
Crédito/Foto: Divulgação
A mostra ‘Tanto Mar’ explora a efemeridade e a transformação da natureza
Referência em sofisticação e cultura na cidade, o Fairmont Rio recebe a exposição Tanto Mar, da artista plástica Esther Bonder, com curadoria de Christiane Laclau, que leva expoentes da cena artística local para o hotel. A mostra estará disponível ao público a partir do dia 10 de abril, proporcionando aos convidados uma imersão na poética visual da artista carioca, que traduz em suas telas a efemeridade e a transformação dos elementos naturais.
Inspirada pelo mar e seus movimentos incessantes, Esther Bonder desenvolve uma obra que transcende a simples representação da natureza. Suas pinturas capturam o instante fugaz de uma onda, a dança da luz sobre a água e a impermanência como essência da existência. Com uma paleta de diferentes tons de azul, verde e branco, suas pinceladas materializam a fluidez do oceano e refletem a constante metamorfose que ocorre em cada instante.
Tanto Mar promete encantar os espectadores ao convidá-los a mergulhar na contemplação do movimento e da transitoriedade, valores que permeiam tanto a obra de Esther Bonder quanto a experiência sensorial proporcionada pelo hotel.
A arte como inspiração
O Fairmont Rio, com sua privilegiada localização à beira-mar e seu compromisso em fomentar a arte e a cultura, torna-se o cenário ideal para a apresentação da mostra. Segundo Netto Moreira, o gerente-geral do hotel, o Fairmont Rio tem como um dos principais pilares a experiência artística: “Usamos o nosso espaço para promover exposições que possibilitem que novos nomes da cena artística carioca agreguem a tantos outros nomes importantes já presentes no hotel. Por isso, fazemos questão de prestigiar e dar visibilidade a esses talentos”, reitera.
Aberto em 2019, o Fairmont Rio de Janeiro surgiu com inspirações que evocam o glamour do Rio de Janeiro nos tempos do aparecimento da bossa nova. Com o projeto arquitetônico e de interiores assinado por Patrícia Anastassiadis, o hotel possui a arte como um dos principais pilares.
Integrado ao projeto, estão as esculturas de madeira de Hugo França, feitas com resíduos florestais, as cerâmicas exclusivas feitas à mão de Flávia Del Pra e também as esculturas de argila de Brumadinho, idealizada pelos irmãos Campana, entre outras peças que representam o melhor do design nacional e que trazem as histórias, entrando em sintonia com a marca e o que o hotel representa.
Sobre Esther Bonder
Nascida em Copacabana e arquiteta de formação, Bonder teve uma trajetória marcada pela influência de Roberto Burle Marx, com quem trabalhou em projetos de arte e paisagismo. Sua vivência junto ao mestre e sua contínua investigação sobre as relações entre a natureza e as emoções humanas consolidaram uma identidade artística única, que combina precisão técnica e um imaginário singular.
SERVIÇO:
Exposição Tanto Mar – Esther Bonder
Local: Hotel Fairmont Rio – Avenida Atlântica, 4240, Copacabana
Horário: Das 19h às 22h