O desafio de crescer sem perder a essência: como a Levitare preserva a tradição da burrata na expansão de sua produção

Crédito/Foto: Divulgação

 

Feita 100% com leite de búfala, sem misturas, a versão original do queijo entrega mais sabor, cremosidade e qualidade nutricional

A palavra ‘Mozzarella’, originária da região italiana da Campânia, designa queijos feitos exclusivamente com leite de búfala. Cremosa e rica em sabor, essa iguaria se tornou essencial na gastronomia brasileira, mas nem todas as versões no mercado são autênticas. Comprometida com a tradição italiana, a Levitare preserva o termo em seus produtos e garante um queijo puro, sem aditivos e de alta qualidade.

Nos últimos anos, a busca por produtos mais naturais e de alta qualidade tem impulsionado a valorização da ‘mozzarella’ 100% de leite de búfala no Brasil. “O consumidor está cada vez mais atento à origem dos alimentos e entende que um produto puro entrega mais sabor e benefícios nutricionais”, afirma Denise Nakid, CEO da Levitare.

A empresa acompanha essa valorização e, para atender à crescente demanda, trouxe ao Brasil a primeira máquina de burrata do país e já está adquirindo a segunda. A mudança permitiu escalar a produção sem perder as características essenciais do produto artesanal, como a casca fininha, a alta cremosidade e a tradicional “cabeça” da burrata.

Esse movimento segue uma tendência global: na Itália, a produção também passou por esse processo de modernização. Atualmente, existem apenas 300 máquinas desse tipo no mundo, e a marca já conta com uma delas, reforçando sua posição de destaque no mercado brasileiro.

A empresa, que está há 25 anos no mercado, se destaca por um portfólio diversificado com mais de 50 produtos e embalagens originais e inspiradoras. Um dos segredos para garantir o sabor e a qualidade da mozzarella é o uso de um fermento exclusivo italiano, que respeita os métodos tradicionais de produção.

Além disso, a marca faz parte do Programa Pró Búfala, que estabelece rígidos critérios de qualidade para os produtores parceiros, garantindo um leite puro e de alto padrão. Atualmente, a Levitare conta com uma rede de 300 fornecedores, que transformaram o leite de búfala em uma das mais importantes economias do Vale do Ribeira – SP.

“O leite de búfala tem características muito específicas: é mais rico em proteínas, cálcio e gorduras boas, o que garante uma textura mais macia, sem necessidade de aditivos”, acrescenta Denise. “Por outro lado, quando há mistura com leite de vaca, a textura e o sabor mudam completamente. Além disso, o leite de búfala é do tipo A2A2, ou seja, não contém a beta-caseína A1, que pode estar associada a desconfortos digestivos em algumas pessoas.”

A produção desse tipo de leite segue um ritmo mais lento e criterioso. Diferente das vacas leiteiras, as búfalas produzem menos leite, o que exige maior atenção ao processo produtivo. No entanto, o resultado compensa: uma ‘mozzarella’ mais nutritiva, de textura delicada e que derrete na boca – seja na tradicional Caprese, na pizza ou em massas.

 

Sobre Levitare

Fundada em 2000, a Levitare é uma empresa familiar reconhecida pela fabricação de produtos 100% elaborados com leite de búfala. A produção segue técnicas italianas, o que levou a marca a preservar a tradição, utilizando a grafia original e chamando seus queijos de “mozzarella”. A empresa adota rígidos critérios de seleção do leite e trabalha com cerca de 300 produtores, destacando-se pela qualidade e pioneirismo. Foi a primeira marca nacional a lançar o requeijão cremoso, em 2008, e a linha Zero Lactose de queijo de búfala, em 2016. Sempre comprometida com a autenticidade e simplicidade, a Levitare mantém uma fábrica no Vale do Ribeira (SP) e está presente nas principais redes de supermercado de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Amazonas. Seu portfólio conta com mais de 50 tipos de produtos, além de garantir a rastreabilidade de todo o processo produtivo.

Divulgação: rpmacomunicacao.com.br