10º ENCONTRO DA HOTELARIA E GASTRONOMIA MINEIRA 2014 – Edição Circuito do Ouro – 2º DIA

por migracao

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2º e último dia do 10º Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira que é promovido pela FBHA — Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação no Centro de Artes e Convenções da UFOP — Universidade Federal de Ouro Preto entre os dias 27 e 28 de novembro de 2014.


Palestra de Acácio Pinto sobre “Planejamento é a chave para qualquer intenção de retrofit”
Acácio Pinto, diretor de Operações da Vert Hotéis que palestrou sob o tema Retrofit: Uma questão de sobrevivência ”  começou falando que a palavra chave é Planejamento. Planejar antes de iniciar qualquer reforma é o que vai resolver as pendências do seu hotel.


O executivo falou da importancia que um bom planejamento não se deve ater somente nos gastos, falou que deve-se levar em consideração um dos graves problemas nos hotéis, a evasão de receitas. Como uma das principais causas Acácio Pinto apontou a falta de conhecimento do calendário de eventos e a realização de obras nestas épocas. “Alguns hoteleiros, por desconhecer o calendário local, acabam escolhendo momentos que poderiam faturar com operação para fazer reformas e acabam perdendo clientes com quartos fechados”, comenta.


Pinto listou três motivos para a realização do retrofit.  A primeira delas é alavancar diária média, taxa de ocupação e fomentar vendas. A segunda é manter o hotel atualizado criando fidelização e a terceira é a própria sobrevivência, porque a  concorrência está em cima”. 


Uma das dicas apresentadas é a tematização, Acácio deu a dica : “Não faça retrofit, tematize seu hotel. Crie um tema para o hotel e provavelmente voce só modernizará o seu estabelecimento ao invés de fazer reformas.



Marcelo Oliveira comandou debate com o tema “desafios da hotelaria de lazer de Minas Gerais”

Marcelo Oliveira é consultor e Professor de pós graduação do Senac e PUC-MG e diretor da Gestour Hotéis. O executivo comandou o debate deste tema com os convidados Alice Rocha, Diretora do Águas de Sta. Bárbara Resort, Gustavo Arrais, Diretor do hotel Cabeça de Boi, Tatiane Alves, Gerente da Pousada Solar do Rosário e Patrick Cardoso, Gerente do Sesc Estalagem Ouro Preto.
 
As soluções para garantir uma taxa de ocupação constante nos hotéis de lazer ao longo do ano foi o primeiro tema abordado por Marcelo. Alice Rocha destacou que por seu resort ( Águas de Sta. Bárbara) estar na região Norte de MG e ser pouco conhecido, solucionou a dificuldade buscando eventos e uma união com os outros meios de hospedagens locais para vender a região.                      
 
Tatiane Alves, Gerente da Pousada Solar, em Ouro Preto, disse que pela proximidade de Belo Horizonte e Nova Lima, foi criado pacotes voltados ao turismo romântico e utiliza tarifas flutuantes através do revenue management. “Temos um público muito diferenciado, principalmente de estrangeiros que são atraídos pelas OTA’s e isto garante taxa de ocupação perene durante toda a semana”, assegura Tatiana.        
 
Para Patrick Cardoso, Gerente de hospedagem do Sesc Estalagem Ouro Preto, a ociosidade durante a semana é preocupante em Ouro Preto e uma das soluções é o turismo educacional onde eles buscam  hospedar crianças. Um dos desafios apontados por ele é manter uma estrutura de lazer que prenda as crianças em atividades que satisfaça as necessidades.     
 
Para Gustavo Arrais, Diretor do hotel Cabeça de Boi, em Monte Verde, garantir taxa de ocupação durante a semana na cidade é uma tarefa árdua e uma solução foi criar a bolsa de diárias. “Temos 197 hotéis e pousadas e quatro mil leitos em Monte Verde, mas a concorrência é muito grande. Para evitar uma guerra de diárias, nos unimos e adotamos um piso mínimo das diárias e nenhum meio de hospedagem modifica o valor. Outra solução encontrada foi criar nosso próprio comércio de compras coletivas, garante Arrais.              
 


Alexandre Zubaran palestrou com o tema “Cluster turístico – Governança e Comercialização”
Alexandre Zubaran, Consultor e empresário do segmento de viagens com 5 lojas de franquias da CVC iniciou destacando que a comunicação na hotelaria é bem específica e para saber o que pensa os hóspedes sobre o meio de hospedagem, não se pode basear em pesquisa de guest comments que foi concebida por outro hotel. “Um aspecto que é relevante para um hotel, pode ser muito ruim para outro, pois a relevância dos clientes sobre determinados assuntos é bem diferente”, explica Zubaran.
 
