O número de turistas internacionais no Brasil atingiu 4 milhões nos primeiros sete meses do ano. O aumento tem impactos diretos na economia e, principalmente, no setor hoteleiro, já que apenas neste ano os estrangeiros deixaram no país R$ 23,7 bilhões. Santa Catarina, especialmente o Vale do Itajaí, com o desenvolvimento de indústrias e a chegada de multinacionais, têm expandido a atração turística além da América do Sul. Exemplo disso é o Villa d’Ozio Hotel, localizado na Praia Brava de Itajaí, que projeta em 30% o aumento no número de turistas internacionais neste ano, especialmente público de negócios da Europa e dos Estados Unidos.
Os sete primeiros meses de 2024 trouxeram mais um indicador positivo para o turismo no Brasil. De acordo com dados do Ministério do Turismo, da Embratur e da Polícia Federal, 4 milhões de turistas internacionais visitaram o país entre janeiro e julho deste ano, um aumento de 10,4% em relação ao mesmo período de 2023 e 1,9% maior que o registrado nos primeiros sete meses de 2019, antes da pandemia de Covid-19. Segundo o Ministério do Turismo, há possibilidade concreta de o país alcançar um novo recorde de visitantes internacionais, com um total de pelo menos 7 milhões até o final do ano. Este aumento no turismo internacional tem impactos diretos na economia e, principalmente, no setor hoteleiro, já que apenas neste ano os estrangeiros deixaram no país R$ 23,7 bilhões, o que representa um ticket médio de R$ 6 mil durante a estadia.
Entre as nacionalidades que mais visitaram o Brasil, a Argentina lidera com 1,8 milhão de turistas, seguida pelos Estados Unidos (668,4 mil), Chile (458,5 mil), Paraguai (424,4 mil) e Uruguai (334,7 mil). As principais portas de entrada no país incluem os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, onde os hotéis já percebem o reflexo da maior procura por estrangeiros. No caso de Santa Catarina, conhecida por receber tradicionalmente turistas estrangeiros vindos de países da América do Sul, especialmente da Argentina, vem atraindo de forma cada vez mais expressiva público de outras localidades, como é o caso de turistas dos Estados Unidos e da Europa. Além do surgimento de novas linhas aéreas que facilitam essa atração turística, o desenvolvimento de indústrias e a vinda de multinacionais ao estado, com destaque ao Vale do Itajaí, tem contribuído com esse fluxo.
Um exemplo disso é o Villa d’Ozio Hotel, localizado na Praia Brava de Itajaí. O hotel no estilo boutique, conhecido pelo aconchego de uma “casa de praia”, tem sentido o impacto positivo do aumento de turistas internacionais, principalmente no que se refere a turistas de negócios. Em 2023, o Villa d’Ozio observou um salto de crescimento de 60% no número de hóspedes estrangeiros em comparação a 2022. Este crescimento reflete a capacidade do hotel de se adaptar e se preparar para receber um público com alto nível de exigência. Para este ano, a projeção é deste número aumentar em 30%
“Estamos satisfeitos com o aumento de turistas internacionais fruto do desenvolvimento da região e das indústrias que recebem muitos estrangeiros. Trata-se de um público exigente e que busca por privacidade, descanso, serviços personalizados e de alto padrão. Esta região vem crescendo consideravelmente e acreditamos em um aumento ainda maior para este ano. Nosso objetivo é continuar aprimorando nossos serviços ao longo dos meses para oferecer uma experiência única para todos os hóspedes e, no que se refere ao público internacional, um fator de grande importância é o atendimento que disponibilizamos por profissionais trilíngues. ”, comenta Gustavo Freitas, gerente do Villa d’Ozio Hotel.
Entre os principais diferenciais do Villa d’Ozio estão a localização privilegiada em frente à Praia Brava, uma das mais cobiçadas do litoral norte catarinense, e a oferta de uma experiência personalizada que desperta os cinco sentidos. O hotel investe em um serviço de excelência e um ambiente que integra o conforto e a elegância de uma casa de praia. As experiências gastronômicas também são um grande atrativo, com um menu inspirado na culinária mediterrânea e italiana, assinado pelo chef Duba, e um café da manhã artesanal que inclui ingredientes frescos e locais. Essa combinação de localização, atendimento exclusivo, estrutura de lazer e descanso e experiências sensoriais tem sido decisiva para atrair um público internacional exigente em busca de vivências autênticas e memoráveis.
Mais informações: https://villadozio.com.br/