Airbnb: uma nova marca de hospedagem?

por migracao

fiogf49gjkf0d

Os hoteleiros estão inovando para competir com o seu produto


Como Brian Chesk, o empresário Geração Y que está por trás da Airbnb, se associou com Chip Conley, o mais recente inovador “ovelha negra” da indústria hoteleira, para reinventar o negócio de viagem de seis bilhões de dólares e em processo de construir a mair marca de hospedagem do mundo? Chesky decidiu que Airbnb seja nada menos que uma marca “hoteleira” completa, que ofereça uma experiência integrada quando seus clientes viajam.



Airbnb: uma nova marca de hospedagem? Imagem: Shutterstock



Para os veteranos do setor, ainda não se trata de uma nova marca, mas sim, de um inimigo. Assim, o vice-presidente executivo de produtos e operações globais da Four Seasons Hotels,  Christopher Norton, disse que “nossos clientes não querem a sensação e experiência Airbnb”. Norton não crê que esta plataforma possa em algum tempo alcansar o serviço que sua empresa oferece, e do mesmo modo pensam as cadeias de hotéis boutique. Contudo, não leva em conta que a maioria dos operadores do setor contam agora com suas próprias marcas boutique de êxito, como W Hotels, da Starwood Hotels & Resorts Worldwide.


Verdade é que os agentes do setor turístico, e do setor hoteleiro em particular, estão impressionados com a forma com que a Airbnb tem cortejado o turista da Geração Y. Mas têm um forte aliado em sua luta conta a estrela emergente. As autoridades de Nova York e San Francisco estão questionando se a  Airbnb não deveria estar regulada e registrada da mesma forma que os hotéis, e debates parecidos estão surgindo no mundo todo.


Neste sentido, Richard Solomons, CEO do InterContinental Hotels Group, afirmou que “se eles mesmos se vendem como uma grande marca que vai ser maior que Hilton e InterContinental, deveriam pensar em regulação e em equiparar o campo de jogo”.


Contra-ataque
Para o caso dos hoteleiros não poderem ganhar a guerra contra a Airbnb, eles estão inovando seus negócios para competir com o produto. Em janeiro, a Starwood introduziu portas que não precisam de chaves para serem abertas. Falamos mais sobre a evolução das chaves de quartos de hotéis em quando as chaves de quarto de hotel passaram a ser pequenos computadores.


A Marriott International colaborou com Ian Schrager para revitalizar sua cadeia de hotéis boutique Edition Hotels, potencializando sua “individualidade, autenticidade e espírito único”. A Marriott desenvolveu, inclusive, uma ‘demanda de área de trabalho’, serviço que  permite aos clientes alugar salas de reunião, área de alimentação e até suítes por horas, por meio de um aplicativo em smartphone, tablet ou web.


A informação de referência está disponível em Hotelmarketing.com.

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR