Gal – Bar do Mar
Do mesmo proprietário do Pappagallo Cucina nos jardins, a nova casa do chef carioca Pedro Mattos, privilegia os frutos do mar com sua assinatura, no bairro do Itaim Bibi.
“Escolhi São Paulo para viver, mas o Rio não sai da minha cabeça. Então pensei em uma forma de estar mais próximo no dia a dia. E, aqui, vai ter saideira de chope como o carioca gosta. Há um copo garotinho especialmente para a rodada final”, explica Pedro.
A casa traz atmosfera confortável com salão principal em azul e branco na decoração, terraço charmoso à frente e no piso superior a cozinha é aparente para os habitués, que estiverem de passagem.
Drinks, cervejas, vinhos, petiscos, boa música de fundo e uma batida de paçoca com textura cremosa, notas de cumaru e paçoca ralada por cima, vai te dar as boas vindas para o começo de uma experiência de entradas inusitadas e saborosas.
O tempero, certamente é uma das identidades marcantes do chef Pedro. Criações, viagens e pesquisa estão agregadas aos seus pratos de forma natural e única.
As entradas com o vinagrete de pupunha direto da estufa fria, o supersaboroso pão de alho, as macias lulas na brasa na companhia do vinagrete de milho tostado, não irão passar despercebidas.
A cremosa empada de bacalhau, os pasteis de arraia inusitados e o Katsu Tuna – um sanduiche equilibrado no sabor com atum empanado no pão de brioche, que acompanha salada de ovos vão ganhar seu paladar. (a casa traz boas ofertas criativas de sanduiches como o prensadinho de salmão defumado e o bun de manjubinhas. A ideia é você levar mais pessoas com você, para poder compartilhar as entradas e conhecer o menu da casa com inspirações cariocas. Mas para finalizar o quesito entradas, um dos pontos bem altos principalmente porquê estamos no inverno é o caldinho de feijão branco com frutos do mar, arrebatador e reconfortante (seria como um cassoulet do mar).
Quanto aos pratos principais, são generosos no tamanho e sabor, como o Arroz à piemontese com medalhão de atum, que chega imponente à mesa com seus aromas, mas o nosso favorito foi o Baião de dois com camarão envolto numa espuma de catupiry. Uma refeição prodigiosa cheia de sabor em temperos redondos.
E antes de pedir a conta, feche a sua experiência com o brigadeiro de colher com farofa de paçoca. A casa também promove a campanha da saideira de chopp com aqueles copos mais curtos, muito conhecidos no RJ como garotinho.
Trabalho bem executado e instigante, os sabores dos pratos de uma forma geral chegam em camadas na sua boca. O ambiente é informal, confortável e que te convida a ficar.
SERVIÇO:
Gal – Bar do Mar
Rua Adolfo Tabacow, 254 – Itaim Bibi
Tel: (11) 963330884
Horários: Seg a Sex 12h às 16h – 18h às 23h / Sáb 12h às 23h / Dom 12h às 18h
Cobra taxa de rolha: R$80
Instagram: @gal.bardomar
Fotos: Empratado