Marca brasileira de tapioca, açaí e pão de queijo vira parada gastronômica para turistas em NY e Miami – PAUTA

Pedro e Cleo Uchoa, que lideram a TAP

 

Vai para NY ou Miami? Marca brasileira de tapioca, açaí e pão de queijo vira parada gastronômica para turistas e vence prêmio internacional

A experiência do turista brasileiro e estrangeiro nos Estados Unidos agora tem um novo ponto de interesse gastronômico. A TAP – sigla para Tapioca, Açaí e Pão de Queijo – está se consolidando como parada obrigatória em Nova York e Miami para viajantes que buscam sabores brasileiros com identidade, qualidade e apelo contemporâneo.

A TAP combina ingredientes típicos do Brasil com ambientação acolhedora, playlists de música brasileira, atendimento bilíngue e cardápio 100% sem glúten. Turistas têm incluído a marca nos roteiros entre passeios como Central Park, Times Square e Wynwood Walls. A proposta conquistou também o público norte-americano: 88% dos clientes não são brasileiros.

Em 2025, a marca liderada pelos irmãos Pedro e Cleo Uchôa ganhou projeção internacional ao vencer o Perfect Pitch Award, principal prêmio do Fast Casual Executive Summit, o Oscar do setor fast casual nos EUA. Foi a primeira vez que uma marca brasileira levou o título em 25 anos de evento.

Com três unidades em Nova York e uma flagship em Miami, a TAP fechou 2024 com R$ 25,8 milhões (US$ 4,2 milhões) de faturamento e projeta um run rate – estimativa anual com base no desempenho atual – de R$ 36,6 milhões (US$ 6,5 milhões) para 2025. Agora, se prepara para lançar seu programa de franquias em 2026, abrindo oportunidade para investidores brasileiros e estrangeiros, no mercado americano.

 

Crédito/Foto: Divulgação

 

As lojas da TAP têm visual contemporâneo com elementos de brasilidade, grafites originais, iluminação acolhedora e mesas que incentivam permanência e convivência. O cardápio é composto por tapiocas preparadas na hora, bowls de açaí da Amazônia com frutas frescas, pão de queijo mineiro com receita própria, smoothies e cafés especiais, todos sem glúten, atendendo à crescente demanda por alimentação saudável e inclusiva entre viajantes.

Segundo a Grand View Research, o mercado global de foodservice deve atingir US$ 3,8 trilhões até 2030, impulsionado pelo turismo, conveniência e alimentação com propósito. No segmento fast casual, onde a TAP atua, o crescimento projetado é de 10,6% ao ano até 2027².

“Queremos que a TAP seja um lugar em que o turista se sinta acolhido, com comida afetiva, atendimento humano e ambiente que valoriza nossa cultura”, afirma o CEO da TAP, Pedro Uchôa. Para Cleo Uchôa, COO da marca, “é emocionante ver americanos, latinos e brasileiros vivendo uma experiência que vai além do prato: é memória, identidade e conexão.”

Para os próximos anos, a marca vai abrir mais duas lojas próprias e iniciar a expansão por franquias nos Estados Unidos em 2026, com meta de alcançar 20 unidades corporativas até 2030.

 

Endereços das lojas:

Em NY – Upper West Side – 267 Columbus Ave, NY (Ao lado do Central Park) / Midtown – 685 3rd Ave, NY (ao lado da Grand Central) / Astoria – 33-07 Ditmars Blvd, NY (bairro mais diverso dos EUA e com uma gastronomia de alta qualidade) 

Em Miami – Brickell – 1250 S Miami Ave, FL

Mais informações: eattap.co | Instagram: @eat_tap

¹ Grand View Research — Foodservice Market Size, Share & Trends Report, 2024–2030

² Fast Casual Restaurant Market Size Projection 2027 — EIN Presswire

Divulgação: amazonascomunicacao.com.br