Alternativa ao acucar

por migracao

Alternativa ao acucar


Alternativa ao açúcar é desenvolvida por pesquisadora brasileira


Difamado como um dos vilões da dieta, o açúcar ganhará, em breve, uma versão que não engorda, não provoca cáries e pode ser usado por diabéticos com a vantagem de não deixar aquele gosto amargo na boca. Trata-se do FOS (sigla para fruto-oligossacarídeos), que passará a ser fabricado no Brasil graças a um novo modo de fabricação, desenvolvido por uma pesquisadora da Universidade de Campinas (Unicamp).


Segundo os cientistas, o açúcar FOS não engorda porque sua molécula é muito grande para ser quebrada pelo organismo. Ele é absorvido apenas pelos micro-organismos que vivem na parte final do intestino, daí seu papel probiótico. Ao ingerirem o açúcar, esses organismos crescem e ajudam no tratamento de algumas enfermidades, como problemas de absorção de cálcio, diabetes e câncer. Por causa do seu tamanho, o FOS também não consegue ser metabolizado pelos organismos que ficam alojados na boca e que causam a cárie e as placas dentárias.


O FOS já é conhecido e usado com maior frequência em países do hemisfério norte, inclusive em produtos voltados para diabéticos. No Brasil, seu consumo ainda é restrito. A única recomendação é evitar o exagero no consumo, que pode causar cólicas e diarreias.


Extrato de agave
Um aliado da alimentação saudável também pode ser o extrato de agave. Conforme a equipe de nutricionistas da rede Mundo Verde, sua utilização para adoçar pratos e bebidas pode auxiliar no emagrecimento, pois é um alimento orgânico certificado que apresenta menos calorias e menor índice glicêmico do que o açúcar — tem 3,34 calorias por grama — apesar de ser três vezes mais doce.


O agave é uma planta suculenta, originária do México. É de origem vegetal 100% natural, sem glúten, sem lactose, tem coloração amarela clara, odor agradável e textura mais suave que o mel. Da variedade Azul é produzido o extrato ou xarope de Agave. A produção ocorre através de quebra, filtragens, homogeneização e evaporação da planta, que é cultivada sem nenhum aditivo químico, assim como o processo de beneficiamento da planta.


Ele pode ser usado como adoçante, potencializador de sabor para realçar o sabor de outros ingredientes como frutas e sucos ou para adoçar cafés, chás, sucos, assim como sobremesas, waffles, pães, panquecas, bolos e outros alimentos.


Fonte:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2012/06/alternativa-ao-acucar-e-desenvolvida-por-pesquisadora-brasileira-3779836.html

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR