3 Tipos de promoções que os restaurantes devem evitar

por migracao

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Por Geraldo Banas


Todos meus leitores sabem que sou a favor de ideias criativas para aumentar as vendas do restaurante.


Portanto, fazer uma promoção pode parecer uma ótima maneira para trazer mais clientes para seu restaurante. Descontos, cupons, ou outras atrações especiais deveriam ser argumentos positivos, certo? Bem, não exatamente. Apesar do fato de que chamar a atenção para o seu restaurante, em geral, é positivo, há a possibilidade de se ter o tipo errado de atenção. E, se você não tiver cuidado, as promoções do seu restaurante podem gerar prejuízo e/ou comentários negativos. Fiz um apanhado de promoções que “podem dar errado” (lembre-se da Lei de Murphy):


Restaurant week – Participar da restaurant week da sua cidade parece parecer uma boa ideia, em princípio. Você ganha visibilidade, toneladas de novos clientes, e se posiciona como parte da comunidade. Mas será que esta promoção realmente vai trazer benefícios para seu negócio? Muitas vezes, é impossível compensar os descontos oferecidos durante a promoção e você pode acabar perdendo dinheiro. Além disso, os clientes que o visitam durante a restaurant week, provavelmente,nunca mais vão retornar, quando os preços voltarem aos seus valores normais. Na próxima vez que participar de uma promoção similar, faça uma análise séria dos resultados: número de clientes novos, retorno destes clientes, tíquete médio, etc..

Cuponagem – Os cupons podem ser uma boa promoção, afinal, quem não gosta de um desconto? Mas, apenas a distribuição de cupons, sem qualquer outra estratégia promocional para acompanhá-los não é eficaz. E, o que é pior: condiciona os clientes a esperar que seu restaurante sempre ofereça descontos. Promoções com um pouco mais de criatividade e maior envolvimento do cliente são muito mais bem-sucedidas.

Tudo o que pode gerar o tipo errado de atenção – Nem sempre a notoriedade nas redes sociais é positiva. Claro, você quer colocar o nome do seu restaurante em evidência, mas não à custa de sua reputação. Nunca faça nada que comprometa a privacidade dos seus clientes ou se aproveite de pessoas ou animais. Isto pode parecer óbvio, certo? No entanto, já vi diversas promoções com fotos de clientes que não gostaram de ser fotografados e ter esta foto publicada numa rede social. Antes de criar uma promoção envolvendo qualquer coisa viva, não se esqueça de considerar se há algo que poderia ser considerado ofensivo ou prejudicial.


Quando você estiver criando suas promoções, tenha essas ideias em mente. Lembre-se que, quando você quer que as pessoas falem sobre seu restaurante, quer que os comentários sejam positivos. O verdadeiro foco deve estar na sua comida e serviço, e não numa promoção que pode gerar prejuízo, comentários negativos ou questionar a seriedade do seu restaurante. Continue acreditando nas promoções – corretas – e siga estas dicas na próxima vez que você estiver planejando algo para alavancar suas vendas.

Fonte: Blog do Banaswww.blogdobanas.com.br

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