Abima comemora o Dia Mundial do Macarrão
Há 17 anos, o dia 25 de outubro foi escolhido para homenagear o alimento
O Dia Mundial do Macarrão foi instituído em 25 de outubro de 1995 em Roma, durante o I World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão), que reuniu os principais fabricantes em todo o mundo. Desde então, tem seu dia celebrado em diversos países e no Brasil, o 3º maior produtor e consumidor mundial, a responsável pela comemoração é a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima). O alimento é um dos preferidos no planeta e está presente em 100% dos lares do País.
O mercado brasileiro de massas alimentícias faturou em 2011 mais de R$ 6,1 bilhões, e foram consumidos mais de 1 milhão de tonelada. Nosso consumo per capita é de 6,2 kg por ano. De acordo com o presidente da Abima, Cláudio Zanão, o potencial de crescimento do mercado é grande, principalmente devido ao preço baixo, às propriedades nutricionais e ao gosto do brasileiro. “Nossa intenção agora é mostrar à população os diferentes formatos de massa. Estamos muito acostumados a comer espaguete à bolonhesa, mas temos mais de quarenta formatos diferentes por aqui. Na Itália, país que registra o maior consumo do mundo, são mais de seiscentos tipos de macarrão”, detalha Zanão.
Outra ideia é diversificar os molhos. O macarrão pode agregar diversos tipos de acompanhamentos, facilitando até a inclusão de legumes na alimentação das crianças, por exemplo. Além de barato, fácil de fazer e nutritivo, é versátil e pode ser acompanhando pelos mais diversos alimentos. Neste sentido, é importante atentar para a combinação entre massa e molho. “Normalmente, os molhos mais encorpados, como o quatro queijos, combinam com a massa curta, como pene ou fusili. Os mais ralos, como o sugo, já são mais para o espaguete. Isso porque o formato influencia na quantidade de molho que você leva à boca em uma garfada”, conta o presidente.
Estudo detalha consumo no Brasil
Por intermédio de uma parceria da Abima com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) foi desenvolvida uma pesquisa mercadológica para conhecer o consumo e não consumo de derivados de trigo nas diferentes regiões do Brasil. A Fundação Cândido Rondon, ligada à Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, acompanhou semanalmente o comportamento de compra em 8,2 mil lares brasileiros durante um mês. O estudo mostrou que a massa seca está presente em 88% dos lares analisados e que o maior consumo se concentra nas regiões Norte e Nordeste (92% e 91% de participação, respectivamente).
As massas instantâneas e frescas ainda têm um importante espaço a ser conquistado. A pesquisa apontou 33% de participação do instantâneo, que tem seu consumo concentrado nas regiões Centro-Oeste e Sul (com 39% e 32%, respectivamente) e apenas 10% das casas pesquisadas consomem a massa fresca, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, ambas com 14%. Outro aspecto relevante da pesquisa é que somente 1% dos entrevistados deixa de comprar macarrão por causa de dietas para emagrecer.
Espaguetômetro I e II
O macarrão entrou de forma definitiva na alimentação do brasileiro, que até ganhou objetos específicos para seu preparo. Há três anos, a Abima criou o espaguetômetro, que serve para medir a quantidade de massa de acordo com o número de pessoas. É um utensílio com quatro furos e cada um deles representa o volume que deve ser servido. Agora, em 2012, a Associação inova novamente e traz a versão mais moderna do objeto, o espaguetômetro II. Ele deve ser usado para saber se o macarrão está no ponto de cozimento adequado. O produto foi concebido na Itália e chega ao Brasil para comemorar o Dia Mundial do Macarrão neste ano. O espaguetômetro II será comercializado para os associados da Abima que poderão criar promoções específicas para distribuir o produto nos pontos de vendas.
Sobre a Abima
A Abima representa os fabricantes de massas alimentícias, pães industriais e bolos no Brasil. Seus associados são responsáveis por mais de 85% do mercado nacional de macarrão e 60% de pães industrializados.
Mais informações acesse o site: www.abima.com.br
Divulgação: Tree Comunicação – Tel.: (11) 3093-3637/ (11) 3093-3604
www. tree.inf.br
Carolina Almeida – carolina.almeida@tree.inf.br
Josy Alves – josy@tree.inf.br