Escolha é fruto da vontade dos enólogos que integram a Associação, com resultado anunciado na noite festiva que celebra o Dia do Enólogo e os 43 anos da entidade
O 16º enólogo a ser homenageado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), com o título de Enólogo do Ano, será conhecido, no dia 25 de outubro em Jantar de Confraternização que celebra o Dia do Enólogo e os 43 anos da entidade, festejados no dia 22 de outubro. Mais de uma centena de enólogos, de diversas regiões produtoras de vinhos do país, estarão reunidos, neste dia, brindando mais uma safra de muito trabalho. Até lá, eles participam do processo de escolha, indicando um colega que também se destaque pela sua trajetória, servindo de exemplo para a categoria. O encontro acontecerá no Centro Empresarial de Bento Gonçalves.
A distinção é uma homenagem que a ABE dedica à profissão de enólogo, desde 2004, enaltecendo a técnica e a sensibilidade da atividade. Para isso, neste ano, a escolha se dará em três etapas. A primeira consiste nos critérios da escolha. Para ser Enólogo do Ano é necessário ter formação em Enologia e Viticultura, trabalhar em prol do profissional de Enologia, ter cinco anos de experiência na atividade, estar exercendo a função, ter atuação setorial, inovar e ser associado da ABE, no mínimo há três anos, além de estar em dia com a Tesouraria.
O segundo passo será selecionar os três nomes mais votados pelos associados com livre indicação, considerando experiência, formação e reconhecimento. Por fim, eles são avaliados por um comitê formado pelos 15 enólogos já eleitos, resultando em nova pontuação. A junção desses fatores, aliada ao carisma, experiência, formação, participação e desempenho na atividade, serão decisivos para a escolha. O processo será concluído, no dia 18 de outubro.
Toda votação será feita pelo site da ABE. Cabe destacar que o presidente em exercício e o da gestão anterior não podem concorrer. O Enólogo do Ano será premiado com uma viagem, que terá o propósito de visitar uma Feira do setor vitivinícola.
Retrospectiva dos homenageados
- 2004 Antônio Czarnobay
- 2005 Gilberto Pedrucci
- 2006 Firmino Splendor
- 2007 Adriano Miolo
- 2008 Ismar Pasini
- 2009 Nauro José Morbini
- 2010 Lucindo Copat
- 2011 Daniel Dalla Valle
- 2012 Dirceu Scottá
- 2013 Juliano Daniel Perin
- 2014 Delto Garibaldi
- 2015 Christian Bernardi
- 2016 Flávio Angelo Zílio
- 2017 Carlos Abarzúa
- 2018 Cedenir Fortunatti