Empreendimento gerido pela XR Advisor cresce em ocupação, diária média e receita, consolidando novo modelo de gestão hoteleira
O hotel de alto padrão Square Design Hotel, antigo Vogue Square Fashion by Lenny Niemeyer, localizado no complexo Vogue Square, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, atingiu em outubro deste ano o melhor desempenho dos últimos três anos, impulsionado especialmente pelos eventos corporativos e esportivos, em particular o torneio da Rafael Nadal Academy, que atraiu atletas e equipes de todo o Brasil e do exterior.
Em outubro de 2025, o hotel registrou ocupação de 74,34%, acima dos 67,07% de outubro de 2023 e das 66,26% de outubro de 2024. A diária média (DM) atingiu R$ 522,72, frente a R$ 429,93 em 2023 e R$ 430,96 em 2024. Em termos de receita, o hotel faturou pouco mais de R$ 3 milhões em outubro de 2025, contra R$ 2,4 milhões no mesmo período de 2023 e R$ 2,8 milhões em outubro de 2024.
Esse avanço reflete não apenas o bom momento de eventos no litoral carioca, mas também o modelo de gestão adotado pela XR Advisor, que rompe com o padrão de administradoras hoteleiras tradicionais ao contratar equipe própria, aplicar asset & revenue management e focar na experiência diferenciada para hóspedes e investidores. “Nós acreditamos que o hotel não é apenas um ativo para ser terceirizado, mas um negócio para ser gerido como um empreendimento de alta performance. A ocupação, a diária média e a receita em outubro mostram que o modelo funciona — e que romper o status-quo do setor traz resultados concretos”, afirma Rodolfo Oliveira, co-CEO e fundador da XR Advisor.
A relevância do torneio da Rafael Nadal Academy e outros congressos e eventos corporativos foi claramente decisiva para o resultado: o hotel, integrado ao complexo Vogue Square – que reúne mais de 130 lojas, 360 escritórios, 25 restaurantes e facilidades de bem-estar – conseguiu aproveitar a sinergia entre lazer, esportes e negócios para elevar sua performance. Segundo a gestão, a elevação da diária média mostra que o empreendimento saiu da lógica de “preço baixo e alta rotatividade” para uma estratégia de valor agregado, com foco em serviços premium e segmentos corporativo/esportivo.
Para os investidores do ativo, o desempenho reforça a tese de geração de valor via gestão crítica e metas de longo prazo. O salto de receita entre 2023 e 2025, aproximadamente mais de 27%, e o crescimento da diária média, cerca de 21%, demonstram que a Barra da Tijuca pode ser um palco de resultados consistentes quando o ativo é tratado como um negócio de alta especialização.
A XR Advisor explica que este é apenas um dos resultados que surgem quando o operador hoteleiro tradicional é substituído por um modelo de gestão que combina governança, tecnologia, asset & revenue management e equipe especializada em hotelaria de resultados. Esse modelo, segundo o grupo, torna o hotel mais resiliente a ciclos de baixa na demanda turística, e mais capaz de capturar os benefícios de eventos, segmentação corporativa e parcerias de nicho.
Para 2026, as expectativas são ainda melhores uma vez que a cidade do Rio de Janeiro terá alguns incrementos: Rock’in Rio, período para o qual se projeta aumento de 15% no faturamento, na comparação com o mesmo período de 2024. Além disso, a revitalização do autódromo de Guaratiba abfre a possibilidadede mais shows e festivais na cidade, movimentando ainda mais visitantes pela região da Barra da Tijuca.
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