentou 56%, posicionando o país em primeiro lugar no ranking mundial. “Por diversos motivos, o setor hoteleiro conta com essa grande dificuldade no corpo de colaboradores, por isso fazer a retenção de talentos é muito importante e é isso que viemos fazendo nos últimos anos”, conta Cássia, que complementa: “O Fazzenda promove para os colaboradores uma série de capacitações que visam aprimorar as habilidades deles e fortalecer o vínculo com a empresa”.

 

Crédito/Foto: Divulgação

 

Este ano, por exemplo, a equipe comercial do resort participou do curso de Negociação Avançada, promovido pela instituição educacional Fritz Muller, em Blumenau. O curso, reconhecido por sua abordagem prática e foco em técnicas de negociação eficazes, proporcionou aos participantes uma compreensão mais profunda do processo de negociação.

Mas essa não foi a primeira vez que a empresa investe na capacitação dos colaboradores. Desde 2022 são realizados cursos que desenvolvem necessidades latentes para o dia a dia de trabalho, como curso de espanhol – para melhor atendimento de clientes não -brasileiros – e oratória, que desenvolve uma comunicação mais assertiva com clientes e com a própria equipe.

“Além disso, o aprimoramento dos nossos colaboradores vem de acordo com a necessidade do setor. O turismo catarinense possui grandes expectativas no último trimestre do ano, principalmente com relação ao turismo internacional, que vem se intensificando no estado. Então é muito importante que estejamos prontos para receber hóspedes de qualquer lugar”, comenta Cássia, que se refere às expectativas mencionadas na pesquisa da ForwardKeys, que prevê um crescimento de 72% no turismo catarinense, se tornando destaque como principal destino internacional nos últimos meses de 2024.

Divulgação: apoiocomunicacao.com.br