28ª Fispal Food Service reúne 1400 marcas e traz novidades para os mercados varejista e da alimentação fora do lar
Na Vila da Pizza e Vila do Pão, os visitantes podem conferir sabores e produtos, além de acompanhar palestras com especialistas do setor
Mundialmente, o foodservice tem estimulado o crescimento da indústria de alimentos e bebidas, com lançamentos de produtos e serviços por conta dos novos hábitos dos consumidores que buscam a alimentação fora do lar. A expectativa da BTS Informa, organizadora e promotora da 28ª Fispal Food Service (Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar), que se realiza de 25 a 28 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, é estimular e ampliar a geração de negócios para as 1400 marcas expositoras do maior evento do setor na América Latina.
Durante os quatro dias, são esperados 65 mil visitantes e especificadores qualificados, para a Fispal Food Service e para as feiras que acontecem simultaneamente (Fispal Café- Feira de Negócios para o Setor Cafeeiro, Fispal Hotel – 3ª Feira de Negócios para o Setor Hoteleiro, TecnoSorvetes – 9ª Feira Internacional de Tecnologia para a indústria de Sorveteria Profissionale, pela primeira vez, o SIAL Brazil – Salão Internacional de Alimentação para a América Latina. São profissionais e compradores de restaurantes, padarias, bares, lanchonetes, redes de fastfood, sorveterias, supermercados, empresas de catering e de refeições coletivas, hotéis, cozinhas industriais, buffets, entre outros, em busca de novidades e oportunidades de negócios.
Atrações e novidades
Assim como nas edições anteriores, a Fispal Food Service conta com a parceria de importantes entidades do setor, para apresentar as mais recentes tendências em produtos e soluções para o foodservice. Entre as atrações e novidades, o público poderá conferir a tradicional Vila da Pizza e o lançamento de um novo espaço, a Vila do Pão.
Vila da Pizza
Pelo segundo ano consecutivo, o evento terá como atração a Vila da Pizza, espaço destinado às empresas que fornecem produtos e serviços para pizzarias. A Vila será palco para a produção da maior pizza do Brasil, com 2,5 metros de diâmetro, 10 cm a mais do que no ano passado. Ao todo, cada uma das 4 pizzas que serão produzidas na Vila da Pizza terá 16 quilos de farinha, 90 gramas de sal, 120 gramas de fermento fresco,13 litros de água, 15,3 quilos de mussarela, 1quilo de tomate e 200 gramas de manjericão fresco.
O espaço também oferecerá um auditório aberto ao público, onde serão ministradas palestras sobre gestão de pizzarias, controle de fluxo de caixa, tendências do mercado, entre outros temas.
Com 11.600 pizzarias no estado de São Paulo, o setor é um dos mais representativos na indústria alimentícia. Somente na capital paulista são consumidas 900 mil pizzas por dia, segundo dados divulgados pela Associação Pizzarias Unidas.
A Vila da Pizza é uma parceria da BTS Informa, organizadora e promotora do evento, com a Associação Pizzarias Unidas. Esse ano o espaço recebe patrocínio da empresa alimentícia Bunge.
Vila do Pão
O espaço Vila do Pão foi desenvolvido pela BTS Informa, em parceria com a revista Panificação Brasileira, publicação referência no setor. A ideia é atrair as principais padarias e profissionais decisores de compras que atuam neste mercado.
Na Vila do Pão, será possível visitar os estandes de diversos fornecedores do setor, além de assistir a palestras em um auditório exclusivo e apreciar da culinária no “Cheiro de Pão”, local onde o especialista Rogério Shimura irá produzir e assar pães fresquinhos para a degustação do público.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação (ABIP), são 64 mil padarias em todo território nacional. Uma caravana com profissionais de padaria do Rio de Janeiro também devem marcar presença no evento.
A Vila do Pão é realizada em uma parceria entre a Fispal Food Service e a ABIEPAN (Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos para Panificação, Biscoitos e Massas Alimentícias).
