Nota: Beach Park recebe comenda Transformando Vidas e Selo IEP por práticas sustentáveis

Murilo Pascoal (CEO Beach Park) e Márcio Moreira, diretor-Executivo do IEP — Créditos Carmélio Lima

 

O CEO do Beach Park, Murilo Pascoal, foi homenageado com a comenda Transformando Vidas pelo Instituto de Educação Portal (IEP). A honraria é dedicada a personalidades do Ceará que promovem a sustentabilidade e justiça social. A entrega ocorreu durante a 17ª edição do Fórum IEP de Sustentabilidade, realizado nos dias 12 e 13 de setembro, no Shopping RioMar Fortaleza. “É uma felicidade grande receber esse prêmio. A gente não está em uma ilha fechada. Precisamos ajudar o mundo e as pessoas a evoluírem”, frisou o CEO na ocasião.

Durante o evento, que contou com uma palestra sobre ‘Boas Práticas de Sustentabilidade Ambiental’ realizada pela supervisora de sustentabilidade do Beach Park, Manuela Fonteles, a empresa ainda foi agraciada com o Selo IEP, que reconhece marcas parceiras que se destacam com suas iniciativas de impacto sobre algum dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

O Beach Park também esteve com um stand no evento apresentando as principais práticas sustentáveis do destino turístico. Entre elas os chinelos produzidos a partir de boias inutilizadas do parque aquático. Também foram distribuídas mudas e adubo produzido no Pátio de Compostagem do destino turístico.

“Precisamos construir um futuro onde o crescimento é compartilhado e o bem é coletivo”, destaca Raissa Bisol, gerente de Sustentabilidade do Beach Park, que também esteve presente ao evento. “A prática da sustentabilidade ambiental não é apenas uma escolha consciente, mas um compromisso com o presente e com o futuro”, conclui a profissional.

 

Comitê Lixo Zero e práticas de conservação do meio ambiente

Desde 2022, o Beach Park possui um comitê interno para acompanhar a certificação Lixo Zero, com encontros mensais para monitoramento das ações voltadas para o tema, com participantes voluntários.

Outras práticas rotineiramente realizadas são ações de limpeza do litoral, em que o Beach Park participa em parceria com a Associação Pordunas, Prefeitura de Aquiraz e comunidade local. Em 2023, o Beach Park retirou aproximadamente 1,5 toneladas de resíduos da praia.

 

Gestão Ambiental, compostagem e coleta seletiva

Por meio do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) do empreendimento, que planeja ações, previne e controla impactos significativos sobre o meio ambiente, gerenciando riscos e melhorando continuamente o desempenho ambiental e a produtividade do Beach Park, e com o apoio de parceiros, são desenvolvidas ações sustentáveis em todo o destino, envolvendo a escolha de fornecedores, manutenção de estação de tratamento de esgoto e água e tratamento dos resíduos sólidos, entre outras.

No primeiro semestre, o Beach Park inaugurou seu primeiro Pátio de Compostagem. O espaço conta com 600 metros quadrados e tem capacidade inicial para receber diariamente 3,5 toneladas de resíduos orgânicos oriundo das atividades de todo destino (Aqua Park, Vila Azul do Mar, Restaurante de Praia, Parque Arvorar e a Rede Hoteleira) assim como de produzir aproximadamente 518 toneladas de composto orgânico ao ano.

Divulgação: indexconectada.com.br