A Flauta Mágica de Montalcino

por migracao

fiogf49gjkf0d

A Flauta Mágica de Montalcino
Cynthia Gusmão


Em um recanto da Toscana, na Itália, as uvas compartilham o ar fresco da região com a magia da música de Mozart.  Essa é a história da vinícola de Giancarlo Cignozzi, Al Paradiso di Frassina, que fica a cerca de cinco quilômetros da cidade de Montalcino.


O produtor nasceu em Milão e formou-se em direito, mas desde os anos 1970 está ligado às vinícolas da Toscana. E ali, ajudou a desenvolver um dos mais aclamados brunellos da região, o Tenuta Caparzo.


No final da década de 1990, o milanês comprou a vinícola Al Paradiso de Frassina, que estava abandonada, e começou a recuperá-la. 


A partir da leitura de estudos coreanos e japoneses sobre o efeito da música nas plantas e nos animais, passou a difundir musica clássica através de alto-falantes espalhados por suas videiras.  Desde então, pôde observar que as uvas amadureciam mais rápido, mais fortes e mais sadias. Os sons melodiosos também afastavam os pequenos animais acostumados a se alimentar de frutos jovens, além dos parasitas, fungos e bactérias.


A experiência atraiu pesquisadores da Universidade de Florença, que lançou um projeto para validá-la cientificamente.  Também o empresário norte-americano de origem indiana Amar Bose, criador da lendária indústria de alto-falantes Bose, encantou-se com a ideia e colocou à disposição de Cignozzi setenta alto-falantes de altíssima qualidade. Em setembro de 2005, a história de sucesso foi contada pela rede de televisão norte-americana ABC.  


Enquanto isso, o produtor de vinhos dedicava ao divino Mozart o seu melhor brunello, batizando-o de Flauto Magico. Para acompanhá-lo, sugiro os concertos para violino do mestre da escola clássica vienense, em gravação de Giuliano Carmignola e a Orquestra Mozart, sob direção de Claudio Abbado. 


Cynthia Gusmão é musicista, produtora e escritora.
Escreve no notasonora.com, blog com temáticas ligadas ao som: meio ambiente acústico; gravações e difusões sonoras; expressão musical e pedagogia; conexões imagem e som; saúde auditiva e legislação acerca de ruídos.

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR