Os ventos do mar em Maldonado
Casualidade ou não, o casal Paula Pivel e Alvaro Lorenzo decidiram ter uma vinícola boutique na região de Maldonado. A propriedade é adorável. Fica no alto e a vista é bastante privilegiada.
Então, depois do casal estudar o terroir, topografia, solo e clima em 2000 compraram os seus primeiros hectares para o cultivo de uvas.
Localizado há poucos quilômetros do mar e de Punta del leste, a vinícola teve sua primeira safra em 2005 e em 2007 sendo lançada no mercado. As variedades plantadas são: Tannat, Merlot, Cabernet Franc, Syrah e Viognier. Em relação ao trabalho de vinificação não há grandes tecnologias, a intervenção dos proprietários, a paixão e o terroir, resultaram vinhos excelentes.
A vinícola recebe turistas e as visitas são personalizadas. Há um restaurante para grupos que fazem assados e churrascos. O espaço é incrível – um deck com vista para os vinhedos e uma mesa enorme recepciona os visitantes para brindar a natureza.
Delicados e com personalidade a marca está presente no México, Brasil, Suécia, Estados Unidos, Bélgica, Suíça e Argentina.
De uma forma geral os vinhos são especiais e de qualidade superior – ganham notas salinas por conta da influência do mar. Uma prova disso é o branco Viognier – fresco, com frutas cítricas, toque salino e fim de boca longo e frutado. O Cabernet Franc é muito frutado, especiarias como pimenta preta, redondo no paladar com boa acidez e taninos macios.
Mas o protagonista realmente foi o Syrah Cetus e o Cetus Cuvée – safra 2013 (blend de Cabernet Franc, Merlot e Syrah). Com passagem de 22 meses em carvalho francês traz complexidade e refinamento. Nos aromas frutas negras maduras, especiarias, notas de chocolate e tostados. No paladar apresenta bom preenchimento de boca, elegante, acidez equilibrada, taninos macios e final aveludado. Impressionantemente bom!
SERVIÇO:
Alto de la Ballena
Contato: Paula Pivel – Diretora (paula.pivel@altodelaballena.com)
www.altodelaballena.com
Fotos: Site Empratado
Já esteve no Uruguai? Já provou seus vinhos? Comente sua experiência. Esta wine press trip foi um convite da INAVI – Instituto Nacional de Vitivinicultura do Uruguai e pela Uruguay Wine.