Graduado em Tecnologia em Hotelaria, Felipe Ramos se prepara para dar um novo passo em sua meteórica carreira
Após dois anos de formado na graduação Tecnologia em Hotelaria no Centro Universitário Senac, o jovem Felipe Ramos, 23 anos, se prepara para assumir a gerência de um dos hotéis da Atrio, administradora hoteleira internacional de redes como Mercure e Ibis. Ele está em um “treinamento” intenso, acompanhando, atualmente, a conversão do Arco Hotel Franca em Ibis Style, no interior de São Paulo. “Tenho participado de todas as decisões e das reformas realizadas no hotel”, afirma satisfeito.
A carreira meteórica começou há cerca de seis anos, em 2013, quando cursou o terceiro colegial no Canadá. Na ocasião, fez uma disciplina que orientou sua escolha profissional. De volta ao Brasil, começou a trabalhar como recepcionista bilíngue do Hotel Higienópolis, na capital paulista, e percebeu que essa era a carreira que queria seguir. Sabia que o Senac era referência na área de hospitalidade, então optou pelo curso Tecnologia em Hotelaria em Águas de São Pedro pela estrutura do campus, como o hotel-escola.
Vivência prática – Nas férias de verão de 2015, fez um estágio em um hostel no balneário Reñaca, em Valparaíso, no Chile, por três meses. Além de aprender sobre o funcionamento do empreendimento, enfrentou sua primeira situação de emergência como hoteleiro. Em uma das noites em que estava trabalhando na recepção do albergue, houve um tremor muito forte e a água do mar entrou no local. A primeira coisa que fez foi acordar os hóspedes. “Pensei neles, em tirar suas bagagens do chão”, conta.
Uma das atividades do curso em que teve de colocar em prática seu aprendizado em sala de aula nos hotéis-escola foi a disciplina optativa Desafio Senac: Alunos no Comando. Ele participou de duas edições nos hotéis-escola da instituição: Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão. Em ambas vezes, atuou na área de eventos. “Na primeira, no operacional, aprendi a vivenciar o trabalho em equipe, a respeitar meu gestor. Depois, como gerente da área, selecionei, gerenciei a equipe de eventos e tomei decisões que influenciam outras áreas do hotel. É um projeto único no Brasil”, diz.
Além de colocar “a mão na massa”, Felipe participou de atividades que contribuíram para seu desenvolvimento profissional, como de um projeto de iniciação científica relacionado à lucratividade dos resorts brasileiros durante a Copa do Mundo no Brasil em 2014. Esse trabalho, desenvolvido com o professor Antônio Carlos Bonfato, foi apresentado em Congresso de Hotelaria e Finanças na Espanha. “Saí do Senac preparado para o mundo do trabalho”.
Desde que se formou, em 2016, Felipe tem demonstrado flexibilidade para enfrentar os desafios de sua carreira. Ao trabalhar no Hotel Mercure Ginásio do Ibirapuera, começou como gerente de eventos e reservas, depois foi para a área comercial da Átrio, administradora hoteleira do Mercure, onde atuou como assistente de direção comercial. Nove meses depois, no início de 2019, ingressou no Programa Gerencial da empresa, onde, por um ano, vai aprender muito para chegar a uma gerência geral. Na primeira etapa desse programa, acompanhará a reforma do Arco Hotel Franca, interior de São Paulo, que será transformado em um Ibis Styles.
Felipe sabe bem que as responsabilidades são maiores no cargo de gestão. “Além de gerenciar diferentes setores e equipes e unificar todas as áreas para movimentar o hotel, meus novos desafios são acompanhar a obra e tomar decisões relacionadas à reforma. Isso é algo novo para mim. Eu estou nessa mudança para dar uma nova cara ao empreendimento”, afirma o jovem, feliz por estar fazendo algo que ama.
Inscrições – O Centro Universitário Senac está com as inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de graduação presencial e EAD (ensino a distância). As inscrições para os cursos do Senac EAD vão até 17/2 e para os presenciais até 18/2 e contemplam os campi Santo Amaro, na capital; Águas de São Pedro e Campos do Jordão no interior, que contam com dois hotéis-escola para a prática profissional, além das unidades Tiradentes e Lapa Scipião, também na capital. No EAD, o candidato pode escolher entre 300 polos no país credenciados pelo Ministério da Educação (MEC).
Nota máxima no MEC – Pela qualidade do ensino e da infraestrutura disponibilizadas aos alunos e funcionários, o Centro Universitário Senac conquistou nota 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC) para os cursos presenciais e a distância. A classificação atesta a excelência do Centro Universitário Senac, que há mais de 25 anos trabalha para desenvolver o potencial empreendedor no processo de aprendizado, aliando teoria à prática e proporcionando a internacionalização do conhecimento por meio de parcerias institucionais.
Graduação | Período de inscrição | Taxa Inscrição | Informações e Inscrições |
Presencial | Até 18/2 | R$ 50 | www.sp.senac.br/graduacao/ |
EAD | Até 17/2 | Isento | www.ead.senac.br/graduacao |