6 Coisas que garçons e garçonetes nunca devem fazer

por migracao

fiogf49gjkf0d

Por Geraldo Banas


Sua equipe de atendimento tem mais interação com os clientes do que qualquer outra pessoa. Se eles são bem treinados, acessíveis e amigáveis, podem ser uma ferramenta de marketing extremamente positiva. Mas, por outro lado, caso alguns dos erros a seguir sejam cometidos, a propaganda negativa para o restaurante é inevitável. Claro que você quer seus garçons e garçonetes trabalhando a favor do seu negócio, e não contra ele. Por isso, treine-os para evitar:


Que o cliente se sinta indesejável – Todos os clientes do restaurante devem se sentir bem-vindos. Isso significa que cada um deles deve ser cumprimentado de maneira educada e simpática e continuar com este tratamento em todos os momentos que durar sua permanência no estabelecimento. A equipe deve ser cortês e educada, não só com as mesas que estiverem atendendo, mas com todo e qualquer cliente do restaurante. Se a pessoa atendida por outro garçom/garçonete pedir um refrigerante ou mais talheres, ela não deve ser ignorada só porque não é da área de determinado garçom/garçonete. A equipe representa o restaurante, portanto, tem que ser cortês em todos os momentos, com todos.
     
Serem muito liberais – O oposto é ser excessivamente amigável, ou tomar liberdades com as pessoas. Um garçom/garçonete nunca deve tocar nos clientes ou interromper uma conversa. Não importa quão informal o restaurante seja; a equipe de atendimento precisa se portar de maneira extremamente profissional. Nunca tocar nas bordas dos copos ou nas extremidades dos talheres, sempre anotar os pedidos, e se lembrar que os clientes não são amigos pessoais de nenhum deles. Por isso, merecem ser tratados com “distância” respeitosa.
     
Omitir informações – Os garçons/garçonetes não devem mentir, enganar, ou omitir qualquer informação que possa interferir na satisfação dos clientes. Existe um atraso na cozinha? Dizer ao cliente o mais rápido possível. A taxa de serviço será adicionada à conta no final? Colocá-lo a par, para que ele não seja desagradavelmente surpreendido. Existe algum prato que irá demorar mais para ser preparado? Isto deve ser mencionado. E sempre informar se há algum prato, ou produto, em falta, antes que o cliente faça seu pedido.
     
Discutir com os clientes – Isto pode parecer óbvio, mas deve ser lembrado. A frase “O cliente tem sempre razão” pode ser um clichê, mas quando ele reclama, os garçons/garçonetes devem fazer o melhor para ouvir e ajudar. Precisam se empenhar para resolver o problema, quando possível, ou chamar a gerência não há nada que possam fazer. Eles não devem nunca, jamais, discutir com um cliente, mesmo que ele esteja errado.
     
Fazer com que o cliente se sinta pressionado a desocupar a mesa – Quando as pessoas entram no seu restaurante, estão em busca de momentos agradáveis e ótima comida. Elas querem passar um tempo relaxando e se divertindo. Certamente, não querem se sentir pressionadas a desocupar os lugares, e serem “empurradas” pela porta a fora para que outros clientes sejam atendidos. Os pratos não devem ser tirados muito rapidamente (especialmente se alguém na mesa ainda não terminou sua refeição), ou a conta ser trazida sem ser solicitada. Não importa o quão movimentado seu restaurante seja, ou quantas pessoas estão à espera de mesa, é preciso garantir que os clientes se sintam relaxados e confortáveis.
     
Fazer “grupinhos” num canto do salão – Tenha certeza: é a maneira mais óbvia de fazer com que os clientes se sintam rejeitados e se imaginem objeto de comentários pela equipe de atendimento. Mais ainda, quando clientes precisam fazer insistentes sinais para serem atendidos pelos garçons/garçonetes. Nada é mais desgastante, em termos de imagem para o restaurante, do que um cliente precisar fazer “ginástica” com os braços, mãos, ou o rosto para que alguém da equipe se digne a atendê-lo.


A coisa mais importante que sua equipe de atendimento deve se lembrar, é ser sempre amigável, cortês, prestativa e profissional. Ao manter essas premissas em mente, seus garçons/garçonetes vão conquistar muitos pontos junto aos clientes, para si mesmos e para seu restaurante.
Simples assim!


Divulgação: Blog do Banas

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR