“Nossa obrigação como turismo, hoje, é incentivar o mercado nacional e trazer o Brasil para dentro das agências de viagens”, destaca Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional
Afirmação foi feita durante coletiva de imprensa de abertura da 48a ABAV Expo & Collab
A ABAV Expo & Collab iniciou, nesta quarta-feira, 6 de outubro, a sua 48ª edição com 184 expositores e mais de 50 capacitações ofertadas pela Vila do Saber. Com perto de 11 mil pré-inscritos, a edição desse ano é pioneira como o maior evento multiplataforma do Brasil.
Em coletiva de imprensa, a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, enfatizou a importância desse pioneirismo para o setor. “É o primeiro evento que pode receber até 3 mil pessoas, simultaneamente, de forma presencial, o que é um recorde para a pandemia. O papel de protagonismo existe e ele nasceu aqui no Ceará”.
Ainda segundo a presidente Magda, o objetivo da ABAV é incentivar o mercado nacional. “A força da ABAV Expo & Collab, como o maior evento de turismo, desde sempre, é de trazer o Brasil para dentro de casa, trazer o Brasil para dentro das agências de viagens.”.
Para o Ministro do Turismo, Gilson Machado, o Brasil e, sobretudo o Nordeste, tem grande potencial de retomada, principalmente na viação aérea. “Nós temos um catálogo muito grande. Por exemplo, o Nordeste hoje é um dos lugares que tem um potencial imenso e nada se compara a ele”, destaca. Além disso, o ministro reforçou o apoio que o Governo Federal está dando ao turismo. “Nós somos, sim, totalmente sensíveis ao que está acontecendo no cenário. Podem contar com o Ministério do Turismo.”
Em relação ao turismo cearense, o Secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, reforçou que o estado segue trabalhando para o setor, inclusive para as feiras e convenções. “Estamos participando de todas as feiras. Estamos trabalhando, abrindo novos destinos, inaugurando novos hotéis, voltando aos poucos com os voos internacionais”.
Parceria com a Embratur
Também presente na coletiva, o presidente da Embratur, Carlos Brito, revelou uma novidade muito importante para o turismo do Brasil. Em parceria com a ABAV Nacional e o Ministério do Turismo, a Embratur lançará uma ação de capacitação e geração de negócios. A ideia é promover o Brasil internacionalmente. “Nós entendemos que precisamos capacitar todas as pessoas para que a gente também possa passar as informações necessárias para o todo o trade internacional de forma que eles possam conhecer realmente nossos destinos”. A ação será realizada no dia 23 de novembro, das 9h às 20h, e deve atingir diversos mercados, como Europa e Ásia, e será traduzida simultaneamente para mais de 20 idiomas. As inscrições serão abertas em breve.
A 48a ABAV Expo & Collab acontece de 6 a 8 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Sebrae Nacional. Toda a programação física é espelhada por uma plataforma virtual, que pode ser acessada pelo site www.abavexpo.com.br.