Fispal Food Service
28ª Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar
Data: 25 a 28 de junho
Horário: das 13h às 21h
Local: Expo Center Norte – São Paulo
www.fispalfoodservice.com.br
Fispal Hotel 2012 reúne setor hoteleiro em crescimento
Feira acontece quando setor se prepara para receber a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016
A Fispal Hotel (Feira de Negócios para o Setor Hoteleiro), chega à sua 3ª edição como um evento já consolidado, que reúne profissionais do setor hoteleiro da América Latina em busca de novidades e oportunidades de negócio. De 25 a 28 de junho, no Expo Center Norte, decisores de compras de diversas empresas estarão frente a frente com o mercado brasileiro, um dos mais promissores do mundo.
Além do espaço para exposição, a feira, promovida pela BTS Informa, conta com o Congresso Gestão de Compras para Hotéis, nos dias 25 e 26, desenvolvido com base nos desafios diários da gestão de compras hoteleiras, que reunirá os principais hotéis, redes e seus executivos para um debate profundo e troca de informações estratégicas.
Segundo a ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo), a rede hoteleira da cidade de São Paulo, uma das 10 maiores do mundo, dispõe de 42 mil apartamentos e 105 mil leitos, quantidade suficiente para hospedar os turistas e as delegações que participarão da Copa do Mundo.
Com o setor em pleno crescimento e os hoteleiros se preparando para receber a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, a 3ª Fispal Hotel acontece simultaneamente à 28ª Fispal Food Service (Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar), à Fispal Café (Feira de Negócios para o Setor Cafeeiro), à TecnoSorvetes (9ª Feira Internacional de Tecnologia para a indústria de Sorveteria Profissional) e ao SIAL Brazil (Salão Internacional de Alimentação para a América Latina), a maior feira de alimentos e bebidas do mundo, pela primeira vez no Brasil.
Atrações
Durante o evento, a ABIH-SP e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) lançarão o Selo de Acessibilidade e Inclusão Social da Hotelaria Paulista. O selo pretende oferecer ao mercado hoteleiro e de turismo um programa de informação e orientação como o objetivo de eliminar barreiras arquitetônicas e de comunicação nas edificações destinadas a hospedagem.
Outra novidade é o ciclo de palestras gratuitas da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. As palestras, que acontecerão no estande F/G, irão abordar temas como o acesso ao crédito e financiamento, as tendências do setor de franquias, as técnicas de conservação de alimentos, entre outros. A FIESP também disponibilizará em seu estande a “Sala de Créditos”, espaço destinado para oferecer linhas de crédito e de financiamento.
Congresso e Workshops
Primeiro dia
Na abertura, um painel debaterá o Cenário da área de compras hoteleira. Participam Adolfo Menezes Melito, presidente do Conselho de Criatividade e Inovação da FECOMERCIO, Antonio Xavier Siqueira, presidente da ABRACOHR (Associação Brasileira de Compradores para Hotéis e Restaurantes), Bruno Omori, presidente da ABIH SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de SP) e Ricardo Domingues, diretor executivo da Associação Brasileira de Resorts. Eles falarão sobre a mudança do perfil do executivo da área e as diferenças entre o mercado de compras hoteleiro do Brasil e do exterior, entre outros temas.
Ainda pela manhã serão abordados os temas Supplier Relationship Management, sobre parceria com os fornecedores, por João Fonseca, gerente de Suprimentos do Grupo Pestana Hotels & Resorts Brasil; Gestão de Estoque, por Alexandre Callegaro, gerente geral do Best Western Suites Le Jardin Caldas Novas; e Logística, por Jorge Castelo, gerente geral do L’Hotel e Patrícia Sena, gerente de Compras do DPNY Beach Hotel. À tarde, o público poderá participar de um workshop sobre Negociação como um processo estratégico, que será ministrado por José Roberto Ribeiro do Valle, sócio presidente da Scotwork Brasil.
Segundo dia
O segundo dia abre com Francisco Calvo, diretor de Negócios do Bourbon Hotéis & Resorts, falando sobre o novo ciclo de expansão que deve ocorrer no setor hoteleiro com os Megaeventos que acontecem no Brasil nos próximos anos. Janos Biezok Neto, gerente de compras; e Fabiana Lameiras, gestora de atendimento, ambos da Accor, falarão sobre Sustentabilidade, ressaltando a importância da área de compras na formação de parceria com fornecedores que estejam em conformidade com as leis trabalhistas e ambientais. Serão abordadas ainda as Tendências do setor, por Christian Patrício Hernandez Mansfeld, diretor de Alimentos e Bebidas do Atlantica Hotels International; e Redução de Custos na cadeia de suprimentos. Um workshop sobre o tema Cruzamento Eletrônico de Informações Fiscais-SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e o Reflexo no Setor de Compra, ministrado por Tania Gurgel, sócia da TAF Consultoria, fecha o evento.
