MICE Experience Rio 2025 reúne líderes para refletir sobre inovação, propósito e criatividade na indústria de eventos

Crédito/Foto: Divulgação

 

Manhã de 7 de outubro foi marcada por palestras inspiradoras de Fábio Gandour e Luis Justo, que conectaram tecnologia, propósito e repertório à experiência do cliente

Promovido pela Resorts Brasil no Marriott Courtyard Barra da Tijuca, o MICE Experience Rio 2025 reuniu gestores de resorts, agências e especialistas em hospitalidade para um encontro dedicado à inspiração, aprendizado e conexões estratégicas. Durante a manhã de 7 de outubro, o evento abordou o papel da inovação, da liderança criativa e da construção de experiências autênticas no segmento de eventos corporativos.

“O MICE Experience é uma iniciativa que ocorre em São Paulo e Rio de Janeiro, fortalecendo a presença da Resorts Brasil junto aos organizadores de eventos, importantes propulsores do nosso setor. Esse contato direto é essencial para ampliarmos conexões, inspirarmos novas práticas e valorizarmos o papel dos resorts na cadeia do turismo corporativo”, destacou Marcelo Picka Van Roey, Presidente do Conselho da Resorts Brasil.

A programação teve início com a palestra “Liderança Criativa na Indústria de Eventos”, conduzida por Fábio Gandourcientista e referência em inovação. Ele provocou a plateia com uma reflexão sobre o poder da linguagem como instrumento essencial para transformar ideias em ação: “A melhor [senão a única!] forma de construir, capturar, armazenar e distribuir o que a inteligência é capaz de criar é a linguagem. Ela pode ser escrita, falada, desenhada, cantada ou gritada, não importa.”

A partir dessa premissa, Gandour mostrou que a inovação nasce da comunicação e do repertório simbólico de cada indivíduo, e que a clareza do propósito é o elo entre pensamento, linguagem e ação. Em tom dinâmico e instigante, convidou os gestores presentes a refletirem sobre como comunicam suas visões e constroem experiências que unem técnica, sensibilidade e propósito. “A inovação não está apenas em criar algo novo, mas em dar novo significado ao que já existe. É sobre enxergar o óbvio com um olhar diferente.”

Segundo o pesquisador, a verdadeira inovação nasce do encontro entre curiosidade, empatia e coragem. “Inovar é um verbo coletivo. Sozinho, você até tem ideias, mas é com o outro que você constrói impacto.”

Na sequência, Luis JustoCEO do Rock in Rio, apresentou o painel O Futuro dos Eventos: Experiência, Tecnologia e Hospitalidade”, no qual compartilhou os bastidores de uma das marcas mais admiradas do entretenimento global. Justo destacou que as inovações mais relevantes nascem de dois pilares, necessidade e propósito, ilustrando com cases emblemáticos como a criação dos dutos subterrâneos de cerveja em 1985 (inovação por necessidade) e a iluminação da plateia (inovação por propósito), que transformou para sempre a forma como o público participa de grandes shows.

Ao relacionar tecnologia e cultura organizacional, ressaltou que a tecnologia se tornou uma commodity, e que o verdadeiro diferencial está em ampliar repertório, definir claramente a proposta de valor e exercer a curadoria das experiências: “Ampliar repertório, definir claramente sua proposta de valor e exercitar a curadoria são os caminhos para inovar com propósito e coerência”, afirmou.

Justo também apresentou exemplos de aplicação de inteligência artificial e ferramentas criativas nos festivais, reforçando que o uso dessas tecnologias deve servir à criatividade humana, não substitui-la. “A pessoa que dominar as ferramentas e tiver a capacidade de sonhar será aquela que vai se destacar. A tecnologia é um meio; o propósito, o norte.”

Justo reforçou que a inovação exige não apenas criatividade, mas também coragem para sair da zona de conforto, assumir riscos e transformar ideias em ações concretas. Ao relacionar propósito, repertório e experiência, destacou que inovar é um ato de liderança e que líderes visionários são aqueles que unem técnica, sensibilidade e ousadia. “É curioso que a coragem física seja tão comum no mundo, mas a coragem moral seja tão rara.”, disse Justo ao citar o escritor Mark Twain.

“Falar sobre inovação é falar sobre pessoas, sonhos e coragem. Cada gestor tem um repertório único, uma proposta de valor que precisa ser traduzida em experiências que encantem e inspirem. A palestra foi um convite para refletirmos sobre como unir propósito, criatividade e ação para construir algo que gere significado real para nossos públicos.”, finalizou Luis Justo.

Para Aline Curti, Coordenadora de Feiras e Eventos da Resorts Brasil, o encontro reforça a proposta da associação de inspirar o mercado por meio de conteúdo relevante e conexões qualificadas. “Nosso propósito é promover experiências transformadoras que inspirem gestores e estimulem novas formas de pensar. Trazer nomes como Fábio Gandour e Luis Justo é uma forma de provocar reflexões e fortalecer o papel dos resorts brasileiros como protagonistas no segmento MICE”, destacou.

A programação se estendeu até as 14h, com um almoço de networking e uma rodada de conexões entre gestores e resorts associados, consolidando o propósito do MICE Experience Rio 2025: inspirar, gerar negócios qualificados e fortalecer relacionamentos estratégicos no mercado de eventos corporativos e hospitalidade.

Resorts Participantes:

  1. Armação Resort
  2. Costão do Santinho Resort, Golf & Spa
  3. Cyan Resort by Atlantica
  4. Enotel Porto de Galinhas
  5. Fazzenda Park Resort
  6. Grupo Aviva
  7. Grupo Bourbon Hospitalidade
  8. Grupo Club Med
  9. Grupo Hot Beach Parques & Resorts
  10. Grupo Tauá de Hotéis e Resorts
  11. Grupo Wish Hotels & Resorts
  12. Hotel Jequitimar Guarujá Resort & Spa by Accor
  13. Japy Golf Resort Hotel
  14. Jurema Águas Quentes
  15. Le Canton
  16. Mabu Thermas Grand Resort
  17. Malai Manso Resort Yacht Convention & Spa
  18. Mavsa Resort Convention & Spa
  19. Novotel Itu Golf & Resort
  20. Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention
  21. Resort Arcobaleno
  22. Tivoli Ecoresort Praia do Forte
  23. Transamerica Resort Comandatuba
  24. Vale Suíço
  25. Villa Rossa

Divulgação: anagrama.com.br