PROWINE SP 2024 – Bebida coreana queridinha no mundo estará em destaque pela primeira vez na feira

Crédito/Foto: Divulgação

 

Este é o primeiro ano da Coreia do Sul na feira, que traz consigo o famoso Soju. A estreia celebra a diversidade global e as novas tendências no mercado de bebidas; evento terá uma seção dedicada à exposição de destilados do mundo todo

Para a edição de 2024, a ProWine São Paulo já conta com expositores e produtos de aproximadamente 30 países, um recorde histórico para a feira, mas o que tem chamado a atenção é a estreia de algumas nações, entre elas Geórgia, Japão e Coreia do Sul. Esta última será representada pela Applease Korea Brewery, cujo portfólio traz o Soju, a icônica bebida coreana que tem conquistado paladares ao redor do mundo.

Muito apreciado na Coreia, o Soju é um destilado conhecido por sua suavidade e versatilidade, sendo consumido tanto puro quanto em coquetéis. A presença de um produtor de Soju na ProWine São Paulo não só reflete a crescente popularidade dessa bebida fora da Ásia, mas também indica a abertura do mercado brasileiro e latino-americano para novas experiências e tendências globais.

Criado durante a dinastia Goryeo, no século XIII, o Soju é tradicionalmente destilado a partir de arroz, embora outras bases também possam ser usadas. Com um teor alcoólico que varia entre 16% e 25%, é notoriamente suave, tornando-o acessível a diversos consumidores. Apesar de ser a bebida mais consumida na Coreia do Sul por séculos, ultrapassou fronteiras e tornou-se um fenômeno global, em parte graças à influência da cultura pop coreana, que inclui K-pop, doramas e gastronomia.

 

Conhecendo a Applease

A Applease, que opera um pomar de maçãs há gerações na Coreia do Sul, iniciou pesquisas na década de 1970 com a crença de produzir o vinho da mais alta qualidade com maçãs locais coreanas, inspirados pelo Calvados, uma aguardente de maçã da França. Entre as bebidas da marca estão o Soju com sabor de frutas, Be:gin19 (licor), APISODE Apple Cider e Sangria.

“O que torna os nossos produtos especiais é a gestão excepcional de matérias-primas. Todos são feitos com maçãs coreanas, que vêm de um pomar familiar de gerações com experiência coletiva. Após 15 anos de estudo, desenvolvemos nosso próprio método de fermentação, combinando a fermentação tradicional coreana em Onggi com o método clássico de fermentação de vinho de maçã. Todos os produtos da Applease Korea são produzidos com o método de maturação em Onggi – uma cerâmica tradicional coreana”, explica o gerente da marca, Dixon Ju.

Em relação à participação da empresa na ProWine São Paulo, o executivo antecipa que os visitantes podem esperar o contato com a cultura coreana autêntica, em termos de bebidas.

 

Seção exclusiva para destilados é uma das atrações da ProWine São Paulo

Uma das novidades da ProWine São Paulo 2024 é a criação de espaço dedicado a destilados. A ProSpirits, sucesso na ProWein em Düsseldorf, na Alemanha, promete uma imersão nesse universo a partir da exposição de grandes marcas e representará não apenas uma feira comercial, mas um local onde fabricantes, distribuidores e conhecedores do mercado se reunirão para explorar as últimas tendências, clássicos favoritos e criações exclusivas.

Os visitantes podem esperar não só uma variedade de bebidas, mas também a experiência dos fabricantes, que apresentarão as suas melhores seleções, desde sojus, whiskies, gins e licores. A cachaça, destilado genuinamente brasileiro, também terá presença garantida.

“Os destilados correspondem a 12% do faturamento total de bebidas alcoólicas no Brasil. Há uma vasta oportunidade de crescimento nessa categoria, especialmente quando comparada a países com características de mercado semelhantes. Na Alemanha, por exemplo, onde a cerveja domina as preferências, assim como aqui, os destilados representam 20% do mercado. No Chile, renomado pela produção de vinhos, as bebidas destiladas correspondem a 21% das vendas”, fala a diretora da ProWine São Paulo, Malu Sevieri.

Diante desse panorama, é totalmente possível que o Brasil alcance esse mesmo nível nos próximos anos, capturando assim uma fatia maior desse mercado. Se a categoria de destilados no país conseguir alcançar a mesma proporção que tem no Chile, isso poderia resultar em um potencial de faturamento superior a R$ 40 bilhões.

 

ProWine São Paulo 2024

A ProWine São Paulo acontecerá de 1º a 3 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP e é um spin-off da ProWein de Düsseldorf, na Alemanha. Desde sua estreia, em 2019, tem proporcionado uma experiência única, reunindo os principais players da indústria durante três dias para geração de negócios, lançamentos, networking e compartilhamento de conhecimentos.

O evento é uma realização conjunta da Emme Brasil, Messe Düsseldorf e Inner Group.

As inscrições para visitantes estão abertas e são gratuitas a profissionais do setor. Garanta sua participação aqui.

Divulgação: emmebrasil.com.br