Inteligência competitiva foi destacada por Zubaram para que um empreendimento hoteleiro possa ter uma eficiência operacional e destacou o Rio Quente Resorts como um case, pois rompe a barreira das empresas vencedoras. “A inteligência competitiva é a chave da diferenciação para se fazer os ajustes necessários, ter qualidade nos serviços prestados e ser competitivo no mercado. Neste caso conhecimento acadêmico não serve, mas sim vivências e experiências profissionais com o propósito de ganhar dinheiro. Estamos vivendo uma era de desvio e a internet deu uma grande contribuição. A mudança faz com que o cliente esteja sempre um passo a frente do hoteleiro que necessita estar extremamente atualizado para compreender e oferecer as melhores soluções”,  assegura Zubaran.
 
Para ele, a indústria de serviços é um bem intangível, subjetivo, pois o que se vende são promessas, é algo bem pessoal e o controle de qualidade é feito no ato do consumo. “Nosso produto é perecível, intangível, indivisível, possui variáveis, sendo bem perecível, pois um apartamento que não recebe um hóspede, a perda nunca é reposta”, avalia Zubaran.
  
Zubaran encerrou a palestra dizendo que: “Ouro Preto poderia encontrar um modelo semelhante de um cluster para atrair turistas e fomentar ainda mais a economia local. Mas a população deve estar bem mobilizada e não esperar somente a ajuda dos órgãos públicos. Articulação empresarial é de vital importância, pois o poder público só age sob presão”.



Maria José Dantas palestrou sobre “Governantas e camareiras, fundamentais para o sucesso de um hotel”

Maria José Dantas, Presidente da ABG Nacional –  Associação Brasileira de Governantas e Profissionais da Hotelaria começou sua palestra dizendo que começou sua carreira por funções mais básicas como a recepção, mas depois passou para a área da governança e em pouco tempo percebeu que necessitava descobrir processos para que seu trabalho fosse um pouco menos cansativo e mais prazeroso. “Qualquer empreendimento pode utilizar processos que as grandes redes adotam. Utilizar equipamentos e produtos de uso profissional e métodos de gestões são soluções que fazem a diferença, independente do tamanho e porte do empreendimento”, revela Maria José.
 
De acordo com Maria José, em razão da competitividade acirrada no mercado hoteleiro brasileiro, os serviços necessitam ser cada vez mais de qualidade e surpreender e encantar os hóspedes e uma regra é básica independente do porte e tamanho do empreendimento. “Só entregar o que o cliente comprou não vai encantá-lo, mas se não entregar nem aquilo que ele contratou, certamente ele não volta.


A área de governança deve cuidar do cliente desde a reserva até o check-out.  Encanta-lo é sempre uma tarefa árdua.
 
Outro aspecto destacado pela palestrante e muito importante é a necessidade da comunicação e interatividade entre os departamentos de um hotel, pois isto impacta na qualidade dos serviços. Quando falha a comunicação, compromete os serviços.  
 
Maria José destacou que a governança é a área que mais consome recursos num hotel e se o processo não for muito bem controlado, certamente haverá perdas desnecessárias que podem chegar a 30%. Para evitar isto, basta adequar os produtos à técnica.



Cristiano Lopes apresentou sua palestra motivacional sobre  “hospitalidade com emoção”

Como sempre, as palestras do consultor organizacional, professor de Turismo e Gestão Hoteleira e Marketing, que ja tem mais de 900 palestras ministradas pelo Brasil, se utilizou de muito humor e até mesmo truques de mágicas para cativar o público.
 
Em sua palestra Lopes mostra que a cada dia as pessoas tem que se reinventarem, mas fazer as coisas acontecerem é necessário estar atento aos detalhes, pois eles fazem a diferença e isto é crucial na hotelaria. Durante a palestra, Lopes disse que  mudança é escolha e nunca se pode ficarem uma zona de conforto. Não devemos ser mais um igual aos outros. Temos que ter um diferencial.
 
As formas antigas de organização empresarial arcaicas onde haviam chefes e empregados não cabem mais nos dias de hoje.  O líder gosta de trabalhar com colaboradores e o profissional do futuro tem de entender que empreendedorismo é quem inova, que erra, quem pensa e faz. Não existem mais lugares para chefes e sim líderes e o mesmo se aplica aos profissionais no quesito comodidade.
 
