Com opções de lazer fechadas, Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) aposta em ambiente privativo e protocolos de segurança para atrair público interessado
Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) com seus afiliados, nos últimos meses o faturamento do setor moteleiro está entre 70% e 80% em relação ao período pré-pandemia. Esse aumento, se comparado com os meses de março e abril, foi puxado pelo dia dos namorados, principalmente, pela percepção dos casais casados, noivos ou namorados com relação estável – público majoritário do setor – do motel como sendo a opção mais privativa e segura para um momento de lazer e entretenimento.
Confira a seguir, 7 motivos que explicam o porquê o motel é um ambiente ideal para o entretenimento dos casais neste momento de flexibilização da quarentena.
Ambiente ideal para casais
Diferentemente do que se supõe, 71% dos frequentadores assíduos e 85% dos menos assíduos de motéis no Brasil são pessoas em relacionamento estável. Ou seja, são pessoas casadas ou que estão namorando. Esses dados foram coletados na pesquisa Hábitos de Lazer – encomendada em 2018 pelo Guia de Motéis e realizada pela Hello Research – com mais de 2,1 mil pessoas e revelam que o motel é um ambiente preferido de casais fixos.
Ambiente privativo
Desde o check-in até o check-out, o único contato humano que os (as) hóspedes têm são com seus respectivos (as) parceiro(as). Vale frisar que o hóspede faz o check-in e check-out sem precisar sair do seu carro e por meio de um vidro ou interfone interage com a recepção.
Protocolos de higiene e limpeza
Tradicionalmente, as questões de higiene, limpeza e proteção já são prioritárias para os motéis. Essa atenção se intensificou ainda mais com a pandemia. Entre as principais medidas tomadas pelos motéis estão o cuidado e a aferição de temperatura e eventuais sintomas dos colaboradores, intensificação da higiene, proibição da entrada no motel de mais de dois hóspedes e o acompanhamento das orientações e procedimentos indicados pelas autoridades sanitárias competentes.
Além de processos e controles rígidos, os motéis utilizam produtos químicos da linha profissional que são capazes de esterilizar e desinfetar todas as superfícies, hidros e demais áreas das suítes. A maioria dos motéis utiliza aparelhos de ozônio durante a higienização de cada unidade, prática muito comum no setor nos últimos anos.
Em parceria com a Bureau Veritas, empresa de certificação reconhecida internacionalmente, a ABMotéis promove a certificação profissional de higiene e limpeza dos motéis.
Mudança na rotina
Vivemos períodos de mudanças importantes na rotina, no comportamento e na saúde mental das pessoas. Ter momentos de descontração e intimidade passaram a ser um ponto de atenção para os casais. Em um momento em que opções de entretenimento, como parques, cinemas e teatros estão fechados ou sob análise em virtude do risco de aglomerações, o motel acaba sendo uma opção para que o casal possa sair da rotina.
Parcerias
O setor moteleiro está se fortalecendo e se profissionalizando cada vez mais. Por meio de parcerias com empresas certificadoras de higiene e limpeza (Bureau Veritas) e profissionalizantes (SEBRAE, SENAC), o setor se prepara para oferecer melhorias na hospitalidade aos clientes, promovendo o setor como opção de lazer e até de turismo para os casais.
Opção de entretenimento
Existem suítes com piscina privativa, ambientes temáticos, e até cinema com poltrona Dbox que recria os movimentos do filme. Na prática, os motéis reúnem em um único espaço o entretenimento, a gastronomia e o meio de hospedagem.
Outra percepção ao longo do período de pandemia foi em relação ao tempo médio de estadia. Os casais têm optado por períodos mais longos e pela modalidade de pernoite. Isso também se nota pelo interesse em pernoites rápidas para viajantes a trabalho ou em trânsito por cidades que não têm uma infraestrutura hoteleira desenvolvida ou mesmo disponibilidade de quarto no momento.
Gastronomia
O aumento no período de permanência das pessoas no motel também tem provocado outra mudança no comportamento dos clientes. O setor vem apresentando um aumento proporcional no consumo de alimentos e bebidas durante a estadia. Aproximadamente 54% dos motéis tiveram aumento nesse tipo de consumo. Além de muitas das cozinhas funcionarem em sistema 24h, possuem cardápio robusto e variado, assinados até por chefs renomados nacional e internacionalmente.
O cliente pode pedir desde um lanche a pratos mais elaborados, incluindo drinks, bebidas, como vinho e espumante, a sobremesas. Tudo é entregue pelo sistema “passa prato” formato em que não há contato humano. Existe até um evento, chamado Chefs no Motel, promovido pela ABMotéis, que evidencia a cultura gastronômica.
(Motivo extra) Transformação digital
Assim como em vários segmentos, a transformação digital vem impactando o modelo de negócio no setor moteleiro e nas relações de comodidade e experiência do usuário. A tecnologia trouxe ao setor a possibilidade de reservar a suíte com antecedência – conquistada em 2019 com a criação do app guia de motéis go. Essa é uma quebra de paradigma que coloca o setor no caminho para a motelaria do futuro e, consequentemente, o prepara para o que vem sendo chamado de novo normal.