“Quando você pensa em gestão de receitas, qual é o primeiro departamento que vem à mente?”
Se você for como a maioria na indústria hoteleira, associará o gerenciamento de receitas apenas aos gerentes de receitas e à equipe de gerenciamento de receitas; no entanto, a realidade é uma história muito diferente: a gestão de receitas é na verdade muito importante (e tem benefícios diferentes, mas igualmente importantes) para a liderança em todos os departamentos, incluindo proprietários/operadores de hotéis, gerentes/gerentes gerais de hotéis e, até mesmo, a recepção Gerente.
Surpreso? Não se preocupe, vou explicar…
A gestão de receitas é, em sua essência, a prática de analisar e prever a demanda do consumidor para otimizar o estoque de quartos e os preços dos quartos para maximizar as reservas e o crescimento das receitas. Numa gestão estratégica de receitas eficaz, o seu objetivo é não só preencher os quartos, mas também maximizar a rentabilidade de cada reserva, tanto nas épocas de pico como fora de pico.
Uma estratégia de gestão de receitas é mais eficaz se for aplicada em todos os departamentos da equipa comercial (incluindo marketing, vendas e gestão de receitas), além de ser apoiada pelo proprietário/operador, gestor do hotel e gestor da recepção. Todos estes departamentos internos devem ser investidos na garantia do sucesso financeiro do hotel, pois todos têm um impacto direto na obtenção do sucesso; como tal, é importante compreender os principais benefícios da gestão de receitas para cada uma destas funções, para compreender o que podem fazer para maximizar o ROI dos esforços estratégicos de gestão de receitas da propriedade e, como resultado, a sua rentabilidade a longo prazo.
Então, vamos examinar os principais benefícios da gestão de receitas para cada posição e como ela pode ser aproveitada para aumentar a lucratividade geral da propriedade…
OS BENEFÍCIOS DA GESTÃO DE RECEITAS PARA PROPRIETÁRIOS/OPERADORES DE HOTÉIS
Há muitos benefícios em implementar uma prática de gestão de receitas baseada em dados numa propriedade, especialmente para os proprietários/operadores que são responsáveis por garantir que o hotel permanece financeiramente viável.
Aumente os resultados financeiros
Ao analisar os padrões de procura, o RMS de um hotel pode atualizar os preços para preencher mais quartos com a tarifa mais elevada possível, melhorando tanto a ocupação como a ADR. Ao encontrar o equilíbrio adequado entre preço, procura do mercado e expectativas dos hóspedes, os hotéis podem aumentar as reservas online e melhorar a experiência dos hóspedes. Está provado que o aumento da satisfação dos hóspedes pode levar à repetição de negócios e a mais avaliações positivas, o que comprovadamente aumenta o valor percebido da propriedade, permitindo à propriedade aumentar a sua ADR ao longo do tempo.
Mas aqui vai uma advertência importante… um RMS é fundamental para o sucesso de uma propriedade no cenário altamente competitivo de hoje, mas há outro factor importante a considerar, que é essencial para uma gestão óptima das receitas: o elemento humano.
A equipe de um hotel desempenha um papel crucial na interpretação, contextualização e execução dos insights gerados pelo RMS. Para ser mais eficaz, a formação do pessoal nos princípios de gestão de receitas vai além dos elementos operacionais; proprietários e operadores de hotéis devem criar uma cultura de gestão de receitas que priorize. Quando todos os membros da equipa compreendem e abraçam a importância da gestão de receitas, podem contribuir coletivamente para os objetivos de otimização de receitas do hotel e maximizar o ROI das atividades de gestão de receitas da propriedade.
Permanecer competitivo
Os sistemas de gestão de receitas fornecem dados de benchmarking que permitem aos hoteleiros comparar o seu desempenho com o seu conjunto de concorrentes, o que é crucial para identificar vantagens competitivas e áreas que necessitam de melhorias na estratégia operacional e de preços de uma propriedade.
Permite melhores decisões de liderança estratégica
A gestão de receitas também pode informar decisões estratégicas mais amplas de liderança, como expansões de hotéis, renovações, ofertas de serviços e programas de formação de pessoal.
OS BENEFÍCIOS DA GESTÃO DE RECEITAS PARA GERENTES DE HOTEL
Para gerentes de hotéis (ou gerentes gerais), um conhecimento profundo da gestão de receitas é fundamental para impulsionar o crescimento das receitas, garantir a satisfação dos hóspedes e alcançar rentabilidade a longo prazo.
Previsão e previsão de demanda
A gestão eficaz das receitas baseia-se na capacidade de prever com precisão a procura futura. Existem duas maneiras de prever a demanda futura: análise manual de tendências de reservas passadas e atuais, condições de mercado e fatores externos (como eventos ou feriados) ou usando tecnologia de precificação automatizada que fará toda a coleta e análise de dados automaticamente, em tempo real. tempo, liberando o Gerente do Hotel para focar sua atenção na tomada de decisões estratégicas e na melhoria da experiência do hóspede. Obviamente, esta última é uma utilização muito mais eficaz do tempo do Gestor de Hotel, uma vez que a análise manual dos dados é demorada e está sujeita a erros humanos.
Segmentação de mercado e otimização de preços
Um aspecto crucial da gestão de receitas é identificar os segmentos de mercado mais comuns que constituem os hóspedes de uma propriedade. Cada segmento tem comportamentos de reserva e sensibilidades de preço únicos, pelo que os gestores de hotéis precisam de compreender cada segmento e como melhor definir as suas tarifas para atrair os segmentos mais rentáveis da propriedade, otimizando a ocupação e a ADR.
