Resorts Brasil promove o 1º Encontro de Gestores de A&B


Primeira edição reúne 40 gestores para debater desafios, tendências e estratégias da área de Alimentos & Bebidas

A Resorts Brasil realizoi, nos dias 17 e 18 de setembro, o 1º Encontro de Gestores de Alimentos & Bebidas, reunindo 40 profissionais de empreendimentos associados. O encontro teve como objetivo promover trocas de experiências, apresentar tendências de consumo e fortalecer a área de A&B como pilar estratégico da hospitalidade, contando com o apoio da Seara, da Equipotel e do Grupo R1.

O encontro foi aberto por Marcelo Picka Van Roey, Presidente do Conselho da Resorts Brasil, em um momento marcante para os gestores presentes. “O setor de alimentos e bebidas é um dos pilares centrais da experiência do hóspede. Este encontro inaugura um espaço permanente de troca e aprendizado, que certamente contribuirá para elevar o padrão de excelência dos resorts brasileiros.”

Para Felipe Castro, Vice-Presidente de Operações da Resorts Brasil, o encontro é um marco de integração: “A maior riqueza deste evento está na troca entre os gestores. Gastronomia representa de 30% a 50% da receita de um resort e é um dos principais definidores de escolha do hóspede. Precisamos discutir como entregar experiências únicas, com qualidade e custo equilibrado, e sair daqui melhores e mais conectados.”

Na sequência, Tales Matzenbacher, do Hilton Worldwide, refletiu sobre a complexidade de grandes operações. “Gerir A&B em larga escala exige processos sólidos, capacidade de inovação e, sobretudo, uma liderança próxima das equipes. Só assim é possível garantir consistência e qualidade na experiência do hóspede.”

Marcelo Traldi, do Senac, apresentou tendências e insights sobre comportamento e consumo. “O cliente de hoje é mais exigente e busca experiências gastronômicas alinhadas a saúde, bem-estar e sustentabilidade. Entender essas tendências é fundamental para transformar resultados.”

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a operação do restaurante O Compadre e interagir com o sócio Marcus Temperani, trocando experiências e conhecendo soluções.

Os sócios do Le Jazz, Paulo Bitelman, Gil Carvalhosa e a Diretora de Operações, Erika Cristine Rocha, compartilharam a trajetória do grupo de gastronomia e mostraram a essência da operação dos restaurantes frente aos principais desafios. “Criamos o Le Jazz para oferecer um bistrô francês acessível, com simplicidade, consistência e ambiente acolhedor. O crescimento do grupo mostra que, quando há clareza de propósito e valorização das equipes, os resultados aparecem naturalmente”, afirmou Bitelman.

Taísa Krueder, CEO do grupo Clara Resorts, apresentou o conceito de turismo regenerativo como vetor de crescimento. “Mais do que reduzir impactos, precisamos deixar legados positivos. Cada resort tem o potencial de regenerar territórios e fortalecer comunidades, agregando valor para hóspedes e para a sociedade.”

O painel “Operar com excelência & rentabilidade” reuniu Felipe Castro (Grupo Tauá), Marcio Muller(Transamérica Comandatuba), Paulo Bitelman e Gil Carvalhosa (Le Jazz) e Aline Vecchi (Wish Natal Resort), promovendo um debate sobre como conciliar a qualidade da experiência com a busca por resultados. “Equilibrar experiência e resultado financeiro é o nosso maior desafio. Eventos como este permitem encontrar soluções coletivas e sustentáveis”, afirmou Aline Vecchi.

O primeiro dia terminou com um encerramento inspirador de Arri Coser, empreendedor da NB Steak e Maremonti, que compartilhou sua trajetória na gastronomia brasileira. “Inovar, persistir e transformar desafios em oportunidades sempre fizeram parte da minha trajetória. É gratificante compartilhar essa experiência e mostrar que, com visão estratégica, é possível construir marcas sólidas e inspiradoras.”

O segundo dia do evento foi marcado por discussões relacionadas a processos. O Professor do Insper, Fábio Tescari, abordou como a Gestão da Cadeia de Suprimentos pode ser um pilar estratégico para evolução da experiência do cliente. Marcelo Traldi (Senac) e Rodrigo Malfitani (Leila) finalizaram as apresentações com a apresentação do case do Leila, além de uma dinâmica com os participantes para construção de soluções coletivas para os desafios individuais.

O encerramento do evento foi com uma experiência e visita técnica no Ráscal Itaim, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer pilares importantes da operação da rede.

Empreendimentos participantes

Cana Brava All Inclusive Resort • China Park • Costão do Santinho • Grande Hotel Águas de São Pedro • Grande Hotel Campos do Jordão • Grande Hotel de Araxá e Termas • Linx Galeão • Hotel Fazenda Dona Carolina • Hotel Prodigy Santos Dumont • Ipioca Beach Resort • Marupiara Resort • Novotel Itu • Summerville • Tauá Alexânia • Tauá Atibaia • Tauá Caeté • Transamerica Comandatuba • Wish Foz do Iguaçu • Wish Serrano • Wish Natal

Sobre a Resorts Brasil

A Resorts Brasil é uma Associação que representa, desenvolve e promove os resorts brasileiros. Com 77 associados e uma forte presença em todo o país, ela busca impulsionar o setor de turismo nacional, ajudando a ampliar a empregabilidade de mão de obra de cada local e geração de renda, a estimular a educação turística e incentivar a sustentabilidade regional. A Resorts Brasil está comprometida a desempenhar um papel transformador no turismo brasileiro, trabalhando com dedicação os temas de inovação e sustentabilidade que tornarão o setor cada vez mais atrativo e eficaz.

Divulgação: Anagrama Comunicações