Rio Grande do Sul apresentou ao público seus atrativos e mostrou que está preparado para receber turistas no estado

Por: Fábio Marques

Crédito/Foto: Divulgação

 

O Ministério do Turismo apoia o estado desde a situação de emergência causada pelas fortes chuvas na região

O Rio Grande do Sul marcou presença na maior vitrine do turismo nacional: o Salão do Turismo. No espaço dedicado ao estado, o público pôde conhecer os principais atrativos turísticos gaúchos, além da cultura, gastronomia e tradições locais. O Ministério do Turismo apoia o estado desde a situação de emergência causada pelas fortes chuvas na região.

No estande, foi possível assistir à pisa da uva, festejos farroupilhas, lançamento do Natal Luz em Gramado e outros atrativos para estimular turistas a irem ao estado.

“Muitas pessoas ainda têm dúvidas de como está a nossa retomada. E a gente veio aqui para dizer que estamos prontos para receber a todos. O evento está lindo, e a gente está muito feliz pela oportunidade”, reforçou a diretora de Planejamento e Competitividade da Secretaria Estadual de Turismo do RS, Cláudia Mara Borges.

Cláudia destacou, ainda, a importância do trabalho conjunto com o governo federal. “A parceria da Secretaria de Turismo do Estado, do MTur, dos municípios envolvidos, é de extrema importância para nossa retomada. Então a gente precisa estar cada vez mais unidos para dar a volta por cima e mostrar o quanto somos fortes e resilientes. Viemos apresentar as novidades no turismo gaúcho”, pontuou.

APOIO – O Ministério do Turismo tem atuado para auxiliar o trade turístico após as enchentes que atingiram o estado em maio deste ano. O MTur disponibilizou R$ 200 milhões do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur), voltados à concessão de financiamentos, com condições especiais a atividades turísticas prejudicadas.

Além disso, foi lançada a campanha “Não Cancele, Reagende!”, que incentiva visitantes a reprogramarem viagens ao Rio Grande do Sul. Outra iniciativa foi a articulação, junto ao Ministério de Portos e Aeroportos, de uma malha aérea emergencial para atender a demanda do estado.

O evento contou com as parceria do Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, Sebrae Nacional, SESC, SENAC, Governo do Estado do Rio de Janeiro (por meio da Secretaria de Estado de Turismo) e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (por meio da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro).

Divulgação: turismo.gov.br