5 tendências para a motelaria em 2022

Suítes instagramáveis são tendências em 2022 – Crédito/Foto: Divulgação

 

Acompanhar as mudanças de comportamento e consumo são fundamentais para o bom desempenho dos motéis

Estar atento às tendências mercadológicas é muito importante para atender as expectativas dos clientes e evitar ficar para trás dentro do segmento de atuação. Por ano, o mercado moteleiro hospeda mais de cem milhões de pessoas, em suas mais de 5 mil unidades espalhadas pelo Brasil. Para ajudar a manter a procura dos clientes ou ainda, aumentar essa busca, a Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) listou cinco tendências que o empresário deve ficar atento em 2022.

 

Comportamento

Para Felipe Martinez, presidente da ABMotéis, o maior fator a impactar na motelaria será o comportamento do consumidor. “Se antes existia certo pudor em comentar temas que cercam o sexo, agora o cliente busca falar e compartilhar sobre as suas vivências. Com isso, buscam atrativos que sejam convidativos, inclusive, instagramáveis. Cerca de 80% do público que frequenta o motel está em um relacionamento sério. Assim, muitos casais buscam comemorar datas especiais em motéis. Sendo assim, o hóspede busca por um local bonito, com boa comida e bebida, para que a sua experiência de lazer seja completa”.

 

Economia

Já Vinicius Roveda, especialista em gestão de motéis da Zeax, destaca a importância do empresário acompanhar o mercado econômico. “Neste ano é esperado um bom resultado para os motéis que se adaptaram à Nova Motelaria. A pandemia já mostra sinais de que perderá força e com isso deve impactar positivamente o ano. Por outro lado, a inflação se mantém elevada e isso gera pressão nos preços. O moteleiro precisa ter atenção, pois não repassar os custos representa perda de lucratividade do negócio”.

 

Uberização

Leonardo Dib, diretor da ABMotéis, ressalta o processo de uberização nas reservas. “A pandemia da Covid-19 acelerou potencialmente a automação das reservas. Antes, a única maneira de verificar a disponibilidade do quarto era indo até o local. Hoje, a partir de aplicativos como o guia de motéis go, existe a opção de realizar reservas à distância. Cada vez mais as pessoas irão realizar suas reservas por meio de aplicativos ou no próprio site do motel. Sendo que, essa tendência de comodidade, que já é uma realidade, deve aumentar e diferenciar os motéis”.

 

Design

Quartos temáticos, com cores vibrantes e com adereços que fiquem bonitos em fotos, são cada vez mais tendências para os motéis. A suíte deve fotografar bem, ou seja, ficar bonita em fotos. Assim, atrai hóspedes com mais facilidade. Contudo, como destaca o diretor comercial do Guia de Motéis, Rodolfo Elsas: “os proprietários devem buscar por profissionais para realizar as reformas em seu estabelecimento, garantindo assim que o projeto final atenda o esperado”.

 

Gastronomia

Assim como as suítes, a maior tendência na gastronomia são pratos instagramáveis. O moteleiro e proprietário do Mont Blanc Motel, Michael Almeida, destaca a importância de ter petiscos com apresentações criativas e saborosas, saindo do comum. Para isso, ele destaca que o “empresário deve conhecer a sua equipe, o potencial da mesma, mas não subestimar a capacidade dela. Deve ainda, buscar referências do que pretende trazer no seu menu e por último, produzir imagens de qualidade, feitas por profissionais”. Durante a pandemia, o consumo nas suítes aumentaram 56% e com o cardápio convidativo a tendência é aumentar o consumo.

“Quanto mais o moteleiro conhecer o comportamento do cliente, estar atento às questões econômicas e mercadológicas, menos ele precisará contar com a sorte. As tendências vão ditando o caminho que a motelaria deve seguir, e o conhecimento sobre a mesma, permitirão tomadas de decisões conscientes e adequadas”, concluí Felipe Martinez.

 

Sobre a ABMotéis

A Associação Brasileira de Motéis (ABMOTÉIS) foi fundada em setembro de 2012 e é a única representante dos motéis do Brasil. Atualmente, a sua diretoria é composta por representantes de 17 estados, além do Distrito Federal (DF), que trabalham para representar mais de 450 associados. A missão da associação é profissionalizar e desenvolver o segmento moteleiro, estimulando o empresário do ramo a investir e expandir suas empresas, oferecendo, cada vez mais, serviços de qualidade aos clientes e gerando mais empregos. Acesse: clique aqui.

Divulgação: rspress.com.br

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR