O Brasil tem o quinto maior mercado de food service no mundo. Em 2023 as vendas desse mercado alcançaram R$234, 9 bilhões, mas segundo dados da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) cerca de 50% dos restaurantes fecham em até dois anos. Segundo o especialista em negócios gastronômicos, Marcelo Politi, a principal causa de quebras e falências está no amadorismo e na falta de um modelo de gestão. “Donos de restaurante ainda sofrem com a carência de informação, educação e networking neste segmento”, esclarece o empresário.
Mas segundo Politi, os empreendedores do segmento gastronômico estão buscando alternativas para conseguirem driblar os percalços e manterem seus negócios. Um exemplo disso é a procura por cursos de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros na Politi Academy. O mentor relata que de 2022 para 2023 a plataforma online teve crescimento de 430% e um salto de R$ 1,8 milhão para R$ 9,2 milhões, em faturamento. Para 2024, a previsão é chegar na casa dos R$ 25 milhões.
Marcelo Politi atua na formação de empreendedores independentes, ou seja, aqueles que não pertencem a nenhuma cadeia de franquia e hoje representam 77% do total das operações no Brasil. “O que ensino na Politi Academy nada mais é do que o que vivi e senti na pele em mais de 30 anos de história”, explica o empresário responsável por trazer as operações do Hard Rock Café e a primeira turnê do Circo de Soleil para o Brasil.
Segundo dados da ABIA (Associação Brasileira de Indústria Alimentícia) são 38 mil empresas do setor que geram 1,97 milhão de empregos formais e informais no Brasil e 7,9 milhões de empregos indiretos. Cerca de 27,6% das vendas da indústria do mercado interno são para atender as operadoras de bares, restaurantes, padarias e outros estabelecimentos ou negócios de alimentação fora de casa. “Por trás disso, existe um exército de empreendedores que procuram por capacitação para fazer essa roda girar”, completa.
Sobre Marcelo Politi – formado em hotelaria e gastronomia pela Ecole des Roches (Association Suisse d’Hôtellerie), na Suiça e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Aos 29 anos, foi o primeiro executivo contratado como diretor de Marketing pela rede de hotéis francesa Sofitel no Brasil. Foi responsável pela implantação e gestão das operações do Hard Rock Café no Brasil e gerenciou mais de 500 funcionários. O empresário é fundador da Politi Academy, uma empresa focada em trazer lucro, controle e crescimento para donos de negócios de alimentação, por meio de cursos de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros que envolvam um negócio que tenha comida como serviço.