Restaurante, eleito um dos 10 melhores do Brasil pelo TripAdvisor, renova o menu para a estação
Chegada do calor e temporada de férias animam os almoços e jantares do Catherine Gramado, hotspot na Serra Gaúcha. O chef Nícolas Heckel apresenta novos sabores para o verão. No novo menu, ingredientes da estação, entradinhas frias, saladas proteicas que valem por uma refeição, opções veganas, pratos mais leves e delicados e sobremesas com frutas tropicais. O restaurante, que completou 2 anos, conquistou recentemente o prêmio Best of the Best do TripAdvisor 2024. É o único gaúcho no ranking dos 10 melhores restaurantes do país. Os locais favoritos dos viajantes pelo mundo foram escolhidos com base em avaliações e pontuações coletadas durante todo o ano na plataforma americana TripAdvisor.
No menu, o chef revisita clássicos, mas com um toque de contemporaneidade e a preferência por ingredientes frescos e locais. Nas entradas, a presença de queijos e a charcutaria regional. Para começar, uma brincadeira agridoce com clássicos franceses, o Steak Tartare et Betteraves (filé mignon temperado com beterrabas defumadas, sorbet de salsinha e azedinhas, pimenta biquinho e rabanetes), Saumon Cru (salmão cru, melancia, água de tomate, flor de sal e pistaches); saladas especiais com proteínas, como Salade Niçoise de Pulpe (polvo grelhado, tomates, azeitonas, batatas, vagens, anchova, azeitonas, folhas e ovo cozido com molho vinagrete). Uma opção vegana delicada e nutritiva, o Mille Feuilles de Betterave (mil-folhas de beterraba levemente defumado, acompanhado de quinoa vermelha, nozes e molho de amêndoas).
As temperaturas mais amenas da região combinam, mesmo no verão, com as fondues, que fazem a alegria dos turistas. Como a de queijo com cogumelos e aroma de trufas ou a de carne servida na pedra ou no vinho. E os pratos autorais, marcas registradas do Catherine, permanecem como o Confit de Canard, o pato cozido a vácuo, lentamente, com molho demi-glace de mexerica — ou bergamota para os gaúchos. Prato acompanhado de creme de cenoura, lentilhas pretas e sálvia. Um processo de 72 horas, com respeito à sazonalidade de cada item e ao tempo de elaboração de cada preparo.
Para finalizar com doçura, sobremesas “maravilhosas”, segundo os críticos do TripAdvisor. Dentre elas, Mille Feuilles Napoléon (finas lâminas de massa folhada, com creme suíço, ganache de chocolate e doce de leite. O mil-folhas é acompanhado de sorvete de baunilha feito na casa), Jardin de Cèpes et Chocolat (terra doce de cremeux de chocolate meio amargo, cogumelo de mousses branco e caramelo e o porcini da Serra Gaúcha transformado em sorvete) e uma com a cara do verão e interativa, J’aime les Fruits de la Passion (coalhada, sorbet de maracujá com espuma de iogurte de ovelha, óleo de manjericão e crumble de chocolate branco). O visitante é convidado a finalizar a sobremesa na mesa, com um fouet e ver a mágica acontecendo ao vivo e em cores.
Além do menu autoral, a arquitetura impacta os visitantes. O restaurante está localizado num charmoso e histórico casarão, no centro de Gramado, em frente à Praça das Rosas. Em quase 500m2, a decoração alia tradição e modernidade. O restaurante preserva a memória da pioneira família Perini, que morou no casarão e se tornou referência em hotelaria na cidade. O respeito pela estrutura original aparece nos cômodos, detalhes e acabamentos. No chão de um dos salões e nas paredes da adega, há dormentes de trem. Elementos rústicos, como ferro, cipó e cimento queimado contrastam com cores vibrantes como laranja, rosa, verde e roxo. Flores estão espalhadas por todos os cantos da casa, até mesmo no teto da recepção. Com design de interiores assinado por um dos sócios da casa, Evandro Catuci, a preocupação foi a de, em cada ambiente, prestar uma homenagem às diferentes formas de ser mulher.
“Nossa marca sempre foi o respeito ao ingrediente. Para a temporada, revisitamos clássicos, como o Steak Tartare, mas com beterraba em vez de fritas. Sem abrir mão de pratos que são muito procurados pelos turistas, como a degustação de fondues e o Saumon en Croûte (salmão envolto em massa folhada, espinafre e ricota, com a leveza do molho beurre blanc e a potência de ovas de salmão)”, resume o chef Nícolas Heckel. A Região das Hortênsias é cheia de belezas naturais e o verão é a época perfeita para passeios ao ar livre. E com um menu cheio de surpresas e sabores do Catherine, mais um motivo para ir a Gramado neste final de ano.
Sobre o Catherine Gramado:
Celebrar a boa gastronomia, a arte e o protagonismo feminino. Essa é a proposta do Catherine Gramado, fundado em 2021, pelo chef Nícolas Heckel, ao lado dos amigos restaurateurs Josiano Schmitt e Evandro Catuci. Localizado num charmoso e histórico casarão, no centro de Gramado, em frente à Praça das Rosas, o restaurante já se tornou hotspot na cidade e espaço disputado para eventos, sobretudo pelo público feminino. A reverência às mulheres começa pelo nome do restaurante, uma homenagem à rainha Catherine de Médici, a italiana que revolucionou a cultura, os costumes e os hábitos alimentares na França. E se estende pelo menu, pelo décor, com telas que retratam ícones femininos, como Marilyn Monroe e Edith Piaf, até a carta de drinques. À frente da cozinha está um jovem prodígio, o chef gaúcho Nícolas Heckel (ex-DOM, Maní, L’Amitié, Brasil a Gosto e internacionais, como os estrelados Calla’s, Tapisco e Oogst, na Holanda). No menu de inspiração francesa, uma releitura de clássicos e a preferência por ingredientes frescos, locais, sabores afetivos e uma pitada da Serra Gaúcha. Puras misturas que já renderam 2 prêmios de chef revelação e melhor chef e, em 2023, o de restaurante revelação pela Sabores do Sul. Em 2024, o Best of the Best do TripAdvisor.
SERVIÇO:
https://www.catherinegramado.com.br/
Rua Emílio Sorgetz, 200 l Centro
CEP 95670-207 l Gramado – RS
Tel. 54 2136-5252
Instagram: @catherinegramado