Rio Coffee Nation se consolida como plataforma de conhecimento sobre cafés especiais no Brasil e celebra a experiência sensorial, cultural e afetiva da bebida

Rio Coffee Nation chega à sexta edição no Rio de Janeiro.

 

Evento chega à sexta edição com programação imersiva, impacto social e ambiental, mais de 60 especialistas, e aposta no café como símbolo de transformação

Depois de cinco edições de sucesso, o Rio Coffee Nation chega à sua sexta edição maior, mais inovador e consolidado como referência na educação do paladar brasileiro quando o assunto é café especial. Nos dias 17, 18 e 19 de outubro, o EXC, na Zona Sul do Rio de Janeiro, recebe mais de 60 produtores, experts e amantes da bebida no evento que celebra não só as possibilidades infinitas desse grão como ingrediente como também o poder de conexão entre as pessoas que ele proporciona.

Idealizado por Martina Barth d’Avila, fundadora da Sonimage (agência referência em experiências e ativações de marcas nacionais e internacionais, eventos corporativos e projetos sob demanda), o Rio Coffee Nation é um evento para quem ama café de verdade e está pronto para uma imersão. Durante todo o final de semana, especialistas de diferentes regiões do país estarão reunidos para estimular a profissionalização e a cultura do mercado de cafés especiais por meio de degustações, oficinas, palestras e aulas com chefs, baristas e mixologistas renomados.

Entre os nomes confirmados estão: Jessica Trindade (Madame Olympe), Tai Barbin (Lizz Cocktail & Co), Rodrigo Sardinha (Gastromotiva), Jessica Sanchez (Casa Horto), Felipe Appia (Nolita Roastery), Instituto Capim Santo, Marcio e Rita David (Boutique do Mar), Sacha Lecoanet (Maison Fernand Pâtisserie) e José Padilha (sommelier).

“O Rio Coffee Nation nasceu para ser um movimento de energia que celebra os cafés especiais do Brasil. Cada edição é uma oportunidade de unir produtores, consumidores e amantes do café em torno de algo maior: inspira o consumidor e mostra que o café especial brasileiro é sinônimo de inovação, qualidade e sustentabilidade. Com o Rio Coffee Nation mostramos que o café especial brasileiro é mais do que um produto: é cultura, é inovação e é impacto econômico. Nosso papel é abrir caminhos para produtores, marcas e consumidores em uma rede de valor cada vez mais sólida. Afinal, o café conecta pessoas, e é exatamente isso que o RCN faz”, diz Martina Barth d’Avila.

 

Café é “cool”

Mais do que ganhar espaço no mercado, o café se tornou um símbolo de lifestyle. Entre Millenials e especialmente entre a Geração Z, as experiências alternativas e imersivas estão sendo valorizadas e exploradas. Seguindo a tendência, o Rio Coffee Nation apresenta uma bebida autoral em parceria com a Coffee Taste: usando uma torneira, o copo de café é infusionado com nitrogênio (em tempo real), formando uma espuma cremosa que remete a um chopp escuro — trazendo uma nova percepção estética e gustativa da bebida. Além disso, com patrocínio do Café Orfeu, o RCN vai se transformar em uma coffee party na manhã de domingo (19). Além de diversas opções de cafés, o “Palco” recebe um desafio de baristas em parceria com o Naveia, a viennoiserie fica a cargo da Maison Fernand e um DJ faz a ambientação sonora.

Com o tema “Café com futuro: um prazer que transforma”, o evento vai diretamente de encontro com a realidade do mercado atual no Brasil. Estima-se que entre 5% e 10% do consumo de café no país já corresponde a cafés especiais, apontando uma participação significativa deste segmento no consumo interno. De acordo com projeções da consultoria Grand View Research, o mercado brasileiro de cafés especiais registrou uma receita estimada de US$ 2,022.9 milhões em 2024, com previsão de alcançar US$ 3,536.3 milhões até 2030, o que representa uma taxa de crescimento anual composta de cerca de 9,9 % entre 2025 e 2030. Além disso, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) destaca que o consumo desse segmento deve continuar crescendo em duas décadas.

