Latam inaugura Brasília-Santiago com 97% de ocupação no primeiro voo

Corte de fita no Aeroporto de Brasília com Tomé Franca (Secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos), Paco Britto (Secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal), Eduardo Macedo (Gerente de Assuntos Públicos da LATAM Brasil) e a tripulação responsável pelo voo inaugural. (Imagem: Divulgação LATAM)

Segunda rota internacional da LATAM no Distrito Federal reforça expansão sustentável da sua malha aérea
LATAM é a única empresa aérea que liga Brasil a 90 aeroportos internacionais com voos próprios 

A LATAM inaugurou no último sábado (1º/6) a rota Brasília-Santiago. Com 167 passageiros, o voo inaugural bateu a marca de 97% de ocupação e contou com cerimônia de corte de fita antes do embarque no Aeroporto de Brasília, com a presença de Tomé Franca (Secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos), Paco Britto (Secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal) e Eduardo Macedo, Gerente de Assuntos Públicos da LATAM Brasil.

A LATAM prevê transportar até 20 mil passageiros por ano na sua nova operação entre Brasil e Chile, que já conta com as operações regulares nas rotas São Paulo-Santiago, Rio de Janeiro-Santiago, Belo Horizonte-Santiago, Curitiba-Santiago, Florianópolis-Santiago e Porto Alegre-Santiago.

 

Com 167 passageiros, o voo inaugural bateu a marca de 97% de ocupação. (Imagem: Divulgação LATAM)

 

O voo Brasília-Santiago é operado sempre na terça-feira, quinta-feira e sábado a bordo de aeronaves Airbus A320 (174 passageiros) e A321 (220 passageiros) com duração média de 5 horas. Decola às 8h50 (hora local) de Brasília e às 13h40 (hora local) de Santiago. Na comparação com uma viagem com conexão no aeroporto de São Paulo/Guarulhos, a nova rota diminui de 8 para 5 horas o tempo médio de deslocamento entre a capital federal brasileira e o Chile. As passagens estão à venda em latam.com e demais canais as passagens aéreas.

Além de Santiago, os passageiros partindo de Brasília agora podem chegar com facilidade a Auckland, Sydney, Melbourne, além de outros destinos no próprio Chile, como a Ilha de Páscoa, Calama, Punta Arenas e Puerto Montt, facilitando o turismo dos brasileiros em nosso país vizinho e no outro lado do mundo. A nova rota representa ainda uma oportunidade para apresentar aos turistas internacionais as atrações do Centro-Oeste brasileiro: não apenas a arquitetura inovadora de Brasília, como também as belezas naturais do estado de Goiás”, comentou Eduardo Macedo, Gerente de Assuntos Públicos da LATAM Brasil.

O aeroporto de Brasília é o segundo principal hub da LATAM, com voos diretos para 33 destinos domésticos. A companhia opera ainda no aeroporto a rota internacional Brasília-Lima, que em março completou 1 ano de operação com mais de 80% de ocupação, somando 130 mil passageiros transportados em 740 voos.

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DA LATAM

Mais eficiente e competitiva, a LATAM tem investido de forma sustentável na ampliação de sua malha aérea e opera atualmente a maior rede de voos da sua história no Brasil, com operações para mais de 50 aeroportos do País. No mercado internacional, é a empresa aérea que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior. Somente em 2023, recebeu no mercado brasileiro 15 das 17 novas aeronaves entregues pelos fabricantes ao Grupo LATAM.

Como consequência, a LATAM lidera o setor aéreo brasileiro (market share) de forma contínua desde 2021, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), ultrapassando atualmente a marca de 40% de participação de mercado.

Em 2024, a companhia continua ainda mais comprometida com a democratização da aviação no Brasil, prevendo a chegada de mais 14 aviões e um novo crescimento de 8% a 10% na sua operação doméstica no País, na comparação com 2023. Na prática, serão adicionados no Brasil mais de 3 milhões de assentos da LATAM neste ano.

Divulgação: cdn.com.br