
Porto Belo (SC), com salto de 72% na população, investe em fibra óptica para conectar 80 mil novos moradores. Crédito Prefeitura de Porto Belo
O município do Litoral Norte catarinense vive um boom migratório e projeta triplicar de tamanho na próxima década. A Unetvale, que atende metade das residências, reforça a malha de fibra óptica e prioriza o atendimento humanizado para atender a demanda acelerada por serviços essenciais.
Dezembro de 2025 – O ritmo de crescimento populacional de Porto Belo, no litoral norte de Santa Catarina, transformou o município em um estudo de caso sobre a necessidade de investimento em infraestrutura. Em uma década, a população da cidade aumentou 72,2% (passando de 16.083 habitantes em 2010 para 27.688 em 2022, segundo o IBGE). A mais recente estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística projeta 31.557 habitantes em 2025, o que representa um crescimento adicional de cerca de 14% em relação ao último Censo.
O avanço demográfico, pelo fenômeno imobiliário, tende a se intensificar: a projeção é de que mais de 80 mil novas pessoas passem a viver em Porto Belo nos próximos anos, o que exige um planejamento maciço em serviços essenciais, como internet de alta velocidade. Responsável por atender 50% das residências da cidade, a Unetvale, um dos principais provedores catarinenses, já investe na expansão e melhoria de sua rede de fibra óptica para atender a nova população.
“Nosso plano para Porto Belo visa oferecer qualidade na conexão, atendimento humanizado e proximidade com o território. Do ponto de vista técnico, estamos ampliando a malha de fibra óptica e reforçando os pontos de distribuição para acompanhar o aumento de tráfego que vem com novos prédios e novos loteamentos planejados. Nosso objetivo é garantir alta estabilidade e uma capacidade de expansão rápida”, explica Jucilene Serpa, CEO e sócia da Unetvale.
A Unetvale, que tem 28 anos de atuação e presença em dez cidades catarinense, aposta em um modelo de atendimento humanizado e ágil, com base física em Porto Belo, para garantir: equipes técnicas e de suporte locais, além de prazos curtos de instalação, fator decisivo para famílias e executivos que migram de outros centros urbanos.