Esse avanço desperta maior interesse do público pela origem e qualidade do que consome, e é nesse contexto que o Rio Coffee Nation se firma como curadoria especializada e plataforma de conhecimento. O festival defende que o café especial pode ser tão sofisticado quanto o vinho — e ainda assim, acessível. A proposta é democratizar o acesso a grãos de alta qualidade com métodos práticos, sustentáveis e econômicos de preparo.

Martina Barth d’Avila acredita que um dos melhores caminhos para despertar o interesse dos brasileiros por cafés especiais é por meio das degustações comparativas. Nessas experiências, o público prova diferentes cafés, percebendo que fatores como a origem (o chamado terroir), o método de produção e a torra influenciam o sabor e o aroma. Explorando o paladar e o olfato de forma prática e guiada, as pessoas começam a desenvolver um olhar mais atento e sofisticado para a bebida; quase como se estivessem se formando “Caféliers”, uma adaptação do termo sommelier usado no mundo do vinho.

Além dos expositores, palco e ambientes que vão receber as imersões, o Rio Coffee Nation conta com um espaço para food trucks, mesas e bancos para piquenique. Nomes como TT Burguer, Porto do Sabor e Pitada estarão prontos para harmonizar com a experiência.

 

Apoio governamental

Desde a segunda edição do evento, a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar do Estado do Rio de Janeiro patrocina o RCN. Esse ano, o órgão público levará 12 cafeicultores do Estado para participar e apresentar seus grãos especiais. Além disso, o apoio da Secretaria de Turismo do Estado do RJ foi renovado e um roteiro turístico do Vale do Café será lançado no evento.

 

Responsabilidade ambiental e social

Um dos pilares do Rio Coffee Nation desde a sua primeira edição é a sustentabilidade. O evento possui Certificado de Compensação de Carbono outorgado pela Verified Carbon Standard, entidade sediada em Washington, EUA, e todo o carbono produzido no fim de semana é convertido em ações ambientais. Além disso, materiais e resíduos não recicláveis, como a borra de café, são doados. O acesso ao evento é feito por ingresso eletrônico ou app, para evitar o uso de papel; utensílios como copos, talheres e pratos são feitos de materiais biodegradáveis e recicláveis, por exemplo.

A cada edição uma ONG é beneficiada com parte do valor dos ingressos vendidos. Esse ano a escolhida foi a Gastromotiva, organização que têm como objetivo levar refeições saudáveis e completas para população em situação de vulnerabilidade social. Em 2025, a parceria com o Rio Inclui, projeto social voltado para PCDs, foi renovada e parte dos funcionários trabalhando no evento são pessoas com Síndrome de Down.

 

O que é café especial?

Um café especial é aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos numa escala que vai até 100, segundo critérios da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). São avaliados atributos como aroma, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, acidez, corpo, finalização e harmonia. No Rio Coffee Nation, apenas cafés certificados como especiais têm espaço. Cada exposição é cuidadosamente curada para garantir qualidade, rastreabilidade e experiência sensorial que venha a explorar não só as possibilidades infinitas desse grão como ingrediente como também o poder de conexão entre as pessoas que ele proporciona.

 

SERVIÇO:
Rio Coffee Nation 2025
Data: 17, 18 e 19 de outubro
Horário: Sexta-feira, 17/10, das 14h às 20h; Sábado, 18/10, das 11h às 20h; Domingo, 19/10, das 11h às 18h.
Local: EXC Rio – R. Jardim Botânico, 1011 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
Ingressos disponíveis na Sympla:https://www.sympla.com.br/evento/rio-coffee-nation-2025/3076925
Valor: a partir de R$29,50 (meia) e R$59 (inteira).
Site: https://riocoffeenation.com/
Instagram: @riocoffeenation

Divulgação: hochmuller.com.br