ABS-RJ recebeu apresentação dos Vins d’ Alsace

por migracao

fiogf49gjkf0d

        


A ABS-RJ em conjunto com o Clube da Alsacia e o Comitê Interprofissional dos vinhos da Alsácia promoveram dia 9 de dezembro, para inúmeros profissionais, amantes dos vinhos e imprensa, palestra e formação “Vins d’Alsace” com a apresentação do renomado sommelier Olivier Bourse.


O Profissional apresentou um pouco da história, as uvas, as tipicidades e os estilos do vinhos do terroir desta região tão rica em historia e vinhedos. A Alsacia fica na região nordeste entre as cidades de Strasbourg, ao norte e Moulhouse, ao sul na fronteira da França com a Alemanha separada pelo rio Reno que divide as 2 regiões.


Ao contrário das outras regiões vinícolas da França, a Alsácia não possui uma classificação com divisões em sub-regiões ou locais de produção: só existe uma AOC geral, Alsace, e mais recentemente (1983) foi criada a AOC Alsace Grand Cru, com 25 vinhedos demarcados, ampliada em 1992 com mais 25 vinhedos e em 2007 com mais um, totalizando 51 Crus. Também foi separada a AOC Crémant d`Alsace


Outra grande diferença é que os vinhos alsacianos em sua maioria absoluta são varietais, isto é, são elaborados com um só tipo de uva, com predomínio absoluto das brancas. A Pinot Noir é praticamente a única variedade tinta e dá bons tintos e rosés.


Foram apresentados 7 vinhos:
AOC Crémant d’Alsace Rosé Brut NM – Giersberg – Cave de Ribeauvillé
AOC Alsace Sylvaner 2009 – Cuvée des Princes Abbés – Domaines Schumberger
AOC Alsace Pinot Blanc 2011 – Domaine Paul Blanck
AOC Alsace Riesling 2010 – Terroir d’Alsace – Domaine Zind-Humbrecht
AOC Muscat d’Alsace 2011 – Domaine Bott-Geyl
AOC Alsace Grand Cru Furstentum Gewustraminer 2010 – Vieilles Vignes – Domaine Albert Mann
AOC Alsace Pinot Gris Vendanges Tardives 2009 – Lieu-dit – Altembourg – Domaine Albert Mann


Responsável pela produção de mais de cinquenta grand crus, a Alsácia é conhecida essencialmente por sua célebre rota dos vinhos. Esta reputação concedida graças ao savoir-faire dos produtores junto às excepcionais condições climáticas da região, revelam vinhos de vibrações sutis e intensas harmonizações.


Dominantes, as castas brancas representam 92% da produção. São sete principais variedades que contemplam, desde aromas discretos até vinhos mais encorpados e densos, com florais e especiarias mais destacados no sabor: Riesling, Gewustraminer, Pinot Noir, Pinot Gris, Pinot Blanc, Sylvaner e Muscat d’Alsace.


Percorrer a chamada “Rota do vinho”, que corta todo o território, e vistiar suas encantadoras cidades medievais e seus vinhedos realmente vale a pena. Colmar, Turkheim, Riquewir, Ribeauvillé, Selestat, Obernai. Finalmente Estrasburgo, a metrópole regional, com todos seus encantos e sua rica vida cultural e gastronômica.


Classificação dos vinhos Alsacianos
Existem quatro denominações especiais que podem ser encontradas nos rótulo alsacianos:


Vendange Tardive: vinho geralmente doce, mais alcoólico, feito com uvas de colheita tardia (equivalente ao Spätlese alemão).
Séletion de Grains Nobles: vinho fino de sobremesa, doce e mais alcoólico, elaborado a partir de grãos selecionados de uvas hiperamadurecidas e botritizadas (equivalente ao Beerenauslese e ao Trockenbeerenauslese alemães).
Edelzwicker: Literalmente, significa mistura nobre e indica que o vinho é feito a partir de um corte de Gutedel (Chasselas) com Pinot Blanc ou Silvaner e um pouco de variedades aromáticas (Gewürztraminer e Muscat).
Crémant d’Alsace: vinho espumante feito a partir de corte com uvas típicas da região ou outras como a Chardonnay, a Pinot Noir, a Auxerrois.


Existe desde 1983 uma denominação para os vinhos da mais alta qualidade, a Appellation Alsace Gran Cru que, no entanto, não é um índice confiável de alta qualidade, pois por seu caráter político incluiu produtores medíocres e deixou de fora alguns bons produtores.


Também vários produtores não quiseram aderir a essa nova AOC, então não se pode dizer que esta AOC é sempre superior em qualidade.


Assim, como no rótulo de um vinho alsaciano constam apenas a AOC Alsace, o nome da variedade da uva do qual é feito e o nome do produtor, esse último é o fator decisivo na escolha de um vinho alsaciano.


Sobre o Clube da Alsácia
O Clube da Alsácia nasceu em novembro de 2013 com o intuito de reunir os profissionais da área, tais como sommelier, importadores, distribuidores, donos de restaurante, entre outros. Tornar-se membro é muito simples, basta realizar um cadastro na página do Facebook. Depois de aprovado, os sócios receberão seu cartão de membro, informações e novidades, material didático sobre vinhos da região, convites para eventos, onde serão recebidos com atendimento V.I.P., entre outras vantagens.
Facebook – /VinhosAlsacia


SERVIÇO:
ABS-RJ –
Associação Brasileira de Sommeliers
Praia do Flamengo, 66 – Bl. B – Sala 311 – Flamengo – Rio de Janeiro –
Tel.:(21) 2285-9497
http://www.abs-rio.com.br


Comitê Interprofissional dos vinhos da Alsácia
A/C – SOPEXA – Cap Amazon – Rua Ristiano Viana, 1126 – São Paulo – SP
Tel.:(11) 4508-8465
contato-brasil@sopexa.com
http://www.vinsalsace.com


FOTOS DO EVENTO




Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR