
Crédito/Foto: Divulgação
Principais hotéis do Rio celebram os bons ventos para o turismo receptivo carioca no tradicional almoço do HotéisRIO com os hotéis cinco estrelas
HotéisRIO e ABIHRJ reuniram diretores e gerentes gerais dos hotéis cinco estrelas cariocas para a celebração dos resultados de 2025. O encontro festivo, no Salão Azul do Copacabana Palace, foi marcado pelo otimismo dos empresários e executivos, além do compartilhamento de algumas novidades para o próximo ano.
A chegada da bandeira Four Seasons à cidade, assumindo o grande hotel do Leblon, conhecido durante décadas como Marina Palace, foi comemorada. Afinal, a ampliação de operadoras internacionais aumenta a presença do Rio nas vitrines dos principais mercados emissores. A previsão de inauguração é em 2029.
A expectativa de ocupação dos hotéis do segmento cinco estrelas na virada de ano é de 98%, com mais estrangeiros do que brasileiros assistindo ao Réveillon carioca nos principais camarotes de Copacabana. As reservas têm se confirmado em torno de 70% de turistas internacionais, liderado pelos argentinos, e 30% de brasileiros, em especial paulistas.
Outra boa notícia comemorada no encontro foi o recente anúncio do governador Cláudio Castro sobre o reforço da segurança pública nas principais áreas de interesse turístico da capital.
O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, fez um balanço do ano e comentou sobre as principais pautas da categoria, como a equiparação em relação às plataformas de vendas de hospedagens, a luta por melhores condições de segurança e por ações de divulgação nos principais mercados emissores. “Trabalhamos em parceria com o poder municipal e estadual, por meio das secretarias de Turismo, promovendo ações de divulgação do Rio de Janeiro nos mercados estratégicos, contribuindo diretamente para o aumento do fluxo de visitantes ao Rio. Também investimos de forma constante na qualificação da mão de obra, realizando encontros técnicos, fóruns estratégicos e ações de capacitação. Em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, realizamos as feiras de empregabilidade “Trabalha Rio Hotéis”, que já atenderam mais de 2 mil pessoas em busca de oportunidades no setor”, ressaltou Lopes.