Ricardo Mader, diretor da JLL, comemora 40 anos de mercado hoteleiro

Crédito/Foto: Divulgação

 

Pioneiro no setor, acompanhou o crescimento da indústria e desenvolveu estudos que baseiam o segmento até os dias de hoje

Ricardo Mader, diretor de Consultoria e Avaliação da JLL, comemora uma marca extraordinária em sua carreira: 40 anos dedicados à hotelaria no Brasil. Sua jornada está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento da indústria hoteleira no país, participando ativamente de seu curso ao longo das últimas quatro décadas. “Testemunhei o notável crescimento da hotelaria no Brasil e tive o privilégio de contribuir para ele”, pontua o executivo.

Sua trajetória começou como estagiário em uma empresa de auditoria. “Quando comecei, não existiam cursos na área nem profissionais especializados no país. Fui enviado pela empresa em que eu trabalhava para os EUA para aprender tudo sobre o funcionamento de um hotel: a operação, a administração, a contabilidade. Voltei para o Brasil e, com a economia pequena, o setor era minúsculo”, relembra.

Desde o início de sua carreira, Mader destacou-se por ter uma visão ampla de mercado. Sua consultoria especializada em hotéis – fundada em meados dos anos 90 e posteriormente adquirida pela JLL, onde ele está há 16 anos – não só abriu novos mercados, mas também desempenhou um papel crucial no desenvolvimento de projetos que transformaram significativamente o setor. Além disso, sua influência se estendeu além das fronteiras do Brasil, tornando-se uma referência em hotelaria na América Latina, frequentemente requisitado para entrevistas e palestras em congressos sobre o tema.

Dentre as conquistas, Mader celebra, em especial, as relações profissionais que desenvolveu ao longo dessas quatro décadas. “Fui mentorado e mentorei muitos profissionais. Acredito que ajudei no crescimento de muitas pessoas e me alegro em vê-las conquistando espaços importantes no mercado hoteleiro”.

Mader também deixou sua marca na pesquisa e análise da indústria. Há 35 anos, ele lançou o estudo “Hotelaria em Números”, referência para todo o setor – investidores, proprietários, profissionais e imprensa – como fonte valiosa de análises e dados até hoje.

E o futuro?
“Vejo um horizonte promissor para a hotelaria no Brasil”, afirma Mader. “Acredito que o crescimento econômico contínuo do país, juntamente com investimentos em infraestrutura turística, abrirão novas oportunidades e expandirão significativamente o setor.”

No entanto, ele reconhece que o futuro da hotelaria será moldado pela tecnologia. Desde a chegada das OTAs até a automação na operação dos hotéis, Mader está atento às mudanças e vê na tecnologia um catalisador fundamental para a evolução contínua do setor. “Precisamos estar atentos a essas inovações para continuarmos repensando o mercado hoteleiro a partir de um olhar contemporâneo”, finaliza.

Para mais informações
visite o site da JLL Brasil, jll.com.br.

Divulgação: comuniquese5.com.br