Segundo ele, no mundo da hospitalidade, as pessoas necessitam ser empreendedoras, tenham um posicionamento estratégico, estejam atentas as inovações tecnológicas e dediquem cada vez mais atenção especial ao atendimento ao cliente.
 
É necessário que a pessoa exerça suas atividades com paixão naquilo que faz. “Quem tem habilidade para lidar com a diversidade procura conhecer novas culturas, demonstra respeito e tolerância por culturas diferentes da sua, além de entender, respeitar e valorizar as diferenças e ter mais gratidão com os demais”, finalizou.


O 10º Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira terminou com um Festival gastronômico, que com a participação substancial do empresariado local e de regiões vizinhas, povoaram o salão de eventos e foram agraciados com temas de grande relevância e conteúdo.


Os participantes fizeram fila na frente dos balcões dos chefs renomados que estavam preparando pratos elaborados. Para o festival foram convidados os seguintes chefs: Ronaldo João Ferreira, do Hotel Grogotó Senac de Barbacena, Chef Vandeca, da Pousada do Garimpo; o Chef Edson Souza do hotel Ritz Plaza Juiz de Fora; O Chef Hélio Santos Filho do Ouro Minas Palace Hotel; Chef Manoel Pereira, do Othon Palace Belo Horizonte Hotel; Chef Fábio Júlio de Jesus, do Max Savassi Apart Hotel e o Chef Edmilson Lima, do Ramada Airport Hotel de Lagoa Santa. Entre as delicias preparadas estavam: o crepe canastra com redução de cachaça e mel de engenho e fusilli ao molho gorgonzola com frescor de hortelã.


No dia anterior, o Chef Edson Puiati da UMA Curso de Gastronomia, preparou com a maestria de sempre para um grande publico na festa de abertura a sua, já famosa, paella mineira. Foi um absoluto sucesso!


FOTOS DO EVENTO

 
Marcos Valério Rocha da FBHA – MG e organizador do Encontro Mineiro de Hotelaria,
Mauro Werkema, Presidente da Belotur e Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA Nacional



Alexandre Sampaio recebendo o livro sobre a vida do Aleijadinho



Palestra de Acácio Pinto sobre “Planejamento é a chave para qualquer intenção de retrofit”
 



Palestra de Acácio Pinto, diretor de Operações da Vert Hotéis



Painel de debate de Marcelo Oliveira sobre o
tema  “desafios da hotelaria de lazer de Minas Gerais”



Gustavo Arrais, Diretor do hotel Cabeça de Boi, Tatiane Alves, Gerente da Pousada Solar do Rosário,
Marcelo Oliveira, Alice Rocha, Diretora do Águas de Sta. Bárbara Resort
e Patrick Cardoso, Gerente do Sesc Estalagem Ouro Preto.



Palestra do Consultor e empresário Alexandre Zubaran



A palestra de Zubaran foi sobre o tema “Cluster turístico – Governança e Comercialização”



Palestra de Maria José Dantas, Presidente da
ABG Nacional – Assoc. Brasileira de Governantas Hoteleiras



Maria José Dantas palestrando sob o tema
“Governantas e camareiras, fundamentais para o sucesso de um hotel”
 



Palestra Motivacional de Cristiano Lopes



 palestra de Cristiano Lopes com o tema  “hospitalidade com emoção”



O grande alfaiate Blade entregando brindes aos chefs



Todos os chefs participantes do Festival Gastronômico Hotel Gourmet



Chef Edimilson Lima do Ramada Airport Hotel



Chef Hélio Santos do Ouro Minas Palace Hotel



Chef Vandeca da Pousada do Garimpo Diamantina



Chef Edson Souza do Ritz Plaza Hotel



Chef Manoel Pereira do Belo Horizonte Othon Palace



Chef Ronaldo João Ferreira do Hotel Grogotó Senac Barbacena



Chef Fábio Júlio de Jesus do Max Savassi Apart Hotel



Chef Edson Puiati e Chef Leandro Pimenta com ajudantes fizeram a tradicional paella mineira 



Caminhão do Senac onde ocorreram as oficinas gastronômicas



Estande da Harus Amenitites, Harus Alimentos e Harus Hotelaria



Estande da Saga Systems Brasil



Estande da Gisele Dester Representações com produtos Avatim, Silux,
Cleaning Solutions e Detalhes Vimes



Estande do renomado alfaiate Marcelo Blade



Estande da São Bartolomeu e Vovo Pia com doces maravilhosos



Estande da Porto Guardanapos Especiais



Estande da Teka



Estande da  Girbau do Representante Carlos Henrique Lopes



Movimentação no salão de expositores


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