Distribuição e gerenciamento de canais
A visibilidade de um hotel em vários canais de distribuição é crítica, pois terá impacto direto na rentabilidade da propriedade a longo prazo; o conhecimento da análise custo-benefício de cada canal e como aproveitá-los para obter a máxima exposição e rentabilidade é essencial para o sucesso de um Gestor de Hotel na gestão de receitas.
A Arte da Hospitalidade
Um gerente de hotel deve compreender como os preços impactam a percepção do hóspede sobre sua experiência geral para desenvolver estratégias de gestão de receitas que tragam novos negócios e garantam que cada hóspede tenha a experiência de estadia ideal. Para conseguir isso, os gerentes de hotel devem usar os dados dos hóspedes (do CRM) para personalizar as experiências dos hóspedes, criar promoções direcionadas com base na demanda atual do mercado e construir programas de fidelidade que impulsionem novos negócios e atraiam novos clientes através do boca-a-boca positivo.
OS BENEFÍCIOS DA GESTÃO DE RECEITAS PARA GERENTES DE FRONT DESK
O Front Desk Manager é uma figura central em um hotel porque garante a melhor experiência do hóspede e tem a tarefa de maximizar a eficiência operacional. Quando se lembra que a gestão de receitas é uma abordagem estratégica que não só aumenta a rentabilidade, mas também aumenta significativamente a satisfação dos hóspedes, fica fácil compreender que as atividades de gestão de receitas devem estar interligadas com as funções e responsabilidades de um Gestor de Recepção, uma vez que acabará por elevar a experiência do hóspede e, como tal, melhorar a rentabilidade geral do hotel a longo prazo.
Preços dinâmicos: uma vantagem para hóspedes e hotéis
Uma preocupação comum para muitos hoteleiros (especialmente os gerentes de recepção) é que os hóspedes ficarão chateados e se sentirão “enganados” se um hotel implementar preços dinâmicos, mas isso não é correto. Um estudo de 2023 da Universidade ZHAW sobre hotéis que utilizam a solução de preços automatizados da RoomPriceGenie provou que a satisfação geral dos hóspedes realmente aumentou após a implementação da solução, mostrando que os preços dinâmicos são uma estratégia de gestão de receitas muito positiva, tanto para a rentabilidade geral dos hotéis como para a satisfação dos hóspedes.
Previsão Eficaz = Planejamento Operacional Mais Eficaz
Outra parte importante da gestão de receitas moderna é a previsão, na qual a procura futura é prevista com base em dados históricos, tendências actuais de reservas, análise de mercado e outros factores externos, como eventos locais, condições económicas, variações sazonais, etc. Gerente de Recepção, pois pode ajudá-los a tomar decisões melhores e baseadas em dados sobre questões importantes, como pessoal, horários de limpeza, contratação, etc. tempos de espera e melhorar a qualidade do serviço.
Melhor compreensão dos comportamentos e necessidades dos hóspedes em viagens
A gestão de receitas requer uma compreensão profunda dos segmentos de mercado e do comportamento dos hóspedes e, ao utilizar esta informação, os Gestores de Recepção podem definir expectativas mais precisas para os hóspedes e comunicar de forma mais eficaz. Seja explicando o raciocínio por trás das tarifas dos quartos ou definindo as expectativas corretas sobre disponibilidade e serviços, a comunicação informada promove a confiança e melhora a satisfação geral dos hóspedes.
O Front Desk Manager também pode utilizar esses dados para oferecer experiências personalizadas aos hóspedes; seja reservando automaticamente um hóspede que retorna para seu tipo de quarto preferido ou deixando uma garrafa de vinho tinto (seu favorito) no quarto para agradecê-lo por seu negócio contínuo, esse nível de personalização ajuda muito a fazer com que os hóspedes se sintam valorizados e compreendidos.
Como você pode ver, cada uma dessas três funções é essencial para o sucesso da estratégia de gestão de receitas de uma propriedade.
Portanto, desafio todos os gerentes de hotel, proprietários/operadores e gerentes de recepção a tomarem a medida mais importante necessária para preparar sua propriedade para o sucesso futuro: implementar tecnologia de precificação automatizada em sua propriedade para apoiar a implementação de gerenciamento estratégico de receitas baseado em dados. em sua propriedade hoje.
Não há absolutamente nada a perder e tudo a ganhar!
Quer saber mais sobre os benefícios da gestão de receitas para proprietários/operadores de hotéis, gerentes de hotéis e gerentes de recepção? Baixe nosso guia gratuito aqui 👇
Sobre RoomPriceGenie
RoomPriceGenie é a maneira mais fácil de garantir que seus quartos tenham o preço certo, todas as noites. Criado especificamente para o hoteleiro independente, o RoomPriceGenie é rápido de implementar, intuitivo de usar, simples de entender e totalmente transparente. Opte por não intervir, deixando a plataforma atuar como um gerenciador de preços sempre ativo ou entre e controle seu preço manualmente. De qualquer forma, RoomPriceGenie economizará seu tempo comparando suas taxas com o conjunto competitivo e garantirá que você nunca deixe dinheiro na mesa. Num mundo incerto, é com a receita que você pode contar.
Saiba mais sobre RoomPriceGenie em www.roompricegenie.com.