Hotelaria de Barra e Recreio-RJ debate segurança com autoridades

Crédito/Foto: Divulgação

 

Os gerentes-gerais dos hotéis da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes estiveram reunidos nesta sexta-feira, dia 29 de agosto, para debater ações de segurança com autoridades da área, como o Coronel Antônio Ludogero, novo comandante do 31º BPM (Barra), o Major Leandro Rodrigues, representando o comando do 18º BPM (Jacarepagué), e a delegada titular da DEAT (Delegacia Especial de Apoio ao Turismo), Patrícia Alemany. Na ocasião, os representantes dos hotéis puderam apresentar suas demandas, como aumento do policiamento ostensivo, combate a furtos a pedestres e fiscalização de guardadores irregulares de automóveis, entre outros.

Para o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, não é de hoje que as atividades tradicionalmente relacionadas ao centro do Rio se mudaram para a Região Sudoeste. “A Barra é uma cidade dentro da cidade. Por isso, as demandas também são maiores, o que exige atenção das autoridades e efetivos mais robustos. Temos que resgatar, por exemplo, o projeto Via Legal, que incrementa a segurança nas ruas, de preferência antes do início da alta estação, o verão”.

 

Crédito/Foto: Divulgação

 

O comandante do 31º BPM, Antônio Ludogero, concordou: “Já comandei batalhões da Zona Sul e aqui o cenário é um pouco diferente, pois a região é pujante e, com o crescimento contínuo, aumentam também os problemas. Mas estamos nos estruturando – acabamos de receber 11 novas viaturas e até novembro vamos inaugurar nossa nova Sala de Comando e Controle.

De acordo com a delegada Patrícia Alemany, alguns turistas que vêm ao Rio em busca de entretenimento às vezes se colocam em risco, interagindo com pessoas que não conhecem e que podem ter más intenções. “Isso acontece com frequência com estrangeiros que se ficam em apartamentos locados por plataformas de hospedagens, como o Aibnb. Eles convidam pessoas para visitá-los, mas os imóveis residenciais não possuem um sistema de controle, o que torna esses turistas vulneráveis para golpes como o “Boa noite, Cinderela”. Como os bancos estrangeiros nem sempre contam com uma boa segurança, os criminosos conseguem fazer várias transferências enquanto as vítimas estão drogadas”. Alemany disse que apresentou um projeto para a criação de grupos de policiais especializados em hotéis e pontos turísticos e que espera aprovação em breve. “Isso vai reforçar nosso trabalho”.

 

Crédito/Foto: Divulgação

 

O presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, exaltou o trabalho realizado pelas forças de segurança. “Ludogero foi nosso parceiro na Zona Sul e tenho certeza de que vai continuar o excelente trabalho aqui na Barra. O turismo é um componente essencial da atividade econômica e precisa de segurança”.

Também presente à reunião, o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, afirmou que o número de turistas estrangeiros vem aumentando e que a Barra exerce atração sobre os visitantes argentinos e chilenos. “E a tendência é aumentar ainda mais o número de turistas, o que faz com que se torne necessário mais segurança”.

Divulgação: arteirascomunicacao.com.br