Fispal Hotel 2012
3ª Feira de Negócios para o Setor Hoteleiro
Data: 25 a 28 de junho
Horário: 13h às 21h
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP/ Brasil
Fispal Café 2012 incentiva profissionalização do mercado
Com o apoio da ACBB, o evento também promove palestras e reúne especialistas do setor
O mercado cafeeiro se movimenta com a realização da Fispal Café, Feira Internacional do Café, promovida pela BTS Informa, de 25 a 28 de junho, no Expo Center Norte. Este ano, o evento recebe palestras e apoia algumas iniciativas que contribuem para a profissionalização do setor. Durante a feira, a Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB), promove a certificação de barista nível 1, que faz parte do Programa Nacional de Certificação de Baristas. No dia 25, especialistas avaliarão o real conhecimento e habilidade dos profissionais inscritos, na extração de um café perfeito e na técnica de vaporização do leite.
Outra novidade desta edição é o Projeto Cafés do Brasil, uma área para exposição do produto final (café torrado, moído etc). Além disso, a feira continua com o Espaço Empreendedor, dedicado a micro e pequenas empresas; e com a parceria da ACBB (Associação Brasileira de Café e Barista), na realização do ciclo de palestras sobre importantes assuntos do setor.
O Brasil é hoje o maior produtor e o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2011, o consumo de café foi de 19,7 milhões de sacas, com crescimento de 3,11% – bem acima da média mundial, de 1,5% a 2% ao ano. Para 2012, a expectativa é de um crescimento de 3,5% no consumo interno da bebida. Os dados são da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) e da OIC (Organização Internacional do Café).
A Fispal Café acontece simultaneamente à Fispal Food Service, à Fispal Hotel, à TecnoSorvetes e, pela primeira vez, ao SIAL Brazil, maior evento de alimentos e bebidas do mundo. Juntas, as feiras resultam em um encontro com mais visitantes, de perfis diversificados, que beneficia todos os profissionais que dele participam.
Programação de palestras
No dia 26 de junho palestras ao longo de todo o dia abordarão temas relevantes para o setor. Às 14h, a Sustentabilidade no Café será apresentada por Cássio Franco, coordenador do Programa Agricultura e Meio Ambiente do WWF BRASIL. Logo em seguida, às 15h, Henrique Sloper, vice-presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), e produtor da Fazenda Camocim Jacu Bird falará sobre Tendência de Cafés Exóticos. O painel Técnicas para se Tornar um Campeão no Café será apresentado às 16h, por Rafael Godoy, eleito melhor barista do Brasil pela ACBB em 2012, e Carol Franco, barista e provadora de cafés, 1ª colocada do III Campeonato Brasileiro de Cup Tasters 2011. Por fim, Aromas e Fragrâncias, às 17h, terá como palestrante o coffee sommelier da Nespresso, Vitor Gabira.
Dias 27 e 28 a ACBB propõe o Desafio Amarula, das 14h às 20h. Cada participante receberá uma caixa surpresa, contendo especiarias, frutas, xaropes e chocolates e deve escolher no mínimo dois destes itens para harmonizar com café e licor de amarula. O barista terá 10 minutos para escolher os ingredientes, preparar a bebida e servir aos jurados. O vencedor levará um prêmio de R$ 1 mil. As inscrições são gratuitas.
Fispal Café
Feira Internacional do Café
Data: 25 a 28 de junho de 2012
Horário: das 13h às 21h
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – SP
9ª edição da TecnoSorvetes terá Ilhas da Confeitaria e da Embalagem
Com os novos espaços o público poderá acompanhar o preparo de receitas e a apresentação de produtos recém-lançados pela indústria.
