Vem aí: a Settimana della pizza em SP

Por: Glaucia Balbachan

Crédito/Foto: Divulgação

 

De 08 a 14 de julho, a cidade de São Paulo servirá de palco para a 4ª edição da Settimana della Pizza. Uma semana inteira dedicada a uma fórmula perfeita para mostrar a simplicidade e o equilíbrio italiano: uma massa redonda e achatada com molho de tomate, queijo derretido e o herbáceo adorável do manjericão.

Promovido pela ITALCAM – Câmara de Comércio italiana de São Paulo, o evento gastronômico é só uma parte de 3 edições da Giornata della Pizza, que ainda este ano retorna maior  e com a direção do Consulado Geral da Itália em SP, dando uma prévia do que vem pela frente com a 13ª Settimana dela Cucina Regionale Italiana (confirmada para o final de outubro).

O pré-lançamento da Settimana della pizza aconteceu dia 26 de junho na La Braciera no Jardim Paulista e teve a presença do maestro pizzaiolo da Accademia Nazionale Pizza DOC – Salvatore Lioniello.

Com o evento da Settimana foi destacado também a importância de ingredientes de qualidade superlativa como o molho de tomate, onde a campanha Meu Tomatì, que se trata de um projeto especial que promove a qualidade indiscutível dos tomates italianos. Esses mesmos tomates estarão presentes na elaboração da settimana nas casas: La Braciera e Castelões.

O Cônsul geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, acredita que a pizza é um dois mais importantes símbolos da cozinha italiana. “No ano em que se comemora os 150 anos da imigração italiana no Brasil, celebramos essa receita em São Paulo, a cidade mais italiana fora da Itália. Buon apetito a tutti”.

Serão 20 sabores que vão representar 20 regiões italianas em 18 endereços em São Paulo, sendo dois que estão fora da cidade (Indaiatuba e Sorocaba).

A pizza na Itália é um produto emblemático, no Brasil em especial em São Paulo, conquistou o coração e paladar dos paulistanos desde o início e a cidade se tornou a capital da pizza.

O termo e a receita que tornaram populares no mundo inteiro vieram de Nápoles, capital da Campania, mas a pizza ganhou versões diferentes e consegue acomodar sabores marcantes de todas as regiões da Itália e do Brasil”, afirma Geraldo Landulfo, delegado da Accademia italiana dela Cucina e curador do evento. Para ele, a pizza tem um significado especial: “É um prato que reforça os laços culturais e afetivos que unem italianos e brasileiros”.

Aqui temos uma lista das regiões e suas pizzarias abaixo:

  • Abruzzo – Qui o Qua,
  • Basilicata – Foglio Forneria,
  • Calabria – Rural Pizzeria Napolitana
  • Campania – Soffio Pizzeria
  • Emilia – Romagna – Bráz Pizzaria
  • Friulo Venezia Giuloa – Veridiana Pizzaria
  • Liguria – Napoli Centrale
  • Lombardia – Maremonti (unidade Campo Belo)
  • Puglia – GattoFiga Pizza Bar
  • Trentino Alto Adige – La Braciera e representando o estilo paulistano de pizza – Castelões entre outras casas.

A lista das 21 receitas da semana da pizza, endereços, valores é possível encontrar no site www.settimanadellapizza.com

 

SERVIÇO:

4º Settimana Della Pizza
De 08 a 14 de julho
Instagram: @settimanacucinaitaliana
@italyinsampa
Saiba mais acessando: www.settimanadellapizza.com

Settimana dela Pizza 2024 – Campanha Meu Tomatì
De 8 a 14 de julho
La Braciera – Alameda Lorena, 1040 (Jardins) –SP
Castelões – Rua Jairo Gois, 126 (Brás) – SP

Glaucia Balbachan

Glaucia Balbachan

É editora do site enogastronômico Empratado (www.empratado.com.br). Já foi colaboradora para a Revista Marie Claire, Site Fashion Up e Revista Adega. Tem expertise em ministrar aulas de vinho e comunicação e MKT digital de vinhos. É pós-graduada em jornalismo gastronômico pela FAAP e pós-graduada no Senac/SP em História e arte da gastronomia. É diplomada pela Wset (Wine & Spirit Education Trust) e membro da francesa Fijev (Fédération Internationale dês Journalistes et Ecrivains dês Vins et Spiritueux).