Santa Maria, uma pequena cidade do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, está nas bocas do Mundo por uma decisão inusitada.
As entidades locais criaram um programa em que oferece vouchers de 100 dólares (83 euros) aos turistas que passem pelo menos duas noites em hotéis locais.
Esta foi uma das formas encontradas para reativar o turismo e ajudar as empresas fortemente afetadas com o impacto da pandemia de covid-19, que reduziu drasticamente o número de visitantes.
“O vale de Santa Maria é menos concorrido do que outros destinos da Califórnia e oferece mais por menos aos turistas preocupados com o seu orçamento”, referiu Jennifer Harrison, diretora do Turismo de Vale Santa Maria, citada pela agência espanhola EFE.
O vale de 100 dólares pode ainda ser descontado em consumos nas casas de vinho cervejarias ou restaurantes da cidade até ao dia 31 de março.
Com esta iniciativa a autarquia pretende ajudar o comércio local enquanto os turistas desfrutam de uma experiência “segura e memorável” em Santa Maria, localizado a cerca de 100 quilómetros a norte de Santa Bárbara e a 240 de Los Angeles.
Além de 13 praias, esta região da costa central da Califórnia tem 34 adegas para degustação de vinhos, todas a cerca de meia hora de carro para quem está na cidade, e oferece várias atividades, desde observação de pássaros a golfe, entre outras.
“As nossas salas para degustação de vinhos, espaços ao ar livre, restaurantes e hotéis trabalharam em conjunto para desenvolver protocolos de saúde e segurança para que os turistas que nos visitam possam desfrutar da zona em segurança”, referiu Jennifer Harrison.
A responsável pelo turismo assinalou, a propósito, que a baixa densidade populacional da cidade ajuda também a que possam ser cumpridas as regras de distanciamento social definidas pelas autoridades de saúde.