A 9ª edição da TecnoSorvetes – Feira Internacional de Tecnologia para a indústria de Sorveteria Profissional traz novidades para os visitantes e profissionais do setor. Com os novos espaços, a Ilha Confeitaria Brasil e a Ilha da Embalagem, o público poderá acompanhar o preparo de receitas e a apresentação de produtos recém-lançados pela indústria. O evento, promovido pela BTS Informa, está sendo realizado de 25 a 28 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.
A Ilha da Confeitaria contará com uma arena para demonstrações de preparo de sobremesas, bolos, entre outras delícias. Criada em parceria com a revista Confeitaria Brasil, nove empresas do setor vão divulgar seus produtos em uma vitrine e fazer apresentações em uma arena com capacidade para 60 pessoas. Já a Ilha da Embalagem é uma parceria da feira com a Abis, Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes, que contará com empresas especializadas em produzir embalagens para sorvetes.
O setor de confeitaria ganhou espaço nas sorveterias e padarias por ser considerado de maior valor agregado, o que amplia as vendas das empresas. “Hoje, as sobremesas estão cada vez mais sofisticadas e o público procura por sorvetes e doces que chamem atenção não só pelo sabor, mas também pela aparência do produto.” afirma Clélia Iwaki, gerente de divisão comercial da BTS Informa.
Em 2011, segundo a Abis – Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes, os brasileiros consumiram 1167 milhões de litros de sorvete. O número representa um crescimento de 50 milhões em relação ao ano anterior.
TecnoSorvetes
9ª Feira Internacional de Tecnologia para a indústria de Sorveteria Profissional
Data: 25 a 28 de junho
Horário: das 13h às 21h
Local: Expo Center Norte – São Paulo
http://www.tecnosorvetes.com.br/
Sobre a BTS Informa
Segunda maior promotora de feiras do País, a BTS Informa consolida-se como a principal promotora voltada para a cadeia produtiva de alimentos e bebidas na América Latina, com feiras e publicações que são referência no mundo inteiro.
Seu portfólio inclui nomes como: Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, Fispal Hotel, Fispal Café, ABF Franchising Expo, TecnoSorvetes, TecnoCarne, MercoAgro, ForMóbile, Serigrafia, FispalFood Service Nordeste, Fispal Tecnologia Nordeste e ABF Franchising Expo Nordeste. Na área editorial é responsável pela publicação da Revista Nacional da Carne, Leite e Derivados, Silk–Screen e Sign quatro maiores e mais importantes publicações técnicas dos seus segmentos.
A BTS possui escritórios em São Paulo (sede), Curitiba e Recife, nos quais conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados para investir em novas oportunidades e conquistar espaços que façam de seus produtos a porta de entrada para quem quer fazer negócios na América Latina. Informações: www.btsinforma.com.br
Sobre o Informa Group
O Informa Group tem uma atuação global, em 40 países, na promoção de feiras e eventos em importantes setores econômicos, como saúde, energia, imobiliário, marítimo, transporte e finanças. Empresas, profissionais e acadêmicos de todo o mundo têm participado dos mais de 10 mil eventos (de treinamentos técnicos para executivos a feiras) e das 200 feiras organizadas, anualmente, pela Informa Exhibitions, divisão da Informa plc.
Em seu portfolio estão marcas consolidadas como: IPEX, Monaco Yacht Show, Vitafoods, Cityscape, Arab Health, The World Sugar and Ethanol Congress, The World Fruit Juice Congress, Angra Middle East e Rice Africa.
O grupo,com o suporte de seus 150 escritórios localizados no Brasil, Inglaterra, Emirados Árabes, Índia, Singapura, China e Áustrália, emprega mais de 8 mil pessoas, e a sua divisão de publicações acadêmicas e técnicas tem 55 mil títulos catalogados. Mais informações: www.informaexhibitions.com / www.informa.com
Divulgação: 2PRÓ Comunicação – btsinforma@2pro.com.br
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br
Roseanne Café – roseanne.cafe@2pro.com.br
Monica Agnello – monica.agnello@2pro.com.br
Tels. (5511) 3030-9463 / 3030-9435 / 3030-9464
www.2pro.com.br
Para mais informações, acesse o site http://www.fispalfoodservice.com.br/